

Marketing de Conteúdo: Entenda o Marketing da Consciência para psicólogos
O marketing da consciência para psicólogos ajuda os profissionais a compreenderem por que alguém deseja contratar seus serviços.
Também conhecido como marketing de conteúdo, o marketing da consciência para psicólogos é uma estratégia para o setor.
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito utilizada dentro do marketing digital por empresas e profissionais.
Essa estratégia otimiza a divulgação do trabalho de um profissional, ou a atividade de uma empresa.
Mas não basta mostrar o que você tem a oferecer ao público, se ele não estiver interessado em saber disso.
Além de dar publicidade à sua marca e à sua clínica, o marketing de conteúdo ajuda a localizar e determinar quem é seu público-alvo.
Focando na jornada do consumidor, o Inbound Marketing, como também é conhecido, desperta o interesse do público pelo seu negócio.
A jornada do consumidor, na qual o marketing da consciência para psicólogos se baseia, possui cinco etapas.
São elas:
- Atrair
- Converter
- Relacionar
- Vender
- Analisar
Cada uma delas possui uma característica própria, e cada consumidor encontra-se num estágio diferente de consideração.
A jornada do consumidor
Alguns clientes em potencial estão apenas se interessando pelo assunto, e pesquisando sobre psicoterapia na internet.
Enquanto esses estão na fase de atração, outros já avançaram para a etapa seguinte, e estão quase prontos para contratar.
A fase de conversão ocorre quando o conteúdo oferecido pelo marketing foi suficientemente eficiente para convencê-lo.
Porém, não há informação que se sustente se não houver um relacionamento duradouro e que inspire confiança ao consumidor.
Conforme você vai entregando mais conteúdos interessantes e enriquecedores, mais o seu relacionamento com o cliente se estreita.
Lembre-se: você não deve disponibilizar apenas um tipo de conteúdo, ou delimitar somente um assunto ou tema.
A diversificação é extremamente importante, e deve ser levada em conta na hora de produzir conteúdos.
Por exemplo, você pode utilizar:
- Blogposts (artigos em texto);
- Vídeos (nas redes sociais, como YouTube);
- Posts nas redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo);
- Reels e stories interessantes e chamativos;
- Análises e resenhas sobre matérias veiculadas na imprensa.
Essas são algumas das possibilidades de se estabelecer e firmar o relacionamento com o cliente.
O mais importante de tudo no relacionamento com o cliente não é a quantidade de informações que você dá, mas sim a qualidade.
Foque neste quesito quando pensar em criar conteúdo para o cliente.
As vendas se tornam mais fáceis de serem realizadas conforme a relação entre empresa e público vai se afinando.
Apesar de não garantir as vendas, o marketing de conteúdo ajuda a atrair e reter o público, o que diminui os esforços seguintes.
Porém, diferentemente do que pode parecer, vender não é o último estágio que um profissional deve focar.
A análise de todo o processo é tarefa imprescindível para a compreensão dos resultados.
O psicólogo deve entender se o conteúdo que ele disponibilizou para o público foi interessante e eficaz.
Essa etapa permite que o psicólogo entenda tudo o que deu certo e tudo o que deu errado em sua estratégia.
Assim, ele pode continuar apostando nos pontos positivos, e consertar o que não gerou resultados satisfatórios.
Quando colocada em prática, essa estratégia dá a possibilidade de trabalhar seus conteúdos de maneira muito mais assertiva.
Sendo assim, o psicólogo pode criar campanhas mais precisas, focadas nas necessidades e interesses do consumidor.
Estratégias de marketing bem pensadas ajudam também a diminuir os custos, já que a publicidade é mais aplicada.
Marketing da consciência para psicólogos
O marketing da consciência para psicólogos deve ajudar esses profissionais a entenderem melhor seu público.
Além disso, permite que o psicólogo crie estratégias de comunicação e de conexão com seus possíveis clientes.
Dentro do contexto digital, o marketing da consciência para psicólogos funciona como um método funcional e eficiente.
Trata-se de uma metodologia focada em entender o quê, como e porquê alguém procura produtos e serviços psicológicos na internet.
Se estamos falando de uma pessoa física, o que ela está procurando, e de que forma ela busca por psicoterapia online?
Se o cliente é uma empresa, de que maneira ela contrata um psicólogo para uma palestra no ambiente digital?
O marketing de conteúdo contribui na obtenção de dados importantes, que respondem à essas perguntas:
- Como o público pesquisa na internet sobre psicoterapia?
- Quais ferramentas de busca ele utiliza?
- Quais canais esse consumidor acessa?
- Ele utiliza redes sociais? Quais?
- Quais os seus interesses?
- Ele se interesse por que tipo de conteúdo (texto, vídeo, podcast, entrevista, etc.);
Essas informações ajudam o psicólogo a entender a sua persona, quais as suas dores, e quais soluções ela busca.
Colocando o marketing da consciência para psicólogos em prática
Você achou o marketing de conteúdo interessante, e acredita que ele pode te ajudar a atrair e reter mais clientes?
Você deseja investir nessa estratégia, mas não sabe exatamente como fazer isso?
O primeiro passo é entender como o marketing da consciência para psicólogos ocorre, e como ele pode auxiliar sua clínica, de fato.
Para isso, criamos um curso inteiramente voltado para quem acredita na diferença que o marketing de conteúdo pode fazer.
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Com ele você tem a possibilidade de conhecer sua persona, e entender toda a jornada de transformação de seu público-alvo.
Você vai aprender sobre como realizar as melhores estratégias, e criar os conteúdos mais interessantes.
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