Marketing para Psicólogos: A importância do site e blog

Like Melon > Empreendedorismo  > Marketing para Psicólogos: A importância do site e blog
marketing para psicólogos site e blog

Marketing para Psicólogos: A importância do site e blog

Assim como para qualquer outro profissional que almeja destaque e aumentar o número de clientes, o marketing para psicólogos também é a recomendação.

O marketing para psicólogos é uma ferramenta legítima e funcional para divulgação do trabalho do profissional.

 

Marketing para psicólogos: rompendo o tabu

Alguns psicólogos ainda pensam que a divulgação de seus serviços pode ultrapassar os limites éticos da profissão.

Apesar disso, é importante destacar que o marketing para psicólogos funciona como em qualquer outra atividade profissional.

Assim como para outros segmentos, os serviços oferecidos por profissionais da saúde mental também pertencem ao mercado de trabalho.

E se o psicólogo deseja ter uma carreira de sucesso e sustentável ao longo do tempo, o marketing para psicólogos é um aliado.

O próprio Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia não restringe essa possibilidade.

Hoje é entendido que o marketing digital é uma forma não só de divulgar o trabalho de psicólogos, como de contribuir com a sociedade.

Por meio de textos, artigos, vídeos e entrevistas, o psicólogo pode ajudar muitas pessoas, levando informação de qualidade.

É sabido por todos que as pessoas buscam informações na internet, seja em sites de buscas, como o Google, seja nas redes sociais.

Sendo assim, você, que é psicólogo, não acha interessante que uma informação verdadeira e de qualidade esteja disponível a essas pessoas?

Concordamos, então, que é infinitamente melhor que um psicólogo habilitado preste este serviço informacional, inclusive na internet?

Se sim, como podemos colaborar com as pessoas que estão em busca de informação e, quem sabe, de um profissional disposto a ajudá-las?

 

O uso da internet para divulgar informação

A utilização das redes sociais para marketing e divulgação é fundamental, já que essa ferramenta chega quase que instantaneamente ao público.

São inúmeras as possibilidades de se conectar com seu público, como:

  • Posts para Facebook;
  • Lives no Youtube;
  • Fotos, stories e Reels no Instagram.

Além disso, você pode criar também grupos no WhatsApp ou no Telegram para compartilhar informações, ideias e insights.

Entretanto, não só de redes sociais se faz marketing para psicólogos.

Existem outros instrumentos que podem – e devem – ser utilizados, para aumentar sua visibilidade, e a fidelidade do público para com você.

Um dos recursos mais importantes é a utilização de um site ou um portal de informações, da clínica ou do profissional.

Este site pode conter:

  • Blog com conteúdos e textos informativos sobre a atuação profissional do psicólogo;
  • Imagens, gráficos e fotos de artigos e conteúdos;
  • Conteúdo audiovisual com entrevistas, podcasts e outras ferramentas;
  • Links para outras páginas, perfis e redes sociais do profissional;
  • O perfil do psicólogo, sua biografia, período de formação e atuação no mercado;
  • Página de comentários, contatos e agenda da clínica para marcar consulta.

Essas são algumas das informações mais importantes que devem constar no portal do psicólogo.

 

Blog com conteúdo informativo

Aqui, vale um destaque especial para o blog do site, que é uma poderosa e eficiente estratégia de comunicação.

O psicólogo pode utilizar o blog para tratar de assuntos específicos da área, além de abordar questões comuns às pessoas.

No blog o psicólogo pode falar sobre depressão, ansiedade, traumas e outras doenças psíquicas.

Além disso, os artigos podem trazer conteúdos que gerem mais qualidade de vida aos leitores, como dicas e insights.

Entretanto, o blog deve ser trabalhado de forma profissional, a fim de gerar engajamento do público à página e ao psicólogo.

Ou seja, sempre que alguém tiver alguma dúvida sobre qualquer tema, é ao seu blog, ou ao de sua clínica, que essa pessoa irá recorrer.

O blog também é importante para ajudar a fidelizar os atuais pacientes, que poderão entrar em contato com os seus conteúdos mesmo fora das sessões.

E para gerar esses resultados, algumas questões devem ser tratadas, como a profissionalização do site e sua construção, e do conteúdo informacional.

Existem maneiras que são reconhecidamente mais assertivas para se trabalhar na internet, especialmente em portais e blogs.

Os conteúdos criados para essas páginas devem ser, entre outras coisas, otimizados em SEO – Search Engine Optimization.

A Otimização para Mecanismos de Buscas (em português), é o que garante que a página do seu site estará melhor posicionada nas buscas do Google, por exemplo.

Essa estratégia é utilizada pelas grandes empresas, de todos os setores, para melhorar o rankeamento de suas páginas em sites de buscas, como o Google.

Por isso, vale a pena investir na construção de um site com conteúdo em texto e audiovisual trabalhados profissionalmente.

A contratação de serviços de marketing para psicólogos é importante, tanto para a criação do site, quanto para a produção dos artigos.

Esse investimento traz mais visibilidade ao psicólogo, o que pode contribuir para o aumento da receita, gerando um retorno interessante.

Isso não significa que você não pode começar um site com uma plataforma gratuita. Claro que sim.

O importante é dar o primeiro passo, e depois, conforme os resultados vão aparecendo, será natural a migração para plataformas profissionais.

 

A importância do investimento

Todo investimento financeiro é realizado com a esperança de um retorno satisfatório.

A construção, a manutenção e a ampliação de sua marca é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer.

O cuidado com a sua imagem como profissional e também da clínica ou consultório que você atende, é tarefa básica.

Isso gera confiança e credibilidade da parte do público, que opta por profissionais que demonstrem responsabilidade e conhecimento.

Com a criação de um site você poderá profissionalizar o marketing de sua empresa, além de adquirir mais pacientes.

O site de um psicólogo serve como uma espécie de vitrine do profissional de saúde mental, já que é lá que pode divulgar de forma profissional os seus serviços e produtos.

O marketing para psicólogos vai muito além da presença nas redes sociais. Uma comunicação eficiente e assertiva e o uso de outros mecanismos é sempre bem-vindo.

Sem Comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.