Marketing de Conteúdo: Entenda o Marketing da Consciência para psicólogos

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Marketing de Conteúdo: Entenda o Marketing da Consciência para psicólogos

O marketing da consciência para psicólogos ajuda os profissionais a compreenderem por que alguém deseja contratar seus serviços.

 

Também conhecido como marketing de conteúdo, o marketing da consciência para psicólogos é uma estratégia para o setor.

 

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito utilizada dentro do marketing digital por empresas e profissionais.

 

Essa estratégia otimiza a divulgação do trabalho de um profissional, ou a atividade de uma empresa.

 

Mas não basta mostrar o que você tem a oferecer ao público, se ele não estiver interessado em saber disso.

 

Além de dar publicidade à sua marca e à sua clínica, o marketing de conteúdo ajuda a localizar e determinar quem é seu público-alvo.

 

Focando na jornada do consumidor, o Inbound Marketing, como também é conhecido, desperta o interesse do público pelo seu negócio.

 

A jornada do consumidor, na qual o marketing da consciência para psicólogos se baseia, possui cinco etapas.

 

São elas:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender
  5. Analisar

Cada uma delas possui uma característica própria, e cada consumidor encontra-se num estágio diferente de consideração.

 

A jornada do consumidor

Alguns clientes em potencial estão apenas se interessando pelo assunto, e pesquisando sobre psicoterapia na internet.

 

Enquanto esses estão na fase de atração, outros já avançaram para a etapa seguinte, e estão quase prontos para contratar.

 

A fase de conversão ocorre quando o conteúdo oferecido pelo marketing foi suficientemente eficiente para convencê-lo.

 

Porém, não há informação que se sustente se não houver um relacionamento duradouro e que inspire confiança ao consumidor.

 

Conforme você vai entregando mais conteúdos interessantes e enriquecedores, mais o seu relacionamento com o cliente se estreita.

 

Lembre-se: você não deve disponibilizar apenas um tipo de conteúdo, ou delimitar somente um assunto ou tema.

 

A diversificação é extremamente importante, e deve ser levada em conta na hora de produzir conteúdos.

 

Por exemplo, você pode utilizar:

  • Blogposts (artigos em texto);
  • Vídeos (nas redes sociais, como YouTube);
  • Posts nas redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo);
  • Reels e stories interessantes e chamativos;
  • Análises e resenhas sobre matérias veiculadas na imprensa.

Essas são algumas das possibilidades de se estabelecer e firmar o relacionamento com o cliente.

 

O mais importante de tudo no relacionamento com o cliente não é a quantidade de informações que você dá, mas sim a qualidade.

 

Foque neste quesito quando pensar em criar conteúdo para o cliente.

As vendas se tornam mais fáceis de serem realizadas conforme a relação entre empresa e público vai se afinando.

 

Apesar de não garantir as vendas, o marketing de conteúdo ajuda a atrair e reter o público, o que diminui os esforços seguintes.

 

Porém, diferentemente do que pode parecer, vender não é o último estágio que um profissional deve focar.

 

A análise de todo o processo é tarefa imprescindível para a compreensão dos resultados.

 

O psicólogo deve entender se o conteúdo que ele disponibilizou para o público foi interessante e eficaz.

 

Essa etapa permite que o psicólogo entenda tudo o que deu certo e tudo o que deu errado em sua estratégia.

 

Assim, ele pode continuar apostando nos pontos positivos, e consertar o que não gerou resultados satisfatórios.

 

Quando colocada em prática, essa estratégia dá a possibilidade de trabalhar seus conteúdos de maneira muito mais assertiva.

 

Sendo assim, o psicólogo pode criar campanhas mais precisas, focadas nas necessidades e interesses do consumidor.

 

Estratégias de marketing bem pensadas ajudam também a diminuir os custos, já que a publicidade é mais aplicada.

 

Marketing da consciência para psicólogos

O marketing da consciência para psicólogos deve ajudar esses profissionais a entenderem melhor seu público.

 

Além disso, permite que o psicólogo crie estratégias de comunicação e de conexão com seus possíveis clientes.

 

Dentro do contexto digital, o marketing da consciência para psicólogos funciona como um método funcional e eficiente.

 

Trata-se de uma metodologia focada em entender o quê, como e porquê alguém procura produtos e serviços psicológicos na internet.

 

Se estamos falando de uma pessoa física, o que ela está procurando, e de que forma ela busca por psicoterapia online?

 

Se o cliente é uma empresa, de que maneira ela contrata um psicólogo para uma palestra no ambiente digital?

 

O marketing de conteúdo contribui na obtenção de dados importantes, que respondem à essas perguntas:

  • Como o público pesquisa na internet sobre psicoterapia?
  • Quais ferramentas de busca ele utiliza?
  • Quais canais esse consumidor acessa?
  • Ele utiliza redes sociais? Quais?
  • Quais os seus interesses?
  • Ele se interesse por que tipo de conteúdo (texto, vídeo, podcast, entrevista, etc.);

Essas informações ajudam o psicólogo a entender a sua persona, quais as suas dores, e quais soluções ela busca.

 

Colocando o marketing da consciência para psicólogos em prática

Você achou o marketing de conteúdo interessante, e acredita que ele pode te ajudar a atrair e reter mais clientes?

 

Você deseja investir nessa estratégia, mas não sabe exatamente como fazer isso?

O primeiro passo é entender como o marketing da consciência para psicólogos ocorre, e como ele pode auxiliar sua clínica, de fato.

 

Para isso, criamos um curso inteiramente voltado para quem acredita na diferença que o marketing de conteúdo pode fazer.

 

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Com ele você tem a possibilidade de conhecer sua persona, e entender toda a jornada de transformação de seu público-alvo.

 

Você vai aprender sobre como realizar as melhores estratégias, e criar os conteúdos mais interessantes.

 

Além disso, o curso Digitalmente vai te apresentar quais são as melhores maneiras para entregar conteúdo aos clientes.

 

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