Algoritmo do Google Maio de 2020, novidade em meio ao caos

Like Melon > Corona Vírus  > Algoritmo do Google Maio de 2020, novidade em meio ao caos
algoritmo google - Algoritmo do Google Maio de 2020, novidade em meio ao caos

Algoritmo do Google Maio de 2020, novidade em meio ao caos

No começo de maio, o novo algoritmo do Google foi implementado, e foi chamado apenas de atualização de Maio 2020. Em janeiro já havia sido feito um update no buscador, o que é normal para os padrões da empresa, o que tem de especial nesse mais recente é nada mais, nada menos que o coronavírus.

 

Essa pandemia mudou a vida de todos nós, em diferentes níveis, e o Google não ficou de fora dos impactos, e viu um número de pesquisas por termos relacionados a Covid-19 explodirem de uma hora para outra.

 

A atualização do algoritmo se fez necessária, para organizar todo o fluxo de informação disseminada no buscador, e também para refinar a qualidade dos motores de buscas. O principal efeito desse update, foi a alteração no rankeamento de todos os sites.

 

SEO e Inbound, aliados do novo algoritmo do Google

Sempre que o Google anuncia uma atualização no seu algoritmo, o posicionamento dos sites é o primeiro indicador desse acontecimento. Por vezes, antes mesmo da empresa anunciar, os analistas de SEO já percebem que o update está em curso, apenas pela movimentação dos sites na ordem dos resultados de busca.

 

Muitos sites perdem posições no ranking, pois nesse momento o motor de busca reavalia todos os fatores que o Google considera como relevantes para garantir uma boa posição, por isso, se seu SEO não estiver adequado, é queda na certa.

 

A recomendação da empresa é sempre a mesma: keep your website better, que em tradução livre é: melhore seu site constantemente, assim você será beneficiado sempre que um novo algoritmo do Google for lançado.

 

E como fazer isso? A resposta é simples e direta: relevância!

 

Quem não tá na primeira página, não existe

Essa é uma afirmação forte, mas faça um exercício mental, e tente lembrar quantas vezes ao pesquisar algo no Google, você avançou para segunda página. Tenho certeza que foram pouquíssimas vezes, e tudo bem, todos somos assim.

 

E o que fazer então, para estar nas primeiras páginas do Google?

 

Temos duas opções, uma é o AdWords, serviço onde você faz um investimento em cima de uma palavra ou frase chave, e o Google coloca seu site no topo das buscas pelo termo. A segunda, é o ótimo e velho SEO combinado com boas estratégias de inbound marketing.

 

Já falamos antes sobre a importância de um bom SEO aqui no blog, mas recapitulando, é importante seguir as diretrizes da plataforma e principalmente produzir um conteúdo relevante e frequente, sempre tendo em mente o inbound marketing para direcionar essas ações, pois quanto mais direcionado para o público correto for seu conteúdo, mas ele terá engajamento e assim, o motor de buscas vai classifica-lo como relevante, alavancando seu posicionamento orgânico, ou seja, sem precisar investir dinheiro para estar nas primeiras páginas.

 

Rearranjando o tabuleiro

Essa última atualização do algoritmo do Google de maio 2020, literalmente revirou os posicionamentos dos sites. Empresas que não se preocupavam em manter um bom SEO, despencaram no ranking, as que estavam arrumadas, permaneceram no lugar, ou até subiram um pouquinho. Agora, os websites que estavam em constante melhorias, como sugere o próprio Google, esses subiram e muito no ranking.

 

E não se engane achando que estamos falando de grandes marcas, na verdade o que acontece quando há esses updates, é que o campo de batalha se equaliza, e as chances se tornam iguais para todos os players.

Lembrando que fama, não é relevância, grandes empresas apesar de serem mais conhecidas do grande público, não significa que seus sites estejam bem ajustados para SEO, principalmente após a implementação desse novo algoritmo do google.

 

Resumindo, um SEO bem feito, de forma profissional, e um inbound marketing executado com maestria, pode trazer ótimos retornos para o posicionamento da sua marca. Outra coisa que não podemos deixar de mencionar: Não utilize trapaças, hacks ou bots, pois justamente nessas atualizações é onde o Google elimina sites com essas práticas desonestas.

 

O caminho é buscar sempre um profissional para auxiliar no seu marketing digital, e assim conquistar um posicionamento bom de forma integra e duradoura, feito isso, seu website estará pronto para encarar atualizações de algoritmo do Google como essa de maio de 2020 e as futuras. E acredite, elas virão cedo ou tarde.

 

Para finalizar, tenha isso em mente: o SEO bem feito é uma escada, que degrau a degrau vai elevando seu site, e a atualização de algoritmo é um elevador que puxa para cima rapidinho que está dentro das regras. Agora, se o SEO está mal feito ou com truques, o algoritmo te empurra escada abaixo, sem dó.

Entre em contato conosco, a Like Melon pode te ajudar nessa escalada.

likemelon
Sem Comentários

Poste um comentário

Comentário
Name
Email
Website

1 × cinco =