Crise do Coronavírus: Como manter o relacionamento com equipe e clientes

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Crise do Coronavírus: Como manter o relacionamento com equipe e clientes

A crise do coronavírus é algo sem precedentes na história da humanidade, desde a gripe espanhola, em 1918, resguardadas as devidas proporções. A gripe espanhola foi responsável pela morte de 50 milhões de pessoas, ao redor do mundo, e em sua grande parte, jovens e adultos em idade reprodutiva e produtiva (entre 20 e 40 anos de idade).

É interessante notar que após pouco mais de cem anos, um novo vírus surge gerando fortes impactos, principalmente socais e econômicos, também em escala global. A crise do coronavírus iniciou-se na China, em dezembro de 2019 e mesmo com toda a tecnologia e conhecimento científicos disponíveis, tem sido um grande desafio controlar essa pandemia.

 

No Brasil, o Covid-19 (doença causada pelo coronavírus) chegou por volta do mês de março de 2020, causando o isolamento social em massa como forma de evitar picos de contágio, sobrecarga dos sistemas de saúde público e privado e consequentemente, a morte de milhares de pessoas. Dessa forma, todos os setores econômicos foram afetados.

Viagens canceladas, aeroportos fechados, locomoção intermunicipal e interestadual proibida ou reduzida, comércio das lojas físicas fechado por decretos municipais e estaduais, processos de logística econômica totalmente alterados. A crise do coronavírus tem chamado a atenção para o fato de que são os relacionamentos humanos que criam, mantêm e fazem crescer a economia. Estar presente no mundo digital não é mais uma escolha e sim uma necessidade.

 

Acompanhe o texto, a seguir, e descubra algumas dicas para melhorar o seu relacionamento com seus funcionários, fornecedores e clientes como forma de vencer a crise do coronavírus. Vamos lá?

 

1 – Mantenha contato online

Aumente a presença online! Sua marca está presente nas redes sociais? Seu site disponibiliza o serviço de chatbot? Seus produtos estão disponíveis em aplicativos para smartphone? Como estão seus canais de comunicação a partir de telefone, e-mail e aplicativos de troca de mensagens instantâneas? Quais são as formas de pagamento que você tem disponibilizado para seus clientes? E a entrega, como sua marca tem feito para que seus produtos e/ou serviços cheguem ao destino devido? Replanejar, ressignificar, reelaborar, expandir a mente em termos de processos e procedimentos é a chave do sucesso para vencer a crise do coronavírus!

 

É necessário que os gestores mantenham a calma diante desse novo cenário e percebam que as formas de interação social mudaram. É possível continuar vendendo e atendendo seus clientes, mas não da mesma forma como era feito antes do surgimento da crise do coronavírus.

Precisa realizar reuniões com seus funcionários que estão em home office? Utilize programas (que podem ser utilizados tanto em smartphones como em desktops) que permitem gerar esse tipo de contexto à distância, como o Skype, o Zoom e o Hangouts.

 

Quanto às formas de pagamento, além de disponibilizar cartão, boleto e dinheiro, conheça plataformas que facilitam as movimentações financeiras, como o PayPal e o PicPay, os quais estão cada vez mais populares. Sistemas de cashback (parte do valor investido, pelo cliente em uma compra, retorna para ele em forma de produtos, crédito ou descontos) também estão em alta.

 

2 – Faça os ajustes necessários, em tempo real

O universo digital demanda resoluções rápidas, em tempo real. Desse forma, a solicitação de um cliente, seja pelo Instagram, Whatsapp, e-mail, telefone, deve ser solucionada no menor período de tempo possível. Cuidar da qualidade do atendimento da sua marca é essencial para estabelecer e manter um bom relacionamento com seu público consumidor.

 

Treine seus funcionários, mesmo que à distância, para um atendimento mais personalizado e focado em encantar seus clientes. Para grande parte da população é uma novidade a realização de compras online e o recebimento de produtos em casa. É necessário que esses clientes sintam ainda mais confiança no profissionalismo do seu negócio e de seus parceiros. O seu cliente deve perceber que não está sozinho e que quando precisar de maiores ajudas, a sua marca estará pronta para o auxiliar com prontidão e qualidade.

 

Lidar com o dinheiro dos outros é sempre uma situação delicada, principalmente em um contexto de crise do coronavírus! Por isso, lembre-se sempre de informar seu público sobre suas práticas de higiene para entrega de produtos, segurança do seu sistema de pagamento, avaliação do seu e-commerce junto ao Reclame Aqui. Utilize suas redes sociais para fazer esse tipo de divulgação.

 

3 – Dê informação a todos da equipe e aos clientes

Seus clientes, funcionários e fornecedores tendem a ter um tempo ocioso maior durante o período de isolamento social. Pense, de forma criativa, como sua marca pode auxiliá-los a preencher esse tempo e a aumentar o valor percebido dos seus produtos e/ou serviços.

 

Em relação aos seus funcionários, disponibilize cursos online que os auxiliem a aprimorar a realização de suas atividades profissionais e a progredirem em suas carreiras. Valorize seus colaboradores para que seus clientes percebam o valor da sua marca também a partir da qualidade do serviço prestado.

 

Em relação aos seus clientes, gere conteúdos com alto grau de entretenimento! Crie lives em que você mostra como seus produtos são produzidos; crie um bate-papo com seus fornecedores sobre assuntos de grande interesse; conte sobre a trajetória de vida dos fundadores da marca; conte mais sobre a missão e valores do seu negócio. A regra aqui é aproximar seu público do seu negócio, influenciando a tomada de decisão de compra de seus leads.

 

4 – Aprenda a controlar o seu estresse

O gestor precisa estar equilibrado, em todos os níveis de consciência que compõem o ser humano: corpo, mente, alma e emoções. A crise do coronavírus, com todo seu isolamento social, também deve ser um momento de desenvolvimento humano. É muito comum que o stress de momentos de alta pressão gere ansiedade ou depressão, dependendo da forma como a pessoa reage aos desafios da vida. É preciso ter coragem para encarar tudo o que precisa ser deixado para trás e abrir espaço para o novo, com um posicionamento de resiliência e desapego nunca antes exigidos.

 

Uma boa dica de leitura é o livro “Como evitar preocupações e começar a viver”, do autor Dale Carnegie. Nesse livro são ensinadas técnicas consagradas para que homens e mulheres parem de viver preocupados, com sua energia sempre esgotada. Vale muito a pena conhecer!

 

A Like Melon é especialista em estabelecer conexões mais afetivas e rentáveis para sua marca. Nossos profissionais acreditam que é a partir do contato social, agora totalmente digital, que surgem novas oportunidades de atuação mercadológica. Estamos à disposição para auxiliar seu negócio a vencer a crise do coronavírus e além disso, promover o crescimento constante do seu empreendimento. Esperamos ter ajudado com algumas dicas que consideramos valiosas para enfrentar tantos desafios. Conte sempre com a Like Melon para valorizar e posicionar bem sua marca!

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