Marketing para psicólogo: O que é nicho e como escolher um

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Marketing para psicólogo: O que é nicho e como escolher um

Nicho de mercado é um conceito muito interessante dentro do planejamento de marketing para psicólogo.

 

O nicho de mercado é um conceito que permite que o marketing para psicólogo seja mais assertivo e eficiente.

 

Conceito de nicho de mercado

O profissional que deseja trabalhar com mais precisão pode selecionar um nicho de mercado para atuar.

 

O nicho de mercado permite que os esforços da equipe de marketing sejam mais direcionados, trazendo melhores resultados.

 

O público geral é composto de vários tipos de pessoas, de gêneros, idades, localizações e interesses diferentes.

 

Já o nicho, é a seleção de uma parcela desse todo, apenas uma porção dos 100% do mercado.

 

Portanto, selecionar um nicho é escolher determinada fatia da população geral para oferecer seus produtos e serviços.

 

Nichar o mercado é prudente para diversos ramos de atuação, especialmente para profissionais autônomos.

 

Isso porque essa é uma estratégia viável para quem deseja investir recursos de maneira mais eficiente.

 

Ou seja, o profissional entende que falar com apenas uma parcela do público é mais vantajoso que discursar para todo o mercado.

 

Descobrir qual é o segmento da população que mais se interessa pelos seus serviços e produtos é o primeiro passo para nichar.

 

Conhecer e delimitar o público-alvo e definir a persona tornarão os esforços de marketing mais realizáveis e factíveis.

 

E os profissionais podem se beneficiar dessa estratégia para otimizar também o marketing para psicólogo.

 

O nicho de mercado no marketing para psicólogo

Para escolher o nicho de mercado mais apropriado, o psicólogo deve escolher uma parte do todo para se especializar.

 

Durante os anos de faculdade, aprendemos sobre diversos segmentos e áreas de atuação na psicoterapia.

 

Porém, com o passar dos anos, percebemos que temos mais facilidade ou habilidade para trabalhar determinado assunto.

 

Além disso, dependendo do nosso gosto pessoal, podemos escolher especializações voltadas àquilo que mais desejamos.

 

Entre os vários nichos de mercado que os profissionais de saúde mental podem escolher, estão:

 

  • Maternidade e perinatal
  • Psicologia infantil
  • Especialização em transtornos, como depressão, ansiedade e outros
  • Psicoterapia corporativa e para profissionais
  • Atendimento para psicólogos

 

Além do público, o psicólogo pode selecionar também a forma de atuação e de comunicação com os clientes:

 

  • Terapia individual
  • Terapia de casais
  • Teleatendimento
  • Palestras corporativas
  • Podcasts
  • Livros e ebooks

 

Cada profissional toma a decisão baseada nos interesses próprios e nas informações que dispõe.

 

E as razões são inúmeras: financeiras, realização pessoal, ou ainda por fluência em alguma área específica.

 

Independentemente de qual seja o motivo, determinar um nicho específico de mercado é uma decisão importante na carreira.

 

Vantagens de se definir um nicho de atuação

São muitas as vantagens para quem decide focar o seu trabalho e atuar em nichos de mercado.

Entre os principais benefícios, listamos:

 

  • Estratégias de marketing: o planejamento focaliza a persona correta, evitando o desperdício de tempo e de dinheiro para converter um indivíduo interessado (lead) em cliente;
  • Vantagem competitiva: a decisão de se optar por um psicólogo especializado se torna mais fácil para um paciente ou para um cliente decisor;
  • Identificação e familiaridade de suas aptidões pessoais: O psicólogo deve levar em consideração sua atuação enquanto profissional, ou seja, sua habilidade para atender suficientemente cada demanda.

 

Existem inúmeras outras razões para que um profissional de saúde mental faça a opção de atender apenas uma fatia do mercado.

 

Porém, essa medida deve ser colocada em prática levando alguns aspectos em consideração.

 

Você deve analisar se o ramo escolhido possui elevado número de oferta, ou seja, se a concorrência nesse setor é alta.

 

Além disso, é fundamental saber o que o público procura, e se ele está disposto a pagar pelo que você oferece.

 

Por fim, o momento ideal para fechar questão nesse assunto é de ordem extremamente particular.

 

Quando devo escolher um nicho de mercado?

Escolher um nicho de mercado, e investir e apostar nele é uma importante decisão.

 

Mas quando essa escolha ocorre? A resposta a essa pergunta varia muito, e está relacionada à realidade de cada um.

A percepção de que nichar é a escolha ideal a se fazer pode acontecer em diversos momentos ao longo da carreira.

Aqui podemos dar alguns exemplos:

 

  1. No início da carreira: logo ao sair da faculdade, e sentir-se mais confortável com determinado tema;
  2. Com o passar dos anos de atuação: percebendo mais ou menos facilidade e destreza para trabalhar com algum público específico;
  3. Com mais experiência: quando o psicólogo está mais próximo da aposentadoria, já que ele pretende atender apenas alguns clientes específicos.

 

Com essas ideias em mente, o psicólogo pode começar a pensar se é chegada a hora de selecionar um nicho de mercado ou ainda não.

 

A partir da escolha da parcela da população, é imprescindível que o psicólogo realize testes de mercado.

 

Esses testes avaliam se a comunicação está sendo eficiente, e se o retorno está dentro do planejamento.

 

O marketing para psicólogo é a ferramenta ideal para entrar em contato com o público selecionado e conversar com ele.

 

A comunicação ocorre por meio de sites, blogposts, artigos e também redes sociais, e é direcionado à persona.

 

Lembrando que persona é aquilo que chamamos de cliente ideal, ou seja, aquele que está mais próximo de realizar uma compra.

 

O marketing para psicólogo usa o nicho de mercado como curadoria para prospectar, converter e reter clientes com mais facilidade.

 

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