

Marketing e Psicologia: Entenda a relação
Apesar de parecer não terem nada a ver, marketing e psicologia são duas áreas complementares.
Juntos, marketing e psicologia podem trazer resultados impressionantes para profissionais de ambas as áreas.
A simbiose entre marketing e psicologia
Muita gente acredita que marketing e psicologia são duas áreas completamente diferentes.
É claro que cada uma delas possui um foco, e atua de maneira distinta uma da outra, em suas muitas matérias.
Porém, apesar das diferenças que carregam, marketing e psicologia também tem inúmeros pontos de convergência.
Entre eles, podemos listar:
- Comportamento humano;
- Hábitos de consumo;
- Desejos e necessidades.
E essas são apenas algumas áreas que podemos citar em que vemos a prevalência tanto do marketing, quanto da psicologia.
Quando atuam conjuntamente, marketing e psicologia têm a função de compreender o ser humano e seus comportamentos.
Inclusive, em muitas grades curriculares e ementas de faculdades, marketing e psicologia atuam juntos.
A psicologia do consumidor, por exemplo, é uma das disciplinas dos cursos de comunicação social.
A faculdade de propaganda e marketing constantemente aborda temas da psicologia para falar sobre comportamento do consumidor.
É da psicologia a tarefa de entender como e por que o ser humano age de determinada maneira.
Da mesma forma, é dever do marketing compreender como reagimos quando expostos a uma publicidade, por exemplo.
Ambas as áreas coletam e interpretam dados do comportamento para formular as melhores perguntas.
Entre outros objetivos, essa análise ocorre para que se estabeleça o que entendemos como desejos e necessidades.
O marketing trabalha com essas informações para criar estratégias e campanhas mais assertivas.
Enquanto isso, com os fatores apresentados, a psicologia analisa os hábitos de consumo e comportamentos humanos.
Sendo assim, podemos estabelecer alguns critérios que são analisados pelos profissionais dessas áreas.
Alguns deles, podem ser:
- O que faz as pessoas tomarem a decisão de comprar;
- Quais os sentimentos e emoções que envolvem o processo de decisão;
- Quais as percepções do público diante de ofertas de produtos e serviços.
Inicia-se, então, o estudo do comportamento humano diante da oferta de um produto ou serviço.
Marketing e psicologia: definições
“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”
A frase é de autoria do economista Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing.
Outro importante nome do marketing foi o professor Jerome McCarthy (1928-2015).
Foi McCarthy quem desenvolveu o conceito dos 4Ps: Produto, preço, praça e promoção, muito difundido por Kotler.
Por outro lado, a psicologia tem seus fundamentos na filosofia, com as investigações de Sócrates, Platão e Aristóteles.
O estudo e a compreensão da alma humana e seus desejos são o que motivou o surgimento da psicologia.
Se Kotler é tido como o pai do marketing, temos em Sigmund Freud o principal nome da psicologia.
Reconhecido como pai da psicanálise, uma das áreas da psicologia, Freud é o maior expoente dessa ciência.
E a busca por esse entendimento da alma humana, seus desejos e necessidades, é o que une marketing e psicologia.
Sendo assim, apesar de marketing e psicologia possuírem definições diferentes, percebemos o quanto têm em comum.
Portanto, é possível observar a atuação de uma ou de outra área para o benefício do agir profissional de ambas.
Marketing e psicologia na prática
Muitos psicólogos não têm a real dimensão da importância da união marketing e psicologia.
Essa junção pode contribuir positivamente com inúmeros fatores para o psicólogo.
Seja ele um profissional que atende em uma clínica ou consultório, que trabalhe no setor corporativo, ou ainda um autônomo.
Independentemente de como e onde atua, o marketing é fundamental para sua carreira.
Entre tantas outras funções, o marketing na psicologia tem o papel de:
- Transmitir informação
- Compartilhar conhecimento
- Apresentar o trabalho do psicólogo ao público
- Definir público-alvo e persona
- Definir estratégias de atuação e campanhas
- Captação de clientes e pacientes
Marketing e psicologia podem ser trabalhados em conjunto, com o objetivo de ajudar o trabalho do psicólogo.
O marketing não pode ser encarado pelos profissionais da psicologia como vilão, mas como um importante parceiro na carreira.
O próprio Conselho Federal de Psicologia (CFP) garante o marketing como instrumento legítimo de promoção.
Especialmente quando falamos em captação de clientes, que podem se tornar pacientes.
Nenhum trabalho, e profissão alguma se sustenta se não houver um planejamento financeiro para tal.
O marketing trabalha de mãos dadas também com o setor financeiro, a fim de garantir a sobrevivência de um negócio.
O desejo pelo crescimento de seu consultório, e a expansão do número de pacientes é genuíno.
O marketing ajuda o profissional na conquista de mais pacientes, e também a definir um preço justo por sessão.
Com a permissão dos atendimentos via internet, é interessante que o psicólogo fique atento às recomendações.
Portanto, é necessário que o profissional marque presença nas redes sociais e demais canais de comunicação virtual.
Desde que atuando de forma ética e responsável, marketing e psicologia devem ser usados para benefício de todos.
É importante também que mitos caiam por terra, e inverdades sejam desmascaradas.
Ainda hoje, muitos profissionais de saúde mental podem ter algum resquício de preconceito em relação ao marketing.
Agindo de maneira colaborativa e informativa, marketing e psicologia ajudam não só trabalhadores, bem como a toda a sociedade.
O psicólogo pode usar a internet, os meios digitais e as redes sociais para levar conteúdo informativo de qualidade.
Além disso, pode lançar mão de plataformas digitais para se conectar com seu público, e atender à crescente demanda de pacientes.
A partir do momento que você conhece seu público-alvo e sabe do que ele necessita, sua comunicação fica mais eficiente.
Esse é o primeiro passo para iniciar uma trajetória de crescimento e desenvolvimento profissional utilizando o marketing.
Adeque a linguagem que você utiliza, e as informações que você transmite, a quem te segue e se interessa pelos seus conteúdos.
Assim, você pode angariar novos pacientes, de forma legítima, rápida e exponencial.
Do contrário, você, como profissional autônomo, ou o negócio onde trabalha pode estar correndo sérios riscos.
O marketing é uma poderosa ferramenta para ajudar clínicas, consultórios e profissionais a se estabelecerem no mercado.
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