Importância da criação de conteúdos otimizados para SEO

Like Melon > Conteúdos Ricos  > Importância da criação de conteúdos otimizados para SEO

Importância da criação de conteúdos otimizados para SEO

Muitos são os arquitetos e designers que também são empreendedores e enfrentam os desafios do mercado, buscando se qualificar nas mais diversas áreas gerenciais. Mas o mercado mudou e até mesmo os especialistas em administração, gestão e marketing se deparam com novos desafios e demandas que habitam o mundo digital. Você já ouviu falar em criação de conteúdo?

Atualmente, o consumidor é digital, o mundo é digital! Pensar o seu empreendimento de forma analógica significa incorrer em um erro primário. O seu cliente utiliza aplicativos de smartphone para testar diferentes cores de tinta para as paredes da casa nova; segue o perfil do Instagram e do Facebook das suas marcas preferidas, além de interagir em tempo real, nessas redes sociais, expondo suas satisfações e descontentamentos; Quando o seu cliente tem uma dúvida sobre o melhor tipo de piso escolher para a área da piscina, qual a primeira atitude que ele toma? Pesquisar sobre esse assunto no Google, claro!

E você, como empresário? E a sua empresa? Estão preparados para as demandas contemporâneas do mercado digital? Conhece o que é necessário para estar presente nas buscas que seu cliente realiza em sites de pesquisa? Estar entre os primeiros resultados do Google é um grande diferencial competitivo!

A seguir, compreenda a importância da criação de conteúdo relevante e otimizado para atrair novos clientes, além de fidelizar os que já foram conquistados. Evite passar pela síndrome do balde furado: altos gastos com captação de novos clientes, enquanto a retenção de clientes antigos é mínima.

 

 

O que é SEO (Search Engine Optimization)?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é focado nas necessidades do cliente, a partir do estabelecimento de um diálogo, de uma comunicação assertiva, voltada para a solução das dúvidas (ou dores) do seu público alvo. Educar é de grande importância nesse processo. A intenção é oferecer informações de qualidade para o seu consumidor, a partir da criação de conteúdo (textos, vídeos, imagens, áudios), de forma que em determinado momento o consumidor esteja apto a escolher o seu produto/serviço e assim efetivar o consumo. A metodologia inbound é composta pelas seguintes etapas:

 

  1. Atração: Fase de atração de potenciais clientes, com a transformação de estranhos em visitantes para suas plataformas de conteúdo (blogs, sites e perfis nas redes sociais). A criação de conteúdo deve alimentar o seu público de forma relevante. É nesse momento que o SEO surge, para facilitar que o seu público encontre o seu conteúdo.
  2. Conversão: Criação de vínculo afetivo com os seus visitantes, os quais se tornam audiência (leads) para as suas plataformas de conteúdo. Nessa fase, o visitante se mostra disponível para acompanhar o que você tem a dizer, a ensinar. A sua marca passa a ser reconhecida com autoridade sobre os temas tratados. São utilizadas landing pages, formulários cadastrais e material publicitário para essa conversão. Os conceitos de SEO continuam sendo empregados nessa fase.
  3. Fechamento: A sua audiência é transformada em clientela, uma vez que efetivam o consumo de produtos e/ou serviços que você oferece.
  4. Encantamento: Devido a uma boa experiência de compra, o cliente é transformado em promotor da sua marca, compartilhando todos os benefícios em adquirir seus produtos e/ou serviços. Essa é a etapa de retenção dos clientes já conquistados (é bem mais barato reter do que conquistar novos clientes).

SEO (Search Engine Optimization) são mecanismos para otimização de busca, que promovem melhorias técnicas no conteúdo criado, levando em consideração os parâmetros de filtragem e ranqueamento dos sites de busca. A função principal do SEO é fazer com que seu público encontre seus conteúdos, de forma prática, rápida e eficiente. A criação de conteúdo relevante, com informações de alta qualidade, é tão importante quanto a otimização de SEO.

 

 

Quais são as práticas recomendadas de SEO?

Você sabe o que é resultado orgânico no Google? São os retornos de pesquisa, não pagos, que são apresentados ao internauta pesquisador. Os resultados orgânicos que aparecem em primeiro lugar (são os resultados mais visitados) são ranqueados a partir de parâmetros de SEO e pela relevância do conteúdo (muitos acessos, muitos compartilhamentos, por exemplo).

A criação de conteúdo deve ser acompanha da observação de mecanismos de SEO, para garantir um bom ranqueamento. Veja alguns desses mecanismos, a seguir:

 

  • Revisão de conteúdo: Conhecer, de forma aprofundada, o seu público é essencial para a construção de personas adequadas. São as características dessas personas que devem guiar a sua criação de conteúdo. Assim, você garante temas relevantes para a sua audiência. É importante, também, revisar o conteúdo produzido até ele esteja realmente com o tom de voz adequado e gere vínculo emocional com seus potenciais clientes.
  • Palavra-chave: é aquela palavra ou expressão que seus potenciais clientes irão digitar no site de pesquisa, para adquirir maior conhecimento sobre determinado tema. Há ferramentas específicas que auxiliam o gestor de conteúdo a identificar a palavra-chave mais adequada para o seu tema.
  • Links internos: disponibilize links ao longo dos seus textos, que vincule o tema tratado com outros textos correlatos. Estimule a sua audiência a conhecer toda a sua criação de conteúdo.
  • Links externos: Associe-se a outras empresas renomadas, de modo que os textos dessa outra marca também disponibilize links para textos das suas plataformas de conteúdo. Esteja próximo de marcas que já têm autoridade junto ao seu público.

 

Like Melon: Conte com a melhor criação de conteúdo do mercado digital!

Executar a criação de conteúdo relevante e otimizado, com excelência, exige qualificação técnica/teórica e experiência de mercado. Conte com a Like Melon para enfrentar esse desafio! Conosco seu potenciais clientes encontram o que mais precisam: seu conteúdo, seus produtos e serviços.

likemelon
likemelon
Sem Comentários

Poste um comentário

Comentário
Name
Email
Website