Marketing e Psicologia: O que é a jornada da transformação?

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Marketing e Psicologia: O que é a jornada da transformação?

Você sabe o que é a jornada da transformação? Pode ser que você já tenha escutado como jornada de compra. Muitos psicólogos(as) que estão iniciando no universo digital ainda não compreendem bem a importância de uma boa estratégia de conteúdo, embasada no estudo da jornada de compra (termo aplicado no meio corporativo), ou como é mais conhecida, do inglês: Buyer’s Jorney. Especificar, de forma a gerar resultados, as suas personas (representação fictícia do seu paciente/cliente ideal), assim como as palavras-chave a serem utilizadas para as personas de cada etapa da jornada de compra é essencial para produzir conteúdo eficaz e de relevância.

Como você pode ajudar sua persona a encontrar o seu conteúdo nos sites de busca e nas redes sociais? Como determinar o tipo de conteúdo a ser produzido para nutrir tanto aquele lead indeciso ou aquele que já se tornou seu paciente. (lead é a pessoa que demonstrou interesse em adquirir o seu serviço ou produto, preenchendo um formulário do seu site ou de alguma outra página de contato sua).

Esclareça essa e outras dúvidas, sobre estratégia de marketing digital voltada para resultados, com o texto a seguir.

 

A importância do Inbound Marketing, o Marketing da Consciência.

A principal diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing Tradicional é que este é centrado no marqueteiro, enquanto o primeiro está focado em capacitar potenciais pacientes/clientes, para que eles se sintam orientados e aptos a contratarem os seus serviços/produtos. Os psicólogos que aplicam o Inbound Marketing empenham-se para mostrar caminhos que possam auxiliar na solução de problemas do possível paciente, mesmo que ele ainda não tenha contratado os seus serviços efetivamente. Isso feito através de conteúdos no meio digital.

O Inbound é o tipo de marketing que faz parte do diálogo, da conversa e da conexão, com o intuito de orientar, nutrir e assim atrair pessoas qualificadas para o seu consultório. Por isso, aqui nós chamamos o Inbound Marketing de Marketing da Consciência. Ele não existe sem contexto e para isso, apresenta quatro princípios fundamentais: utilização de personas; utilização da jornada da transformação; criação de conteúdo otimizado para motores de busca e planejamento de conteúdo útil para o seu público.

 

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O que é a Jornada da Transformação

É o conteúdo desenvolvido por você que atrai potenciais pacientes para o seu consultório, clínica ou para te contratar para fazer palestras (se esse for o seu ramo de atuação, por exemplo). Mas quem são esses potenciais clientes? São as chamadas personas, as quais representam a parte do seu público-alvo que será nutrida para se tornar aberta para compra, ou seja, aberta para uma transformação de vida. Essas personas devem ser determinadas a partir da etapa da jornada de compra em que se encontram. A jornada de compra ou jornada da transformação é composta por três etapas: conexão; consciência e destino. 

Acompanhe, a seguir, como se define cada etapa da jornada da transformação:

 

Conexão

Nessa etapa, a persona não tem muito claro qual é o seu problema e está iniciando suas pesquisas sobre determinado tema. Ela está descobrindo e aprendendo quais caminhos seguir. O seu objetivo, nesse momento, é nutrir essa persona com conteúdos de qualidade e autoridade. É criar uma conexão!

Pensa no rapport, você utiliza essa técnica para criar sintonia e empatia com seu paciente, certo?
Aqui é a mesma coisa, para que você possa conversar com as pessoas por aqui no digital, essa conexão será muito importante, o que permite que as pessoas criem identificação com você e com seu conteúdo.

Devem ser produzidos conteúdos mais amplos, a partir de blog posts, e-books e webinars, por exemplo. De acordo com as características da sua persona, crie conteúdos que a estimule a seguir para a próxima etapa, na qual descobrir qual é o seu problema de fato.

 

Consciência

Nessa etapa, a persona já realizou suas pesquisas iniciais e passa a reconhecer o problema, com clareza, qual é a sua demanda (problema ou oportunidade). Os conteúdos dessa fase devem auxiliar a persona a reconhecer essa demanda de forma a instigá-la a procurar soluções para suas necessidades.

Devem ser produzidos conteúdos mais aprofundados, sobre temas mais específicos, podendo ser utilizado os mesmos canais da etapa anterior. O foco é se relacionar com essa persona e assim trazer mais consciência sobre o seu trabalho, suas qualidades e experiências.

Nessa etapa também, a persona está esclarecida o suficiente para comparar possíveis soluções do seu problema. É aqui que você ajuda o seu potencial cliente a compreender que o seu produto e/ou serviço é a melhor opção que ela pode encontrar.

 

Destino

Nessa etapa, a persona já sabe que a psicoterapia, por exemplo, pode ser uma boa solução para lidar com seus problemas. Agora é o momento de definir com qual profissional ela irá seguir sua jornada de transformação. E esse destino final deve ser você!  É nesse momento que seus diferenciais, em relação à concorrência, devem ser expostos de forma a mostrar o quanto você é qualificado(a) para ajudar essa persona.

Explore de forma criativa o seu currículo, você pode ofertar materiais e produtos (e-books, jogos terapêuticos, palestras digitais, grupos de estudo, workshops, lives, entre outros).

 

A importância de manter a conexão com pacientes já conquistados

Analisando o mercado de psicologia, podemos determinar a seguinte persona: Marcos, de 29 anos, casado e que está se sentindo ansioso em diversos momentos do seu dia a dia. Quando Marcos está na fase de conexão, procura ler sobre o os sintomas da ansiedade, por qual motivo eles aparecem, para compreender melhor esse sentimento, uma vez que nunca havia tido algo parecido na sua rotina. Quando ele passa para a fase de consciência, percebe que a psicoterapia é um tratamento onde ele pode aprender a ter mais controle sobre os sintomas, transformar o seu jeito de agir e de se relacionar consigo mesmo.

Ainda na fase de consciência, Marcos compreende que ele precisa realmente do auxílio de um psicólogo e nessa etapa ele intensifica suas pesquisas para encontrar o profissional ideal, algum que ele se identifica e que traga clareza para a resolução dos seus problemas. Já na fase de destino, Marcos compara experiências, currículo, qualidade de conteúdos, presença nas redes sociais, localização do consultório, até definir o psicólogo que mais o encanta.

Após a escolha e contratação do psicólogo, o encantamento do paciente deve ser mantido para que esse sempre retorne e indique para outras pessoas que sofrem do mesmo problema. E esse encantamento você cria através de conteúdos e da sua presença digital. 

 

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Like Melon: Conheça a agência criadora da Jornada da Transformação

A Like Melon é uma agência de marketing para humanos, focada em experiências de pessoas para pessoas. Nossa fundadora, a Psicóloga Adriana Carvalho Ferrarezi é especialista em gerar resultados a partir do Marketing de Consciência.

Acompanhe nossas redes sociais e entenda como a gestão de conteúdo pode gerar resultados positivos surpreendentes, tanto pra você, quanto principalmente para as pessoas! O seu sucesso é você quem faz e nós te mostramos os melhores caminhos.

Não tenha medo de mostrar quem você é. Liberte-se de crenças e tabus que já não fazem mais parte do tempo que estamos vivendo. É hora de lançar a sua mente no universo digital! 

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