Marketing de Relacionamento: Entenda a importância

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Marketing de Relacionamento: Entenda a importância

O marketing tradicional (outbound marketing) e o inbound marketing (marketing de atração) apresentam uma diferença básica: o segundo é guiado pelo marketing de relacionamento. O primeiro é focado nas necessidades da empresa (aumento de lucros), enquanto o segundo é focado nas necessidades do cliente (obter uma boa experiência de compra).

Dessa forma, o marketing de relacionamento é visto como uma evolução do marketing tradicional, uma vez que passa a enxergar o cliente como um indivíduo com mente, corpo e alma, capaz de realizar ativamente suas escolhas, de forma autônoma e consciente de seus direitos como consumidor. O lucro financeiro corporativo passa a ser consequência de uma boa experiência de compra e não um objetivo a ser alcançado a qualquer custo, até de forma agressiva.

E a sua empresa, está na era do marketing tradicional ou já conhece os inúmeros benefícios do inbound marketing? Vença a concorrência e crie um diferencial para sua marca: ajude seus clientes a lembrarem da sua empresa a partir de boas sensações, vivenciadas ao longo de todo o processo de compra. Seja amigo, parceiro do seu cliente! Quer saber como? Acompanhe o texto, a seguir, e compreenda a importância do marketing de relacionamento para o crescimento do seu negócio.

 

 

O que é marketing de relacionamento?

De forma simplificada, o marketing de relacionamento é um conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo estreitar a relação com seus clientes, oferecendo boas experiências de aprendizagem sobre o seu mercado e de compra de seus produtos e/ou serviços.

O mundo contemporâneo é globalizado, os meios digitais quebram a maioria das barreiras físicas e sua audiência está ávida por alguém que escute suas demandas e conheça formas práticas de lhes auxiliar a resolver os seus problemas. Esse relacionamento personalizado pode ser desenvolvido por meios das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Whatsapp), do e-mail marketing, dos Blogs.

Fique atento ao que sua audiência diz sobre sua marca e para isso, é essencial que esteja disposto a ouvir críticas e elogios. Crie canais de conversa direta com sua audiência (como chats e centrais de sugestões) para obter detalhes mais específicos sobre suas personas. É necessário ter coragem, enfrentar os problemas de frente e agir de forma rápida para os solucionar (os problemas devem ser encarados como boas oportunidades de crescimento). Fale a língua da sua audiência, utilize um tom adequado ao contexto da conversa!

É importante superar as expectativas de cada cliente, de forma personalizada, para que eles se sintam únicos, especiais e importantes para sua marca. A imagem da sua empresa e o que os consumidores dizem a seu respeito afetam diretamente as escolhas de seus potenciais clientes. Fique atento!

 

Teoria do balde furado: a importância da fidelização dos clientes

Da mesma forma que encher um balde furado torna-se uma tarefa estressante e árdua, fechar clientes que não são retidos gera o mesmo problema. O desafio da retenção de clientes, já conquistados, é a grande contradição apresentada pela teoria do balde furado. O investimento em atração de novos clientes torna-se oneroso e tende ao infinito, pois da mesa forma que esses novos clientes “entram no balde”, outros tantos escapam pelos buracos (em média, 50% dos clientes que adquirem seus produtos/serviços pela primeira vez, nunca mais retornam; não indicam a sua marca; ou pior, optam pela concorrência). A atração passa a apresentar uma urgência sem fim (de forma natural – por mudança de hábitos, 20% da sua base de clientes é perdida ao longo de um ano)…

Um balde novo, sem buracos, só é obtido quando sua empresa passa a investir na etapa de encantamento do cliente, com ações de fidelização. Segmentações adequadas da sua audiência; desenvolvimento detalhado das personas; a escolha e treinamento de profissionais qualificados (telemarketing, e-mail marketing, designers, consultores, arquitetos) para concretizar os valores de sua marca durante o relacionamento com o cliente; são essenciais para promover uma experiência de compra gratificante.

Um balde cheio significa um negócio lucrativo, rentável. É necessário mensurar o valor do tempo de vida do seu cliente: calcule o ROI (retorno sobre investimento) sobre os clientes fidelizados e em seguida, calcule o prejuízo gerado sobre o montante de clientes perdidos. Você notará que ao não investir em fidelização, uma grande quantia de dinheiro vem sendo perdida diariamente.

Invista em ferramentas, softwares que permitam a gestão, a análise e rápidas adequações da sua estratégia de relacionamento com clientes. O RD Station, por exemplo, é um software completo para gestão de marketing de relacionamento, uma vez que permite identificar o perfil de compra de seus clientes, a identificação das campanhas de fidelização que têm dado melhores resultados, além de deixar claro os tipos de estímulos que mais engajam a fidelização de suas personas.

 

Like Melon: Conheça os profissionais mais experientes em fidelização de cliente

Desenvolver uma estratégia eficiente para atrair, converter, fechar e encantar os seus clientes exige a escolha de profissionais com qualificação técnica/teórica, além de experiência de mercado. Conte com a Like Melon para construir o marketing de relacionamento mais adequado para suas personas! Entre em contato com nossos especialistas e ajude a sua audiência a encontra o que mais precisa: seu conteúdo de qualidade; seus produtos, serviços e atendimento de excelência! Seus clientes irão se apaixonar por sua marca.

 

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