Marketing Sensorial: Encante a sua persona!

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o que é marketing sensorial

Marketing Sensorial: Encante a sua persona!

A sua empresa utiliza o marketing sensorial como estratégia de venda? Em um mercado cada vez mais competitivo, digital e apto a tratar dados, investir em uma boa experiência de compra pode ser um diferencial significativo. O marketing sensorial tem como objetivo fixar a sua marca, e toda sua simbologia, na mente de seu consumidor de forma profunda e duradoura. Essa intenção é concretizada por meio das sensações, emoções, sentimentos vivenciados pelo seu cliente durante o momento de compra, sendo que essas experiências ficam inconscientemente associadas à sua marca.

 

O que faz com que seus potenciais clientes escolham comprar de você e não dos concorrentes? Qual o motivo que leva seu consumidor a retornar ao seu estabelecimento e/ou site e efetuar novas compras, e até mesmo indicar seus produtos e/ou serviços para amigos e parentes? O marketing sensorial, como uma ferramenta estratégica, voltada para processos orgânicos de venda, vem sendo utilizado por empreendedores conscientes da importância de uma prática de fidelização do cliente que considera as emoções deste.

 

Descubra, a seguir, como é possível conquistar consumidores promotores da sua marca, tornando-a inesquecível e desejada no imaginário coletivo! O marketing sensorial pode alavancar seu negócio, compreenda, a seguir, como muitos empresários têm empregado essa estratégia de sucesso.

 

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é constituído pelo conjunto de ações estratégicas que a sua marca determinou, com o intuito de estabelecer uma maior conexão com o seu cliente por meio dos cinco sentidos humanos: olfato, audição, visão, tato e paladar. Marketing sensorial é o marketing voltado para as experiências físicas do consumidor com a marca. Para que essa estratégia seja traçada de forma eficaz é imprescindível que você conheça, com detalhes, as personas do seu negócio. Mas o que são personas?

 

Os profissionais de Inbound Marketing (marketing de atração) conhecem bem a definição de persona, uma vez que não querem qualquer tráfego em seus canais digitais, mas sim o tráfego correto e para isso é necessário ter clareza sobre qual público se quer atingir. As personas são personagens semifictícios criados para representar os clientes ideais para o seu negócio e devem ser criadas a partir de análises, pesquisas e observações de um grupo universo dos seus consumidores reais. Essas personas tem a função de nortear as ações do time marketing! Nesse processo são identificadas as necessidades, as demandas, os desejos, o estilo de vida, a idade, o sexo, as angústias e as informações educativas necessárias para que seus clientes ideais optem pelos seus produtos e/ou serviços, de forma orgânica, natural.

 

O marketing sensorial utiliza as características das personas para criar um contexto emocional favorável para a efetivação da compra. Por exemplo, para um negócio que comercializa travesseiros, dependendo da persona trabalhada, pode ser interessante criar um espaço na sua loja física que remeta às boas sensações do momento de dormir, permitindo que o cliente deite em uma cama para experimentar os diversos tipos de travesseiro e conte com uma experiência agradável e inesquecível: som ambiente com música relaxante; iluminação mais baixa e com uma constelação iluminada no teto; a degustação de chás calmantes; roupas de cama e fronhas com toque suave e aconchegante. Esse tipo de ação não só facilita o fechamento da compra como estimula a fidelização do cliente.

 

Como aplicar o marketing sensorial?

É fundamental que o empresário compreenda a necessidade e a importância de se conhecer todas as nuances das suas personas, com o objetivo de alcança-las de maneira mais assertiva e eficaz. Veja, a seguir, como o marketing sensorial pode trabalhar os cinco sentidos para diferentes personas!

 

Olfato

É muito comum que lojas físicas escolham uma fragrância que remeta à missão da marca, de forma a criar uma associação espontânea do seu negócio ao cheiro agradável experimentado. Homens e mulheres são estimulados por padrões olfativos distintos e por isso a definição do sexo da sua persona pode ser essencial para um marketing sensorial de sucesso.

 

Audição

O som ambiente pode estimular seu cliente a ficar mais ou menos tempo em seu estabelecimento. Por exemplo, para um fast food é interessante uma alta rotatividade de clientes (uma playlist com as músicas pop de sucesso, do momento), enquanto que para uma joalheria, a permanência do cliente por mais tempo pode ser interessante, com o objetivo de aumentar o ticket médio de compra (bossa nova seria uma boa opção).

 

Visão

Você já ouviu uma frase que diz que uma imagem vale mais que mil palavras? Então, imagine uma confeitaria com vitrines que estimulam a vontade de comer do cliente! A disposição das cores; o capricho da montagem dos pratos e das louças escolhidas; iluminação de destaque para os doces expostos… Todo esse contexto pode chegar a fazer o cliente até salivar e ser quase impossível se privar do prazer de comer os doces expostos.

 

Tato

Este é um sentido mais desafiador, para ser aplicado, mas com criatividade e arte gera bons resultados. Para lojas que vendem roupas femininas, uma boa dica é escolher um mobiliário bem confortável (tecido agradável, espuma com resistência adequada) para que os maridos possam passar parte do tempo de espera sem perceber que estão esperando. Para marcas mais criativas é possível criar espaços com instalações artísticas que remetam às sensações táteis que a marca quer transmitir, como por exemplo, uma parede revestida com plumas para o ambiente que queira transmitir conforto, sendo que o cliente possa encostar nessa parede, sentido a maciez da pluma, e tirar fotos.

 

Paladar

Este é um dos sentidos mais explorados pelo marketing sensorial, uma vez que é comum encontrar estabelecimentos que ofereçam bombons, balas, sucos, cafés, para seus clientes. Além do sabor remeter o consumidor à momentos de prazer, relaxamento e comemoração, pode também gerar alterações químicas no organismo que estimulam essas mesmas sensações.

 

É recomendado que a aplicação do marketing sensorial trabalhe os cinco sentidos do consumidor, ao mesmo tempo, possibilitando uma imersão mais completa desses sentidos dentro do conceito a ser vivenciado. O corpo humano é multissensorial e é essa característica, bem explorada, que torna a experiência de compra única e inesquecível.

 

Seja conceitual: trabalhe as emoções do seu cliente!

Uma marca conceitual investe na construção de um branding coerente com o perfil da empresa e de seus clientes. O branding é a gestão do posicionamento da marca no coração de seus consumidores, a partir da escolha de uma paleta de cores para a marca, do layout da loja e do site, dos temas tratados nas mídias digitais e da aplicação do marketing sensorial. Os valores, a missão e a identidade da marca precisam estar materializados na experiência de compra do cliente.

 

Esse processo de tradução do que a marca pensa ser para o que realmente é, a forma como é percebida pelos clientes, é bem desafiador e por isso é importante contar com profissionais qualificados para obter resultados satisfatórios. Conte com a experiência e profissionalismo da Like Melon para enfrentar esse desafio!

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