Marketing Digital em 2020: Saiba o que vem por aí!

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Marketing Digital em 2020: Saiba o que vem por aí!

Você já sabe quais são as tendências de marketing digital para 2020? Em uma sociedade cada vez mais conectada e caracterizada por mudanças constantes, de forma rápida, é essencial que as empresas estejam atentas às novas demandas de suas personas.

 

O ano de 2020 será movimentado, com eleições municipais e as Olimpíadas de Tokyo/Japão. A sua marca já desenvolveu um planejamento de marketing digital para aproveitar as diversas oportunidades de venda e aprimorar a presença da sua marca junto às suas personas? O sucesso da sua empresa é mantido e desenvolvido a partir do conhecimento das novas tecnologias e ferramentas que te auxiliam a engajar o seu público, tendo em mente que as pessoas procuram cada vez menos por marcas e mais por histórias reais com as quais se identificam.

 

Conheça, a seguir, as dicas dos profissionais de marketing digital da Like Melon para o crescimento do seu negócio e desenvolvimento da sua presença digital.

 

Omnichannel, o uso de listas e de abordagens multicanal

Omnichannel é a adequação do discurso de todos os canais de comunicação utilizados por uma empresa, desde a loja física até seus perfis em redes socais por exemplo, sendo essencial para uma boa estratégia de marketing digital. Tanto a coerência dos discursos utilizados nos diferentes canais, como a necessidade da presença digital não são mais uma opção de escolha para as marcas, mas sim fator primordial para a sobrevivência no mercado competitivo atual.

 

Em 2020 entra em vigor a lei de proteção de dados que visa estabelecer maior responsabilidade e respeito com as informações fornecidas pelos clientes, estabelecendo normas para o marketing digital a nível mundial. Dessa forma, engaje o público que deseja ser engajado! Para isso, utilize e-mail marketing e comunicação via celular (e seus aplicativos) com clientes que autorizaram esse tipo de abordagem. Esteja presente nas mais diversas plataformas mas sem ser inconveniente com suas abordagens!

 

A Olimpíada de Tokyo promete mostrar ao mundo a utilização de novas tecnologias, seguindo o padrão de avanço tecnológico japonês. Realidade aumentada, ambientes instagramáveis (ambientes atrativos que estimulam as pessoas a compartilharem sua experiência de uso), avatares e arte digital são algumas das apostas para novidades.

 

Momento de crescimento do Telegram e a febre do Tik Tok

Caso sua empresa não tenha uma conta no Telegram, em 2020 terá! Forte concorrente do WhatsApp, o Telegram apresenta o diferencial de canais com conexões ilimitadas, além de poderem ser públicos (qualquer pessoa pode entrar) ou privados (para entrar é necessária autorização do criador, o que geralmente ocorre via link de acesso), com a possibilidade de visualização de mensagens antigas; grupos com até 200 mil membros (no whatsapp esse número é limitado a 256 participantes); nos grupos é possível a realização de enquetes, com o demonstrativo de resultado (opção muito utilizada por perfis educacionais). A popularização do Telegram é uma forte tendência para o markting digital em 2020.

 

O Tik Tok é um aplicativo chinês para a criação de vídeos curtos e engraçados, sendo uma febre entre adolescentes e crianças. Entre outubro e dezembro de 2019, o Tik Tok foi o terceiro aplicativo mais baixado no Brasil. É interessante que a sua empresa esteja atenta a esse tipo de explosão de interatividade, independentemente do seu setor comercial de atuação, como forma de estabelecer presença online e um relacionamento mais descontraído junto ao seu público.

 

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Instragram: a principal mídia de vendas e marketing digital da atualidade

O Instagram é a rede social que apresenta a maior retenção de audiência no Brasil e deve ser encarada com a importância que merece. Em termos de stories a novidade é comandada pelo storytelling, ou seja, a criação vídeos curtos com enredos pré-estabelecidos e o objetivo de prender a atenção dos usuários, por meio da expectativa pelos próximos capítulos da narrativa.

 

É interessante notar que os influenciadores digitais têm utilizado muito os storytellings em suas campanhas, inclusive com publicações no perfil. Um bom exemplo é o da influenciadora digital Manu Gavassi que ao entrar para o BBB20 (Big Brother Brasil 20) deixou uma série de vídeos gravados (no estilo storytelling para o seu perfil no Instagram, conquistando aproximadamente 200.000 novos seguidores em um único dia). Explore sua criatividade para desenvolver conteúdos exclusivos e de qualidade para seu público! Pense em seu perfil como um canal de entretenimento, dentro da sua estratégia de marketing digital.

 

Outra questão muito discutida é a apresentação do preço de seus produtos/serviços nas postagens do Instagram… Pense da seguinte forma: a Dior atualizou, recentemente, suas postagens com a marcação de preços em todos os produtos. A experiência do cliente deve ser agradável e para quem deseja realizar uma compra saber o valor a ser pago é essencial. Portanto, pare de esconder seus preços! Transparência na relação com seu público é um fator relevante para o sucesso.

 

Esteja sempre atento às empresas e pessoas que a sua marca segue, uma vez que a imagem do seu negócio pode ser afetada pelos relacionamentos estabelecidos. De tempos em tempos é bom rever o círculo social da sua marca nas redes.

 

O crescimento do consumo de Podcasts, da busca visual e do uso de chat para vendas

O uso de chats privados, por exemplo o WhatsApp e o Telegram, como ferramenta de venda tem sido uma ação cada vez mais popular dentro do marketing digital. Os consumidores têm o hábito de estarem conectados a esses chats com muito mais frequência, quando comparada à conectividade com seus e-mails, por exemplo, sendo uma ótima oportunidade para tirar dúvidas sobre produtos/serviços e conhecer promoções, campanhas de marketing. Uma comprovação dessa tendência é a possibilidade de disponibilizar catálogo de produtos no WhatsApp Business. Os chats também estão disponíveis nas redes sociais, possibilitando uma maior aproximação entre cliente e marca.

 

As buscas, em sites de pesquisa, a partir de imagens tem se tornado um hábito cada vez mais comum e pode ser um nicho interessante para inovações em termos de marketing digital. Saiba que 90% das informações transmitidas ao cérebro humano se originam de imagens e a sociedade contemporânea é cada vez mais visual. Utilize descrições e títulos adequados para sua imagens, como forma de otimização para mecanismos de busca.

 

O estilo de vida multitarefa tende a ser cada vez mais comum e com isso o consumo de conteúdos em áudio está mais frequente. Os Blogs já aderiram a essa prática ao disponibilizarem o conteúdo dos textos em áudio, além de investirem em séries apenas em áudio, com o formato de podcasts. Essa prática também tem alcançado os chats, como o Telegram, onde além de serem disponibilizados os links de acesso à vídeos do Youtube ou Instagram, os áudios desses conteúdos também são enviados para os potenciais clientes (muitos desses ouvem o conteúdo durante o trabalho ou enquanto estão no trânsito, por exemplo).

 

Até a próxima dica! 

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