Forças de Caráter: A ciência para crescer no Marketing Digital

Like Melon > Gestão e Psicologia Positiva  > Forças de Caráter: A ciência para crescer no Marketing Digital
psicologia positiva e marketing consciente

Forças de Caráter: A ciência para crescer no Marketing Digital

Todo profissional deseja crescer no marketing digital e obter mais clientes e sucesso no mercado. Entretanto, para alcançar um patamar satisfatório de lucro, e sustentabilidade a longo prazo, ele precisa trabalhar sua imagem. E as forças de caráter são ferramentas essenciais para este profissional crescer no marketing digital. E quando falamos no trabalho de profissionais da saúde mental, como psicólogos, isso é ainda mais importante. O psicólogo que quer ser lembrado pelo público deve saber trabalhar as suas forças de caráter da melhor forma possível.

 

O que são as forças de caráter?

Em primeiro lugar, é importante destacar que caráter, aqui, não está ligado à questões morais ou de princípios. Nesta perspectiva científica, caráter não é expresso como algo sendo bom ou mau, que uma pessoa possui ou não possui.

 

O primeiro ponto que deve ser salientado é que caráter, no panorama que iremos trabalhar, tem o sinônimo de características humanas. Em segundo lugar, é fundamental afirmar que todo ser humano é detentor de todas as forças de caráter.

 

Vale lembrar que a psicologia positiva é a base dos estudos científicos das forças de caráter e das virtudes humanas. Esses estudos levaram mais de três anos para serem finalizados, e foram publicados no ano de 2014.

 

As pesquisas, que receberam investimentos de mais de 3 milhões de dólares, tiveram a participação de inúmeras pessoas. Foram mais de cinquenta profissionais da área de saúde mental, com a colaboração de renomados psicólogos. Entre eles, Martin Seligman e Christopher Peterson, que contribuíram com as pesquisas das forças de caráter.

 

Diversas foram as descobertas para o campo científico da psicologia positiva, incluindo as 6 virtudes e 24 forças de caráter. Falaremos mais adiante sobre cada um deles.

 

 

Alguns dos resultados mais importantes que as pesquisas de forças de caráter trazem, são:

  • Quanto mais treinar as forças de caráter, mais fortes elas serão;
  • Todo ser humano, em maior ou menor grau, possui todas as forças de caráter;
  • Em cada ser humano, uma das forças de caráter se expressa em maior intensidade;
  • As 6 virtudes não são visíveis às pessoas ou à sociedade;
  • O que se vê são as forças de caráter, expressas em atitudes do cotidiano e da vida;
  • Quanto mais expressar determinada força, mais visível ela se tornará às pessoas;

 

Conheça a classificação VIA

Uma esquematização em tabela, conhecida como classificação VIA, foi criada para a identificação das forças de caráter. Para encontrar e determinar as forças de caráter em uma pessoa, foi desenvolvido o Teste VIA. A sigla, que em inglês traduz-se como valores em ação, é a base do The VIA Character Strengths Survey.

 

O teste, que pode ser feito aqui gratuitamente, ajuda o indivíduo a identificar quais são as forças que ele mais expressa atualmente. As 5 primeiras características do teste são aquelas que melhor traduzem as características atuais de um ser humano. Isso significa, portanto, que essas forças de caráter se referem ao seu estado e à sua vida atual. Ou seja, não são determinantes, nem significam que uma pessoa não pode ter outras forças de caráter com o decorrer dos anos. Segundo o Teste VIA, elas apenas se referem às características e qualidades que você está expressando mais no momento.

 

As forças de caráter de assinatura

Além das forças de caráter que estão melhor performando no momento existem outras que são essenciais para o indivíduo. A essas, denominamos forças de assinatura, que são aquelas que você precisa ter e exercitar em sua vida.

 

Segundo os especialistas, as forças de caráter de assinatura se configuram como sendo o seu senso de identidade. Elas funcionam como uma impressão digital na perspectiva de saúde mental e bem-estar. Portanto, de acordo com as pesquisas, sem elas o ser humano não conseguiria se reconhecer.

 

Então, quais são as forças de caráter?

Agora que você já sabe o que são as forças de caráter, chegamos ao ponto em que devemos apresentá-las. Lembramos que as 24 forças de caráter são as representações atitudinais de seis virtudes humanas. E são elas: Sabedoria e Conhecimento, Coragem, Humanidade, Justiça, Temperança, Transcendência. Para cada uma delas, há diferentes forças de caráter, quais sejam:

  1. Sabedoria e Conhecimento: Criatividade, Curiosidade, Critério, Amor ao Aprendizado e Perspectiva
  2. Coragem: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade
  3. Humanidade: Amor, Bondade (Generosidade) e Inteligência Social
  4. Justiça: Trabalho em Equipe, Equidade e Liderança
  5. Temperança: Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole
  6. Transcendência: Apreciação da Beleza e da Excelência, Gratidão, Esperança, Humor e Espiritualidade

 

É importante afirmar que essas forças de caráter dão sentido à vida humana na terra e em sociedade. Sendo assim, todo ser humano precisa saber conhecer e reconhecer em si mesmo quais são as suas virtudes.

 

Aplicando as forças de caráter na vida profissional

Conforme dissemos no início, o empreendedor, comerciante ou trabalhador autônomo que deseja sucesso precisa de virtudes. Trabalhar a imagem pessoal e sua marca profissional te ajudam a se posicionar no mercado e crescer no marketing digital. Quanto melhor for a sua apresentação, melhores serão os seus resultados financeiros.

 

Sendo assim, você deve identificar quais são as suas principais forças de caráter para exercitá-las. Os objetivos são o de aprofundar o seu autoconhecimento e trazer bem-estar para sua vida. À medida que nos aproximamos de nossas forças e de quem realmente somos, nós garantimos mais vitalidade. Além disso, temos maior facilidade para aprender, e ainda por cima fazemos bem a nós mesmos e aos outros.

 

Portanto, nossa dica é para que você invista mais naquilo que você sabe fazer de melhor, como pessoa e profissional. Se investir no que não é bom, como fraquezas e pontos fracos, você se tornará apenas mediano nas situações do cotidiano. Ao contrário, se o foco do seu investimento for naquilo que você já é bom, você tende a se tornar excepcional naquilo que faz. Então, aplique mais tempo e aprendizado naquilo que você já executa com qualidade, ou seja, nos seus pontos fortes.

 

O ideal, obviamente, é compreender tudo aquilo que precisa ser corrigido e trabalhar para fazê-lo. Utilize seus pontos fortes como uma alavanca para converter suas falhas, mas não se esqueça onde está a sua força.

 

E para te ajudar neste processo de autoconhecimento, destacamos três aspectos conhecidos como os 3 Es. Eles representam os termos:

  • Energizante – se aquilo te dá energia, vitalidade e força para viver. Se te faz sentir mais vivo e atuante;
  • Espontânea – porque acontece sem esforço da sua parte. É como se fosse natural para você, assim como respirar;
  • Essencial – se você depende dessa força ou virtude para sobreviver. Ela se torna tão importante para você se compreender no universo como o ar que respira.

 

Portanto, é fundamental reconhecer quais são as virtudes e as forças de caráter que movem você. Ao fortalecer essas características dentro de você, elas podem te ajudar a destravar e perder o medo. Somente identificando aquilo que você faz de melhor, é que você atingirá uma qualidade maior em tudo que faz e produz.

Sem Comentários

Poste um comentário