EdgeRank: O algoritmo do Facebook

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EdgeRank: O algoritmo do Facebook

Uma empresa nova demanda conhecimentos diversos do empreendedor, como administração, contabilidade, economia e marketing digital. Muitos são os designers de ambientes e arquitetos, empresários, que não conhecem as peculiaridades do Inbound Marketing, mas reconhecem a necessidade da presença, de suas empresas, nas redes sociais e de uma conexão mais rentável junto à sua audiência. Saber utilizar o algoritmo do Facebook, por exemplo, é um grande diferencial em relação à concorrência e pode alavancar os seus negócios.

Mas você sabe o que é um algoritmo? Conhece as novidades do algoritmo do Facebook? Sabia que nem todo material digital que é postado no perfil da sua empresa (fanpage) é visto pela sua audiência? Acompanhe o texto, a seguir, e descubra essas e muitas outras informações preciosas para um bom posicionamento, nas redes sociais.

 

 

O que é o Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de dois bilhões de usuários ativos, sendo identificado, pelo universo do marketing digital, como uma ferramenta essencial para influenciar a opinião pública. Foi criado em 2004, por Mark Zuckerberg e em 2012 comprou o Instagram, possibilitando aos usuários uma maior interatividade entre essas duas redes sociais. Em 2014, o Facebook também comprou o Whatsapp (serviço móvel de troca de mensagens), tornando-se assim um gigante do mundo digital.

O Facebook possibilita a criação de perfis pessoais ou de Fanpages (perfis empresariais). A partir desses dois tipos básicos de perfil, os usuários da plataforma podem criar grupos de conversas públicas ou privadas; eventos; conversas individuais (chat); compartilhamento de textos (muitas vezes ligados a Blogs), vídeos (a maioria associada ao YouTube) e imagens; divulgar anúncios pagos (Facebook Ads). O Facebook é um espaço digital, de grande relevância, para as empresas construírem a sua autoridade (sua audiência – público que segue (curte) a sua Fanpage – confere credibilidade ao material que você divulga e à prestação de seus serviços/produtos) e assim alimentar (material educativo) sua audiência de forma a ser convertida em clientes. Para conhecer mais sobre o Inbound Marketing (marketing de atração), acesse o blog post “Descubra o Marketing Digital de Resultados”.

 

 

O que é um algoritmo?

Algoritmo: é o passo a passo, a ser seguido, para a resolução de uma tarefa. Uma receita de bolo, por exemplo, é um tipo de algoritmo cuja tarefa a ser solucionada é a obtenção do bolo pronto. O algoritmo é um conceito matemático utilizado pela programação, com o intuito de determinar o comportamento de uma plataforma ou sistema computacional.

 

Conheça o EdgeRank: o algoritmo do Facebook!

O algoritmo do Facebook é denominado EdgeRank, sendo responsável por organizar e selecionar quais conteúdos o usuário verá em seu feed de notícias. Essa organização e seleção são geradas a partir do mapeamento comportamental do usuário (interações, curtidas, comentários, compartilhamentos), de forma orgânica, ou por meio de anúncios pagos.

Em 2004, o Facebook foi criado para unir grupos de amigos de forma despretensiosa e com o passar do tempo, o mercado identificou essa rede social como um ótimo meio para a realização de vendas. No início de 2018, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de comportamento do algoritmo do Facebook, o qual passa a priorizar os interesses do usuário, evitando assim conteúdos meramente comerciais. Essa alteração ocorreu devido ao alto índice de reclamação sobre o bombardeio de anúncios indesejados.

O algoritmo do Facebook leva em consideração três fatores básicos:

  1. Afinidade: Quanto mais a sua audiência interagir com o seu perfil, mais conteúdo seu será apresentado para esses usuários. Invista em conteúdos relevantes para o seu público; estude as demandas das suas personas; disponibilize material educativo sobre o seu setor mercadológico. Enfim, desenvolva um planejamento estratégico, de conteúdo, adequado ao seu público. Conquiste promotores para a sua marca, para os seus produtos e serviços!
  2. Relevância: O seu conteúdo adquire relevância, para o Facebook, a partir do nível de engajamento que você consegue estabelecer com a sua audiência. Quanto mais o seu conteúdo for curtido, compartilhado e comentado positivamente, maior relevância apresentará e consequentemente, mais pessoas interessadas no tema abordado visualizarão o seu material.
  3. Tempo: Publicações mais novas têm prioridade sobre publicações mais antigas.

 

Aumente as chances de crescimento da sua empresa

Com as alterações do algoritmo do Facebook, em 2018, os usuários terão um acesso melhorado quanto a conteúdo postado por familiares e amigos. Mas pensando nas fanpages, a consequência mais imediata é a diminuição do alcance dos conteúdos orgânicos, uma vez que os usuários passam uma quantidade de tempo restrita nessa rede social (em média três horas por dia, para brasileiros) e a quantidade de notícias disponibilizadas no feed também é limitada.

As empresas vão precisar desenvolver planejamentos de conteúdo mais assertivos e investir em anúncios pagos para evitar que sejam esquecidas por sua audiência. Utilize o Facebook Insights para analisar o perfil de comportamento do seu público e o Facebook Ads para desenvolver suas campanhas. É necessário ter o esclarecimento de que essas ferramentas técnicas devem ser utilizadas por profissionais qualificados, evitando-se assim a perda de investimentos.

Destaque-se da concorrência: Descubra o melhor horário de interação com a sua audiência; invista em fotos e vídeos, de qualidade, que chamem a atenção do seu público; utilize e integre redes sociais diversificadas, como Facebook, YouTube, Instagram, Whatsapp, Blog institucional. Ajude a sua audiência a estabelecer e a manter contato com sua Fanpage!

 

Like Melon: Conte com os melhores profissionais do mercado digital!

Executar a criação de conteúdo relevante, para o Facebook, exige qualificação técnica/teórica e experiência de mercado. Conte com a Like Melon para descobrir os benefícios do novo algoritmo do Facebook! Entre em contato com nossos especialistas e ajude a sua audiência a encontrar o que mais precisa: seu conteúdo, seus produtos e serviços!

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