Erros de Marketing Digital: Descubra onde melhorar os seus resultados!

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Erros de Marketing Digital: Descubra onde melhorar os seus resultados!

O mundo empresarial contemporâneo já percebeu que a presença digital é essencial para o crescimento dos negócios, mas são poucos os empresários que compreendem de fato o impacto positivo que o marketing digital, a partir das estratégias de Inbound Marketing, pode proporcionar para todos os segmentos de mercado. Como empreendedor, você conhece a fundo a metodologia do Inbound Marketing? Utiliza métricas quantitativas para realizar escolhas? Qual o potencial atual do seu negócio e como você tem planejado o seu futuro?

Responder essas perguntas, de forma adequada, não é uma tarefa simples e fácil. Exige preparo teórico, técnico e experiência prática. O marketing digital é uma ciência extremamente desafiadora, pois exige personalização para cada contexto mercadológico, além do trato de uma diversidade considerável de dados matemáticos, estatísticos e financeiros.

É isso mesmo que você leu! O marketing digital tem se tornado cada vez mais uma ciência exata, exigindo excelência no trato das métricas estabelecidas para que o sucesso, do seu empreendimento, seja alcançado. Acompanhe o texto, a seguir, e conheça os erros básicos de marketing digital que devem ser evitados por qualquer empresa. Vamos lá!

 

Erro de Marketing 01: Não conhecer as personas da sua marca

O profissional de marketing digital não busca qualquer tipo de tráfego para o seu site, mas sim um tráfego qualificado e esse objetivo é atingido a partir da determinação das personas da sua marca. Essas personas são clientes ideais, os quais são pesquisados, analisados e observados a partir de dados reais, ou seja, de seus compradores, clientes reais. Em seguida, representações semifictícias são criadas para esses perfis (dados demográficos, motivações, demandas, grau de instrução), com o intuito de direcionar, de forma assertiva, o discurso da sua marca junto a esse público. Conhecer a mentalidade da sua audiência é essencial para oferecer conteúdo relevante!

A construção das suas personas é um processo científico, uma vez que envolve a análise de dados quantitativos e qualitativos, de estatística e de psicomarketing. Esse processo é composto por três etapas essenciais: pesquisa, análise de tendências e construção do perfil das personas. Tenha em mente que uma comunicação que não é direcionada acaba por não atingir ninguém, implicando em perda de tempo e recursos.

Entenda mais sobre esse tema em “Psicomarketing” e “Tendências de marketing digital para 2019”.

 

Erro de Marketing 02: Não estabelecer estratégias para nutrição de Leads

O que é um lead para marketing digital? Trata-se de um potencial comprador da sua marca e que de alguma forma demonstrou interesse por adquirir seus serviços e/ou produtos. Acesse o conteúdo “Como fazer qualificação de lead” e aprofunde seus conhecimentos! O desenvolvimento de Landing Pages é essencial para ter acesso aos dados dos visitantes do seu site, blog ou redes sociais, com o intuito de os transformar em leads.

Conheça a metodologia da jornada do comprador e utilize softwares computacionais para identificar em qual etapa cada lead se encontra, além de acompanhar a evolução desses leads ao longo da jornada. Conheça mais em “O que é jornada de compra”. Práticas como a compra de listas de e-mail só geram prejuízo pois além de abordar pessoas que não demonstraram interesse pelo seu negócio ainda cria uma imagem negativa da sua marca! O Inbound Marketing é sobre criar um relacionamento saudável com seus leads qualificados (tenha em mente que quem qualifica os seus leads é você, por meio de conteúdos relevantes) e os direcionar para a solução de uma demanda que eles têm, ou seja, a efetivação da compra. Não tente encurtar o caminho para obter leads porque o resultado tende a ser desastroso!

Entenda mais sobre esse tema em “CRM: Entenda a importância” e “Marketing de relacionamento: entenda a importância”.

 

 

Erro de Marketing 03: Não investir em marketing de conteúdo e redes sociais

O marketing de conteúdo é essencial para o marketing digital, uma vez que é responsável por nutrir e qualificar seus leads, além de manter o encantamento dos clientes já conquistados. Investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) é fundamental para ter seu conteúdo acessado por um público que procura por informações relacionadas ao seu mercado de atuação.

Estabeleça as palavras-chave mais adequadas para cada etapa da jornada do comprador (composta pelas fases de conhecimento, consideração e decisão), estando também relacionadas a cada perfil de persona. Otimize suas landing pages, site, blog e perfil em redes sociais de forma que o seu conteúdo seja facilmente encontrado por suas personas. Invista em resultado orgânicos e também nos pagos (excelentes para impulsionar o seu negócio).

Conheça mais sobre esse tema em “Importância de conteúdos otimizados para SEO”; “EdgRank: o algoritmo do Facebook”; “Google Adwords: a importância da palavra-chave”, “Mídia paga: Seja visto na web”.

 

Erro de Marketing 04: Não investir em ferramentas que te auxiliem a mensurar e viabilizem a análise de seus resultados

Você conhece o RD Station? Trata-se de um software que integra todas as ferramentas do Inbound Marketing, focada em possibilitar o gerenciamento, análise e automatização de suas ações de marketing digital. O marketing digital tem se tornado cada vez mais uma ciência exata pois para atingir bons resultados é necessário ter acesso a métricas relevantes além de alta capacidade de análise dessas métricas. O RD Station oferece o ambiente propício para que essas análises sejam realizadas com excelência.

Para conhecer mais sobre esse tema, acesse os conteúdos “Conheça o RD Station: Nossa máquina de resultados”; “Gestão de mídias sociais X Inbound Marketing: Entenda a diferença!”

 

 

Erro de Marketing 05: Não contar com profissionais qualificados e experientes em marketing digital

Para que o seu negócio funcione bem no meio digital e consiga desenvolver todo o seu potencial, de forma equilibrada e sustentável a longo prazo, é necessário que você invista em uma equipe de profissionais de marketing digital qualificada. Não adianta ter as melhores ferramentas, as melhores estratégias e métricas se você não conta com o capital humano que analisa e age em prol do crescimento dos seus negócios.

A Like Melon é uma agência de comunicação especializada em marketing digital, com vasta experiência de mercado e apta a transformar o seu sonho em realidade. Entre em contato com o nosso comercial e descubra como utilizar todo o potencial da sua marca nos meios digitais!

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