Fanpage: 8 erros que você comete e não sabe

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Fanpage: 8 erros que você comete e não sabe

A sua marca tem uma fanpage no Facebook? E o perfil do Instagram, é pessoal ou comercial? É nítido que para uma empresa crescer, em termos de presença digital, é necessário estar nas redes sociais e estabelecer um contato interativo e de qualidade com o seu público. O Facebook e o Instagram são as principais plataformas procuradas por marcas que querem divulgar seus produtos e/ou serviços, mas muitas destas marcas ainda não conhecem os conceitos básicos para a criação de perfis empresariais.

Você saberia enumerar as diversas vantagens em ter um perfil adequado para a sua empresa? Acompanhe o texto, a seguir, e descubra que um perfil com ferramentas adequadas ao mundo institucional pode ser a diferença para o sucesso dos seus negócios! Vamos lá!

 

 

As redes sociais substituem a necessidade de um site?

Tenha em mente que as redes sociais não substituem a necessidade da sua marca ter um site! A fanpage (perfil empresarial para redes sociais, sendo uma denominação mais comum para o Facebook) é uma ferramenta de marketing que deve atuar em conjunto com o seu site, uma vez que apresentam funções distintas, complementares e extremamente necessárias para o desenvolvimento do marketing digital.

 

 

O site é o espaço onde o consumidor tem acesso a todos os seus produtos e/ou serviços; conhece melhor a missão e visão do seu negócio; encontra depoimento de clientes; tem acesso ao seu Blog e redes sociais; conhece suas empresas parceiras. Ou seja, o site é como se você convidasse o seu lead para entrar na sua empresa (física) e apresentasse toda a sua infraestrutura. Já a fanpage é como se você convidasse esse cliente para sentar no sofá, da sala da diretoria, para conversar e conhecer melhor as demandas desse possível consumidor ou cliente. Os dois ambientes são necessários para estabelecer uma relação de confiança e atuam em etapas distintas do processo de venda.

 

 

Veja, a seguir, os principais erros que são cometidos ao se criar uma fanpage e que o seu negócio não precisa passar por eles!

 

 

Criar um perfil pessoal e não uma fanpage

A fanpage tem funções específicas para marketing digital que um perfil pessoal não apresenta e isso vale tanto para o Facebook quanto para o Instagram. No Facebook, a fanpage disponibiliza análise de dados com relatórios estatísticos, aplicativos próprios para promover a interação com o público, além de ferramentas que impulsionam suas postagens, anúncios e uma quantidade irrestrita de fãs. No Instagram não é diferente, podendo inserir o link do site na bio e botões interativos com telefone e e-mail da sua empresa. Opte por criar uma fanpage e atuar de forma profissional nas redes sociais. Fique atendo às regras de uso dessas redes, pois o Facebook, por exemplo, não permite que empresas utilizem perfil pessoal para divulgar o seu negócio, o que pode gerar o cancelamento do perfil plataforma.

 

 

Ter a fanpage e não ter suas personas bem definidas

Personas são os perfis de pessoas que procuram e compram seus serviços e/ou produtos. Para estabelecer esses perfis, de forma fidedigna à realidade, é necessário analisar os dados disponibilizados pelas fanpages, como dados demográficos (gênero, idade, país e cidade) dos seus leads (potenciais clientes). São essas informações que norteiam o tom de voz a ser utilizado, assim como o conteúdo a ser veiculado. É importante identificar os leads que consomem seu conteúdo e ainda não seguem, curtem a sua fanpage, com o intuito de os tornar seus fãs de forma efetiva.

 

 

Não utilizar ferramenta para agrupamento de links, no Instagram

O Instagram limita o texto da biografia (bio) a 150 caracteres. Utilize ferramentas (como o linktree) para agrupar os links de todas as redes sociais, do seu negócio, na bio sem gerar poluição visual. Uma bio bem planejada faz toda a diferença.

 

 

Ficar preso em formatos restritos de publicação

Desenvolva um planejamento de marketing que englobe o uso de todos os formatos de publicação disponíveis na plataforma utilizada, pois é necessário descobrir os formatos que melhor performam! Uma fanpage com stories, gifs, fotos em carrossel (mais de uma foto em uma mesma postagem), é muito mais atrativa do que uma fanpage apenas com fotos, por exemplo. É importante entreter o seu público.

 

 

Conteúdo pouco relevante

Esteja atento ao engajamento do seu público, sempre criando conteúdos criativos e de acordo com as demandas de suas personas. Conteúdo relevante é essencial para manter o interesse do seu público e criar frequência de consumo em relação às informações que sua marca compartilha. É um sucesso quando seus leads e clientes ficam aguardando as próximas postagens para continuar acompanhando as novidades.

 

 

Não utilizar as funcionalidades da fanpage ao seu favor

Estude as funcionalidades que a plataforma oferece para sua fanpage e descubra a melhor forma de uso para o seu negócio. Agende a postagem dos seus conteúdos e ative o Instagram Shopping para que seu público possa acessar o seu e-commerce a partir do Instagram. Não se esqueça de vincular sua fanpage do Facebook à sua fanpage do Instagram!

 

 

Não interagir com o seu público

Responda tanto os elogios quanto as reclamações, para que seu público perceba o respeito e a atenção que sua marca dedica a eles. Estimule o contato por meio de marcações, enquetes, caixas de pergunta, para estabelecer um relacionamento mais próximo e humanizado. Mais do que corporações, os clientes buscam marcas que saibam se relacionar e que atendam também suas necessidades emocionais.

 

 

Não humanizar a sua marca

Quem são as pessoas que compõem a sua empresa? Como a sua empresa contribui para uma sociedade melhor? Mostre os bastidores, os processos de montagem, de desenvolvimento e criação. As pessoas gostam de ver os processos da vida real, com as dificuldades e superações próprias da vivência humana, o que gera maior empatia do público com a marca. Mais do que vender, busque inspire positivamente a vida dos seus seguidores!

 

 

Entre em contato com a Like Melon e descubra como a sua marca pode criar uma fanpage extraordinária, tanto em termos técnicos quanto em termos estéticos, emocionais, psicológicos. Conte sempre com bons profissionais para o sucesso do seu negócio!

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