Gestão de mídias sociais x Inbound Marketing: Entenda a diferença!

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Gestão de mídias sociais x Inbound Marketing: Entenda a diferença!

A sua empresa conhece a diferença de impacto, em termos de faturamento, entre contratar apenas o gerenciamento de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e contratar um projeto de comunicação digital a nível de Inbound Marketing?

O gerenciamento das redes sociais, quando feito de forma isolada, pode até gerar um certo engajamento do seu público, mas não é sustentável a longo prazo. O mundo conectado é dinâmico, e é comum seus clientes demandarem o consumo de informações, das mais diversas formas: blogs, e-mail marketing, vídeos, infográficos, newsletters, e-books, criação de site, dentre outras. As redes sociais representam uma pequena parcela das possibilidades de atuação digital!

Manter seus potenciais clientes engajados, com a sua marca, é essencial! Esse é o objetivo do Inbound Marketing, que enxerga o seu consumidor muito além de números, identificando-o como um ser humano com coração, alma e mente. Seres humanos são movidos psiquicamente por desejos, demandas emocionais e materiais que podem e devem ser satisfeitas pela sua marca. É a partir da solução dessas necessidades, estabelecendo um relacionamento próximo, duradouro e saudável, que sua empresa irá prosperar de forma surpreendente!

Entenda melhor, a seguir, as possibilidades do Inbound Marketing para agregar valor à sua marca, tornando sua empresa mais competitiva e com a possibilidade de atuar com maior inteligência digital.

 

O que é Inbound Marketing (marketing de atração)?

O inbound marketing (marketing de atração) surge juntamente com o conceito de mídias digitais, sendo o resultado de uma postura da publicidade em repensar as formas de interação e relacionamento com os clientes. A internet gerou uma grande revolução também na forma de consumo, uma vez que possibilita o empoderamento do consumidor, a partir do acesso a informações de diversas naturezas.

Essa transformação de relacionamento entre mercado e consumidor é muito nítida, atualmente! Por exemplo, quando alguém precisa adquirir conhecimento sobre o melhor piso para um escritório, qual é o impulso imediato dessa pessoa? Certamente, irá fazer uma pesquisa sobre os melhores tipos de piso para escritório em um site de buscas. Empresas que alimentam esses potenciais clientes, com informações de qualidade, conseguem aumentar sua autoridade mercadológica (são mais competitivas); obtêm consumidores mais qualificados que consequentemente compreendem o valor de seus produtos/serviços em relação a concorrentes menos preparados; e assim conseguem aumentar não só suas vendas como também a retenção dos clientes conquistados (fãs, seguidores, promotores da sua marca).

Foi pensando sobre essa nova realidade de consumo, impulsionada pela busca de conhecimentos cada vez mais específicos, por parte dos internautas, que Brian Halligan, Peter Druker e Seth Godin teorizaram o que hoje conhecemos por Inbound Marketing ou Metodologia Inbound.

 

Como o Inbound Marketing atua e faz a diferença para o seu negócio?

A metodologia inbound é complexa, sendo baseada em um ciclo de quatro estágios básicos, sendo os seguintes:

Atração: Nessa etapa, ocorre a atração de potenciais clientes, sendo que esses chegam até à sua empresa por vontade própria, motivados por uma demanda que muitas vezes não sabem como solucionar. Nessa fase, esse potencial cliente precisa ser educado, obter o conhecimento necessário para futuramente fechar uma compra. Para atrair e educar são utilizados os Blog Posts (postagens em um Blog institucional) e publicações em redes sociais (atuação de perfis institucionais no Facebook, Instagram, Twitter). Nesta fase, o potencial cliente prospectado é transformado em um visitante do seu Blog e redes sociais.

Essa etapa é fortemente caracterizada por planejamentos de SEO (Search Engine Optimization – Mecanismos/Ferramentas para optimização de pesquisa) que têm o objetivo de proporcionar um ranqueamento adequado para o seu material educacional, quando o visitante realiza pesquisas nos sites de busca. Esse é o trabalho realizado pelo marketing de conteúdo, gerando conteúdo (seja blog post, vídeo, infográficos, áudio) relevante para as suas personas (público a ser alcançado). O seu material deve e precisa ser facilmente encontrado pelo seu público.

 

Conversão: O visitante é transformado em audiência (leads) para os seus canais de comunicação digital, por meio do estabelecimento de vínculo emocional com sua marca. A sua audiência identifica o seu conteúdo educacional como relevante para a solução das demandas que precisam solucionar. Nessa fase, seu visitante deve ser conquistado, tornando-se disposto a ouvir o que sua marca tem a dizer e principalmente, disposto a trilhar uma caminhada de conhecimento com você até estar apto a tomar a melhor decisão a respeito de sua demanda.

São muito utilizadas Landing Pages, CTAs (calls to action) e revistas online para transformar os visitantes em audiência.

 

Fechamento: A audiência (leads) é transformada em clientes por meio de análises de CRM (Customer Relationship Management – ferramentas de gerenciamento de dados), envio de e-mail marketing relevante e atuação do setor de televendas. O objetivo dessa fase é identificar o melhor momento para a audiência fechar a compra e se tornar cliente. Dessa forma, a análise adequada das informações sobre a audiência deve ser muito bem realizada (por profissionais qualificados e experientes), para evitar a perda de vendas!

 

Encantamento: Seus clientes são transformados em promotores da sua marca, uma vez que usufruíram de uma experiência de compra adequada às suas expectativas e necessidades. Esses promotores tornam-se fiéis à sua empresa e ainda captam novos visitantes, para seus canais de comunicação digital, uma vez que divulgam a excelência de seus produtos e/ou serviços. Essa etapa é geralmente gerenciada por meio de pesquisas de satisfação junto aos clientes.

Conheça mais sobre o Inbound Marketing com o blog post “Descubra o Marketing Digital de resultados”!

 

Agência Like Melon: especialista em Inbound Marketing

Cada empresa de design e arquitetura atua de forma única no mercado de trabalho, e assim, a metodologia inbound deve ser personalizada para cada contexto específico. A Agência Like Melon é especialista em Inbound Marketing! Conte com a nossa experiência e conhecimento técnico para enfrentar esse grande desafio que é o mercado digital.

O marketing digital deve ir muito além da simples gestão das mídias digitais e das famosas métricas (KPIs de venda – Key Performance Indicator) de vaidade, próprias das redes sociais (curtidas, quantidade de seguidores, compartilhamentos). O Inbound Marketing propõe uma gestão complexa de todo o processo, a partir da conquista de leads qualificados, diminuindo assim, os custos com retenção e aquisição de novos clientes. Essa realidade só é concretizada a partir de conteúdos que agregam valor a sua marca e satisfazem as demandas da sua audiência.

A sua empresa merece o melhor e estabelecer parcerias de qualidade é um passo essencial para se alcançar o sucesso. Potencialize suas oportunidades de bons negócios, entre em contato com a Like Melon!

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