5 dicas de como aumentar as vendas em 2020

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5 dicas de como aumentar as vendas em 2020

Você já traçou os objetivos de aumento das vendas para 2020? O início de um novo ano é o momento ideal para fazer um balanço do ano que terminou, identificando os pontos fortes e fracos dessa jornada. Ciente do que precisa ser modificado e do que deu muito certo, o novo planejamento fica mais condizente com a realidade, gerando assim melhores possibilidades de sucesso.

 

Aumentar a quantidade de vendas é o sonho de todo empresário, mas o que exatamente deve ser analisado para promover esse crescimento? Principalmente os pequenos e microempreendedores devem estar atentos à qualidade de seus produtos/serviços, atendimento, pós-vendas, assertividade das ações de marketing, segmentação do público alvo e diferenciais em relação à concorrência. Esses são alguns dos pontos que devem ser considerados ao realizar o balanço do ano que passou.

 

Acompanhe o texto, a seguir, e conheça cinco dicas de como realizar esse balanço para traçar um planejamento de vendas campeão, em 2020. Vamos lá!

 

1) Planejamento:

Realizar um bom planejamento comercial é fundamental para o crescimento das vendas, a partir da especificação de metas claras, alcançáveis e mensuráveis. Trata-se de um planejamento estratégico a ser colocado em prática pelo setor de vendas (geralmente composto pelos setores comercial e de marketing), sendo também utilizado como uma ferramenta de monitoramento dos resultados. O planejamento de vendas deve apresentar os seguintes itens básicos: métricas de desenvolvimento; identificação de novas oportunidades e estabelecimento de ações inovadoras.

 

Lembre-se da importância de delegar metas, mas não delegue a forma como serão alcançadas! O planejamento de vendas trata justamente sobre a forma como essas metas serão alcançadas. Siga os cinco passos, a seguir, para desenvolver o seu planejamento de vendas:

 

1.1) Análise e definição de objetivos:

Olhe interna e externamente para a sua empresa, utilizando as informações disponíveis a seu favor. Esteja atento aos seus concorrentes e ao se analisar internamente, aplique a análise SWOT. Desmembre seus objetivos maiores em micro objetivos, a serem alcançados ao longo de determinado período de tempo.

 

1.2) Defina estratégias e ações táticas:

Trace as estratégias que te permitirão alcançar os micro objetivos determinados anteriormente. Foque em concluir os primeiros objetivos para que possa prosseguir para os próximos. Detalhe as ações que devem ser tomadas para a conclusão de seus objetivos e esteja atento ao fato de que sua empresa é única, com demandas personalizadas.

 

1.3) Estabeleça indicadores de controle:

Determine métricas que te auxiliem a mensurar se o que foi planejado está efetivamente sendo executado e quais resultados estão sendo gerados.

 

1.4) Coloque o planejamento em ação:

Execute o seu planejamento de vendas para identificar na prática o que realmente funciona. Conheça as habilidades de seus colaboradores e os direcione atividades condizentes com suas capacidades.

 

1.5) Ajuste o planejamento:

Identifique os pontos fracos do seu planejamento de vendas e seja rápido para adequar o que se fizer necessário. As mudanças e novidades surgem a todo momento… Fique atendo para que seu planejamento de vendas esteja alinhado com a realidade do seu mercado.

 

 

2) Invista em pessoas, invista em treinamento!

É importante selecionar colaboradores com as habilidades específicas que o cargo/atividade exige, assim como é essencial que a empresa treine-os para que possam desenvolver suas habilidades. Tenha em mente que ninguém nasce pronto! Os treinamentos são capazes de preparar os colaboradores para que apresentem uma maior adesão à cultura da empresa; maior produtividade; redução de custos (profissionais treinados utilizam melhor os recursos da empresa); redução da rotatividade e atualização dos conhecimentos consolidados. Ter uma equipe bem preparada para os desafios do dia a dia é essencial para o aumento das vendas!

 

3) Alinhamento entre as áreas comercial e marketing

Os setores de marketing e vendas devem atuar em conjunto, em prol do aumento das vendas. Esses dois setores são essenciais dentro de uma empresa e estão extremamente interligados, uma vez que as ações de um impactam diretamente nos resultados do outro. Dessa forma, os objetivos devem ser trabalhados em conjunto com esses setores, possibilitando que caminhem lado a lado para alcançar suas metas.

 

É interessante a realização de reuniões e treinamentos em conjunto, para que os colaboradores de ambos os setores possam se conhecer melhor e trocar experiências relevantes para o aumento das vendas. Essas reuniões em conjunto também podem ser valiosas quando permitem que um setor sugira melhorias para o outro, como forma de unificar cada vez mais o trabalho desenvolvido.

 

4) Utilize CRM para gestão comercial

 

Você sabe qual é o impacto do CRM (Gestão de relacionamento com o cliente) sobre suas vendas? Em caso negativo é necessário que você mude esse contexto com urgência, pois não há como pensar em aumento de vendas sem trabalhar o CRM!

 

Atualmente, vive-se na era da evolução digital, da transformação tecnológica e dessa forma a forma como os relacionamentos são estabelecidos e desenvolvidos também se modificou. A gestão do relacionamento com o cliente é embasada na experiência desse cliente, de forma personaliza, a qual deve ser agradável e única para gerar satisfação e fidelidade à marca. Lembre-se que tão importante quanto conquistar novos clientes é manter os antigos clientes e os estimular a recomendar seus produtos/serviços.

 

O CRM é uma estratégia, uma tecnologia, um processo, uma ferramenta (software). Gerenciar o relacionamento com o cliente, estando atendo às interações estabelecidas pelos setores de marketing e vendas pode de um grande desafio, já que se trata da coleta de uma grande quantidade de dados. Dessa maneira, surgiram os softwares especializados em CRM (como o RD Station CRM) que possibilitam sua empresa a identificar novas oportunidades de vendas. Conheça mais sobre CRM lendo o texto “CRM: Entenda a importância” e utilize o melhor da tecnologia para alavancar suas vendas!

 

 

5) Tenha um diferencial que não possa ser facilmente copiado pela concorrência! E se não tiver um, crie o já!

 

A concorrência está cada vem mais acirrada e o que tem gerado maior fidelidade entre os consumo são as experiências únicas e personalizadas que algumas marcas entregam. Para estabelecer qual será o seu diferencial é necessário conhecer muito bem o seu negócio e o seu mercado, sendo esta uma ação extremamente necessária.

Assim como para utilizar o RD Station CRM, conte com profissionais qualificados e experientes para mapear o contexto comercial de sua empresa e o auxiliar a identificar o fator que vai te destacar da concorrência! A Like Melon é uma agência de marketing digital, especialista em planejamento para aumento de vendas, apta a te mostrar os melhores caminhos para o crescimento do seu negócio. Entre em contato e inicie uma nova fase de prosperidade para sua empresa!

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