EdgeRank: O algoritmo do Facebook

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EdgeRank: O algoritmo do Facebook

Uma empresa nova demanda conhecimentos diversos do empreendedor, como administração, contabilidade, economia e marketing digital. Muitos são os designers de ambientes e arquitetos, empresários, que não conhecem as peculiaridades do Inbound Marketing, mas reconhecem a necessidade da presença, de suas empresas, nas redes sociais e de uma conexão mais rentável junto à sua audiência. Saber utilizar o algoritmo do Facebook, por exemplo, é um grande diferencial em relação à concorrência e pode alavancar os seus negócios.

Mas você sabe o que é um algoritmo? Conhece as novidades do algoritmo do Facebook? Sabia que nem todo material digital que é postado no perfil da sua empresa (fanpage) é visto pela sua audiência? Acompanhe o texto, a seguir, e descubra essas e muitas outras informações preciosas para um bom posicionamento, nas redes sociais.

 

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O que é o Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de dois bilhões de usuários ativos, sendo identificado, pelo universo do marketing digital, como uma ferramenta essencial para influenciar a opinião pública. Foi criado em 2004, por Mark Zuckerberg e em 2012 comprou o Instagram, possibilitando aos usuários uma maior interatividade entre essas duas redes sociais. Em 2014, o Facebook também comprou o Whatsapp (serviço móvel de troca de mensagens), tornando-se assim um gigante do mundo digital.

O Facebook possibilita a criação de perfis pessoais ou de Fanpages (perfis empresariais). A partir desses dois tipos básicos de perfil, os usuários da plataforma podem criar grupos de conversas públicas ou privadas; eventos; conversas individuais (chat); compartilhamento de textos (muitas vezes ligados a Blogs), vídeos (a maioria associada ao YouTube) e imagens; divulgar anúncios pagos (Facebook Ads). O Facebook é um espaço digital, de grande relevância, para as empresas construírem a sua autoridade (sua audiência – público que segue (curte) a sua Fanpage – confere credibilidade ao material que você divulga e à prestação de seus serviços/produtos) e assim alimentar (material educativo) sua audiência de forma a ser convertida em clientes. Para conhecer mais sobre o Inbound Marketing (marketing de atração), acesse o blog post “Descubra o Marketing Digital de Resultados”.

 

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O que é um algoritmo?

Algoritmo: é o passo a passo, a ser seguido, para a resolução de uma tarefa. Uma receita de bolo, por exemplo, é um tipo de algoritmo cuja tarefa a ser solucionada é a obtenção do bolo pronto. O algoritmo é um conceito matemático utilizado pela programação, com o intuito de determinar o comportamento de uma plataforma ou sistema computacional.

 

Conheça o EdgeRank: o algoritmo do Facebook!

O algoritmo do Facebook é denominado EdgeRank, sendo responsável por organizar e selecionar quais conteúdos o usuário verá em seu feed de notícias. Essa organização e seleção são geradas a partir do mapeamento comportamental do usuário (interações, curtidas, comentários, compartilhamentos), de forma orgânica, ou por meio de anúncios pagos.

Em 2004, o Facebook foi criado para unir grupos de amigos de forma despretensiosa e com o passar do tempo, o mercado identificou essa rede social como um ótimo meio para a realização de vendas. No início de 2018, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de comportamento do algoritmo do Facebook, o qual passa a priorizar os interesses do usuário, evitando assim conteúdos meramente comerciais. Essa alteração ocorreu devido ao alto índice de reclamação sobre o bombardeio de anúncios indesejados.

O algoritmo do Facebook leva em consideração três fatores básicos:

 

Afinidade

Quanto mais a sua audiência interagir com o seu perfil, mais conteúdo seu será apresentado para esses usuários. Invista em conteúdos relevantes para o seu público; estude as demandas das suas personas; disponibilize material educativo sobre o seu setor mercadológico. Enfim, desenvolva um planejamento estratégico, de conteúdo, adequado ao seu público. Conquiste promotores para a sua marca, para os seus produtos e serviços!

 

Relevância

O seu conteúdo adquire relevância, para o Facebook, a partir do nível de engajamento que você consegue estabelecer com a sua audiência. Quanto mais o seu conteúdo for curtido, compartilhado e comentado positivamente, maior relevância apresentará e consequentemente, mais pessoas interessadas no tema abordado visualizarão o seu material.

 

Tempo

Publicações mais novas têm prioridade sobre publicações mais antigas.

 

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Aumente as chances de crescimento da sua empresa

Com as alterações do algoritmo do Facebook, em 2018, os usuários terão um acesso melhorado quanto a conteúdo postado por familiares e amigos. Mas pensando nas fanpages, a consequência mais imediata é a diminuição do alcance dos conteúdos orgânicos, uma vez que os usuários passam uma quantidade de tempo restrita nessa rede social (em média três horas por dia, para brasileiros) e a quantidade de notícias disponibilizadas no feed também é limitada.

 

As empresas vão precisar desenvolver planejamentos de conteúdo mais assertivos e investir em anúncios pagos para evitar que sejam esquecidas por sua audiência. Utilize o Facebook Insights para analisar o perfil de comportamento do seu público e o Facebook Ads para desenvolver suas campanhas. É necessário ter o esclarecimento de que essas ferramentas técnicas devem ser utilizadas por profissionais qualificados, evitando-se assim a perda de investimentos.

 

Destaque-se da concorrência: Descubra o melhor horário de interação com a sua audiência; invista em fotos e vídeos, de qualidade, que chamem a atenção do seu público; utilize e integre redes sociais diversificadas, como Facebook, YouTube, Instagram, Whatsapp, Blog institucional. Ajude a sua audiência a estabelecer e a manter contato com sua Fanpage!

 

Like Melon: Conte com os melhores profissionais do mercado digital!

Executar a criação de conteúdo relevante, para o Facebook, exige qualificação técnica/teórica e experiência de mercado. Conte com a Like Melon para descobrir os benefícios do novo algoritmo do Facebook! Entre em contato com nossos especialistas e ajude a sua audiência a encontrar o que mais precisa: seu conteúdo, seus produtos e serviços!

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