Qual a diferença entre produtos e serviços psicológicos

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produtos e serviços de psicólogo

Qual a diferença entre produtos e serviços psicológicos

Produtos e serviços psicológicos ampliam as possibilidades de atuação do profissional de saúde mental.

Você, psicólogo, já imaginou trabalhar com outras perspectivas de produtos e serviços psicológicos?

 

O lucro genuíno do psicólogo

O psicólogo, antes de tudo, é um profissional que com o seu trabalho leva o sustento para sua casa.

É com o salário que ganha que consegue planejar sua vida, fazer seus investimentos e realizar sonhos.

E se nossos planos, sonhos, e necessidades necessitam de investimentos financeiros, aumentar a renda é primordial..

E como qualquer outro trabalhador, o psicólogo também imagina como poderia ganhar mais dinheiro.

Existem muitos produtos e serviços psicológicos que podem ajudar a alavancar a carreira deste profissional.

Entretanto, para muitos profissionais de saúde mental, o lucro como fruto da profissão ainda é um tabu.

Muitos acreditam que a vocação de cuidar da mente e das emoções dos outros está acima de qualquer motivo.

Isso, porém, não invalida a vontade genuína de lucrar com seu trabalho, e desfrutar de uma saúde financeira melhor.

Aliás, ninguém melhor que um psicólogo para entender que as coisas boas da vida nos ajudam a manter o equilíbrio.

E, se muitas delas são alcançadas através do dinheiro, então, nada mais justo de prosperar com um trabalho digno.

 

O psicólogo como empreendedor

O psicólogo, assim como outros profissionais autônomos, precisa ser um bom empreendedor.

Ainda que não disponha de todas as ferramentas e expertises necessárias, ele deve empreender.

A atitude empreendedora deve fazer parte do seu dia-a-dia, e permear seus planejamentos profissionais.

Vale lembrar que, enquanto psicoterapeuta presente na clínica, cada sessão tem o valor exato e pré-definido.

Ou seja, você não consegue de uma hora para outra dobrar os ganhos de uma única sessão.

Porém, quando consegue escalar um produto ou serviço psicológico, você tem um trabalho só, e ganhos recorrentes.

A escalabilidade, muito difundida no varejo e no setor de serviços, também traz benefícios aos psicólogos.

Sendo assim, é importante destacar que existem muitas formas de fazer negócio, empreender e lucrar com psicologia.

São inúmeras possibilidades de oferecer ao público produtos e serviços psicológicos, de alta qualidade e garantia.

É importante saber quais são os melhores produtos e serviços psicológicos que você pode disponibilizar às pessoas.

Muita gente até tem o desejo de se dirigir à uma clínica para conversar, iniciar um tratamento e fazer terapia.

Mas infelizmente ainda há um tabu e um preconceito barato acerca da importante atividade desenvolvida por psicólogos.

O que essas pessoas fazem, então, se ainda permanecem paralisadas por causa de algum empecilho específico?

Você conhece o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”.

No caso do profissional de saúde mental, isso pode ser traduzido como ele oferecendo alternativas para essas pessoas.

Ou seja, por meio de novos produtos e serviços psicológicos ele pode alcançar uma parcela enorme da sociedade.

E falamos também de pessoas que sequer conhecem o trabalho deste profissional.

E, se desconhecem, por que não dizer a elas o que um psicólogo faz, e como ele pode atuar fora da clínica?

 

Possibilidades de produtos e serviços psicológicos

Agora que você já sabe que é possível abrir outras frentes além da psicoterapia, vamos falar sobre as possibilidades.

Existem muitas ferramentas que o psicólogo pode lançar mão para se conectar com o público.

Entre elas, citamos os seguintes produtos:

  • Livros;
  • E-books;
  • Podcast;
  • Cursos e vídeo-aulas;
  • Jogos terapêuticos;
  • Aplicativos de saúde mental;
  • Loja virtual.

Além dos produtos, temos também diversas opções de serviços, como:

  • Mentorias;
  • Palestras
  • Consultorias;
  • Treinamentos;

Esses são alguns exemplos de produtos e serviços psicológicos disponíveis no mercado.

Outro possibilidade é integrar produtos e serviços psicológicos em um só pacote, e oferecer às pessoas.

Por exemplo, você pode dar uma palestra sobre determinado assunto e, posteriormente, escrever um livro sobre isso.

Enquanto a palestra é um serviço, o livro, que é um produto, é um fruto direto e legítimo do mesmo assunto.

Podcasts, lives nas redes sociais, cursos e aulas online também são serviços muito interessantes.

A depender do tema que você escolher trabalhar neles, outros produtos poderão surgir também.

Inclusive, se as aulas, palestras e lives forem gravadas, você pode comercializá-las depois, como um produto.

E, como dissemos, quanto mais você conseguir escalar seu produto, maior rentabilidade você terá.

O trabalho é feito uma vez, com pequenas alterações e atualizações, caso sejam necessárias.

Todavia, o lucro é constante, já que as vendas podem ocorrer em período indefinido de tempo.

 

Atuação psicológica em nichos de mercado

Outra forma importante de inovar no setor da psicologia é o de definir qual o seu nicho de trabalho e focar nele.

Para definir seu público-alvo é fundamental conhecer sua persona, que é o cliente ideal para seu trabalho.

Independentemente de qual seja o segmento de público que você opte por trabalhar, todos eles têm possibilidades de nichar.

São exemplos como:

  • Atendimento psicológico para crianças: com a opção de vídeo-aulas, desenhos e jogos terapêuticos voltado ao público infantil;
  • Terapia para casais: e a fidelização de um público que deseja informações sobre o tema por meio de palestras, mentorias e imersões;
  • Saúde mental corporativa: com o desenvolvimento de programas de treinamentos, rodas de conversa, testes vocacionais, atendimentos em grupo.

Quanto mais segmentada for sua área de atuação, maiores são as possibilidades de se efetuar uma venda

Isso ocorre porque você se torna um especialista não somente no assunto abordado, mas na ferramenta utilizada.

E sempre que um membro desse determinado público necessitar de auxílio, é a você que ele irá recorrer.

Os nichos de atuação ajudam ao psicólogo numa compreensão maior sobre as demandas daquele público.

A utilização de ferramentas específicas pode ajudar na obtenção de melhores resultados para determinado segmento.

Produtos e serviços psicológicos são formas de inovar a atuação do profissional, e o atendimento ao público.

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