Marketing para Psicólogos: Como divulgar seus serviços

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Marketing para Psicólogos: Como divulgar seus serviços

O marketing para psicólogos é uma importante ferramenta de divulgação do trabalho e comunicação.

Criar um blog, fazer postagens nas redes sociais e lançar produtos e serviços podem ser estratégias de marketing para psicólogos.

 

Marketing para psicólogos

O momento de pandemia pelo qual o mundo ainda atravessa trouxe muitas consequências para a saúde mental.

São milhões de pessoas em todo o planeta que sofreram ou ainda vão sofrer o impacto da pandemia.

Os profissionais de saúde mental nunca foram tão requisitados, e o trabalho aumentou sobremaneira.

Psicólogos, psiquiatras e terapeutas passaram a prestar atendimento das mais variadas formas.

Anteriormente a possibilidade se resumia praticamente à psicoterapia clínica ou atendimento em hospitais e empresas.

Agora são inúmeras outras formas de você criar conteúdo e, desta forma, ajudar muitas pessoas.

Você tem à disposição muitas maneiras para se conectar com o público e entender dele o que ele necessita.

O marketing para psicólogos pode te auxiliar no processo de reconhecimento do público e de sua demanda.

 

Estratégias de comunicação

Uma parte do trabalho do psicólogo na atualidade é divulgar seu trabalho e entrar em contato com as pessoas.

Independentemente de qual seja a área de atuação, todo psicólogo tem algo a dizer, e alguém para escutar.

E usando a internet você possui muitas opções diversificadas de canais de comunicação.

A comunicação com o público deve ser feita por diversos motivos, como:

  • Divulgar o trabalho;
  • Auxiliar pessoas que estejam atravessando alguma dificuldade;
  • Contribuir com o incremento do conhecimento sobre processos terapêuticos;
  • Desmistificar a atuação do psicólogo.

O marketing para psicólogos passa também por conhecer as demandas e ir em busca de soluções.

E as respostas para o público podem estar na criação de produtos e serviços específicos comercializados pelo psicólogo.

Para um negócio ser sustentável a longo prazo ele precisa gerar lucro, e isso vale também para o setor da saúde mental.

Ir além das quatro linhas da psicoterapia clínica, com produtos e serviços, pode trazer um lucro maior ao psicólogo.

Um mesmo trabalho pode ser replicado várias vezes, em formatos diferentes, escalando o produto.

E, logicamente, além de criar produtos e serviços, a comunicação e a divulgação deles é fundamental.

A propaganda e a publicidade são essenciais na busca de angariar novos clientes e pacientes.

Um ótimo negócio é o investimento em anúncios e patrocínios nas redes sociais e no Google, por exemplo.

O planejamento de comunicação para o lançamento de produtos e serviços é imprescindível.

E ele deve ser definido antes mesmo de o trabalho ter início.

Algumas estratégias interessantes passam por criar canais de comunicação com o público.

Entre eles:

  • Site e blog falando sobre psicologia;
  • Posts nas redes sociais;
  • Vídeos e palestras que podem ser disponibilizadas no YouTube;
  • Podcasts;
  • Artigos para portais de saúde e outros veículos de comunicação.

Cada um deles exerce um papel diferente no planejamento, e é importante você saber qual melhor se encaixa com seu perfil.

 

Criação de site e blog

O site de um profissional ou de uma empresa é seu maior cartão de visitas, o seu endereço virtual.

Portanto, um site profissional e bem estruturado, de fácil acesso e bom conteúdo é imprescindível.

Uma das partes mais importantes de seu site deve ser o blog, que é onde o psicólogo posta as informações.

A criação de um blog profissional é muito importante para uma efetiva comunicação com os leitores.

Existem técnicas específicas para se escrever um blogpost, por exemplo. Entre elas está o uso de textos otimizados para SEO.

Do inglês Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), SEO é uma ferramenta de escrita.

Quanto melhor otimizado seu texto for, mais fácil ele será encontrado por quem busca sobre o assunto que você está escrevendo.

O blog é uma ótima estratégia de marketing para psicólogos para levar informação e conhecimento.

 

Posts para redes sociais

Sem dúvida alguma você conhece ou mesmo já fez posts para redes sociais.

Postagens no Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, configuram ótimas formas de se comunicar.

O conteúdo postado pode (e deve) ser o mesmo que foi publicado no seu blog, convidando o leitor para conhecer o site.

Porém, conteúdos mais curtos e com informações rápidas também são uma estratégia interessante.

E não fique apenas nos textos: invista no design, em imagens, vídeos, reels, lives e em outras ferramentas.

Nas redes sociais a constância é a palavra de ordem. Então, crie um calendário para realizar suas postagens.

Seja fiel a ele o máximo que conseguir, porque quanto mais recorrência houver em seu perfil, melhor.

E mais uma vez destacamos a importância do planejamento, que é essencial para o psicólogo não se perder.

Crie uma agenda possível, com metas alcançáveis, com dias e horários certos para fazer suas publicações.

Não adianta querer publicar dez posts num dia e, por falta de tempo, ficar uma semana sem publicar nada.

Programe-se para criar os conteúdos e fazer suas postagens com frequência, mas sem exagerar.

Além delas, enviar mensagens direcionados a grupos criados no WhatsApp e Telegram também são opções.

Você pode criar um nicho de atuação e investir tempo nele, criando conteúdos específicos sobre o assunto.

Depois, reunir em redes sociais os interessados em saber mais sobre determinado tema.

 

Vídeos para YouTube

O mesmo conteúdo que foi utilizado para escrever um texto no blog pode ser convertido em um vídeo também.

Seja em formato de uma explicação ou aprofundamento sobre o tema, seja uma aula, uma palestra ou uma entrevista.

A comunicação em vídeo é uma das preferidas entre os brasileiros, e o YouTube é uma das redes sociais mais acessadas por aqui.

Fazer lives no YouTube, inclusive convidando outros profissionais para falar, também pode agregar valor à sua imagem.

 

Orientações do CRP

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP) criou um manual de orientações para psicólogos.

A publicação Como anunciar corretamente os serviços psicológicos traz importantes informações.

Ele destaca a importância da divulgação do trabalho do psicólogo, e dá dicas de como realizá-la corretamente.

Além disso, o manual aponta questões legais e éticas que devem ser observadas pelo profissional.

O psicólogo pode divulgar seu trabalho com eficiência, desde que de maneira ética e profissional.

Caso não possua as habilidades necessárias, ele pode contar com profissionais do marketing para fazê-lo.

O Marketing para psicólogos envolve estratégias éticas, legais e profissionais para ser eficiente e trazer resultados.

 

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