Marketing Digital: Estratégias para reagir ao coronavírus

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Marketing Digital: Estratégias para reagir ao coronavírus

É interessante perceber como o novo coronavírus chegou e de forma rápida modificou toda a lógica de mercado, no planeta. É interessante também notar que de tempos em tempos surge uma nova doença para lembrar a espécie humana (sim, efetivamente a espécie humana, pois grande parte dos demais seres vivos é imune a essas pandemias) de sua vulnerabilidade. Como sua marca tem se posicionado dentro desse contexto pandêmico? Quais são as demandas de seus leads e clientes nesse momento inédito, em termos de consumo digital?

Ainda não estamos em tempo de respostas conclusivas, mas sim de muitas perguntas, testes e aprendizados. O Inbound Marketing passa a ter um papel fundamental para enfrentamento do novo coronavírus, ampliando o poder de alcance das marcas que já compreenderam que a tônica do momento é a solidariedade e não o oportunismo. É claro que esse entendimento passa pelo tipo de missão e valores de cada empreendimento, o que parece estar determinando quais negócios sairão mais fortes desse contexto.

Acompanhe o texto, a seguir, e conheça algumas dicas de gestão de crise aplicadas ao marketing digital para aumentar a resiliência da sua marca e consequentemente favorecer os seus negócios. É tempo de ação embasada em análise de dados, de planejamento a longo prazo, criatividade e reestruturação das formas de consumo, em escala mundial!

 

O novo coronavírus e a mudança dos hábitos de consumo

Com a instituição dos períodos de quarentena, muitos profissionais estão trabalhando em home office para evitar o contágio e disseminação do novo coronavírus, além de diversos ramos de negócio que adotaram/fortaleceram seus serviços de delivery. O ser humano é naturalmente um ser social, que vive em conjunto como forma de manter sua saúde mental, emocional, física, espiritual e também sua segurança.

Em tempos de alta restrição do contato social físico, o mundo digital tem sido de extrema importância para suprir essas necessidades. Nunca, em outro momento da história, o mundo digital esteve tão ativo. São mudanças dos hábitos de consumo, devido à quarentena: pouco manuseio de notas e moedas de dinheiro, como medida de higiene e consequentemente, aumento do uso de cartões de crédito, débito, transferências bancárias online e aplicativos de pagamento (como o PicPay); aumento das solicitações de delivery desde material de limpeza até alimentos prontos; aumento das compras online (e-commerce) e por televendas.

Em épocas desafiadoras, como a atual com o novo coronavírus, as pessoas tenderem a economizar devido às incertezas econômicas, mas como também estão em casa, muitas vezes entediadas e ansiosas, as compras por impulso podem ocorrer incentivadas pelas redes sociais. Faça com que seus clientes se sintam seguros para comprar seus produtos e/ou serviços!

 

Inbound Marketing: Humanize a sua marca

É importante relembrar: qual a diferença entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing? O primeiro é centrado na venda (demandas da empresa) e o segundo, no cliente (demandas do consumidor) e em capacitar potenciais clientes (leads). Durante períodos de crise é necessário que, mais do que nunca, as marcas façam parte da conversa, compartilhando conteúdo rico e relevante. O consumidor continua exigente e não aceita mais ações de marketing tradicional.

O conceito do Inbound Marketing está bem atual, pois visa lidar com o cliente e os leads de forma humanizada, compreendendo-os como pessoas com corpo, mente, alma e coração. Ou seja, seu cliente não é uma pessoa que simplesmente realiza uma compra, mas sim uma pessoa que espera/precisa vivenciar (positivamente) sua marca, para se manter como cliente e ainda recomendar seus serviços e/ou produtos.

Nesse momento de transição de hábitos de consumo e de comportamentos sociais, impostos pela quarentena de combate ao novo coronavírus, é necessário que o empresário repense o seu planejamento estratégico digital, analisando seus dados e desenhando possíveis projeções de cenários futuros. É preciso ter calma para raciocinar de forma precisa e estabelecer ações assertivas, de acordo com seu ramo de atuação.

Sem dúvidas, as empresas que melhor aprenderem com as novas demandas impostas pelo coronavírus e assim estabelecerem um bom planejamento de longo prazo, serão as que vão se destacar frente à concorrência e junto aos seus consumidores. Momentos de crise surgem e trazem, ao mesmo tempo, inúmeras novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento! É premente identificar quais são essas novas oportunidades.

Veja a seguir, algumas dicas de marketing digital para melhorar o posicionamento da sua marca!

 

Invista em presença digital

Avalie a maturidade digital da sua empresa e invista em seu desenvolvimento. Sua marca está presente nas redes sociais e tem um site? Tem blog? Tem um canal de contato digital direto com seus consumidores e leads (chatbot, grupos e canais de atendimento no Telegram/WhatsApp)? Verifique o que pode ser aprimorado, em termos de presença digital e aproveite esse tempo para colocar projetos, que estavam esquecidos, em prática!

Muitas marcas já trabalham com o omnichannel, mas se esse não for o seu caso e você tem apenas loja física, uma possível solução é começar o seu e-commerce a partir de um marketplace (plataforma digital em que diversos fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos), como os das Lojas Americanas e Magazine Luiza. A vantagem é que toda a estrutura de e-commerce já está montada.

Considere investir em anúncios digitais pagos, como estratégia de curto prazo. Anuncie no Google, nas redes sociais e meça os resultados para compreender qual é o seu real retorno em vendas. Adeque o que for necessário e mantenha essa estratégia pelo período de quarentena, sem se descuidar da construção de relacionamento a longo prazo. O coronavírus é o assunto do momento, mas chegaremos a uma fase em que essas informações estarão saturadas e as pessoas continuarão conectadas (ainda em situação de quarentena). Esse promete ser o momento das grandes oportunidades de venda online, já que as pessoas começam a buscar por novos assuntos!

 

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Cuide do relacionamento com seus clientes e leads

Reveja prazos de entrega, remarque reservas, ministre cursos, palestras e treinamentos à distância… Não espere que seu cliente entre em contato para reverter alguma situação indesejada promovida pelo enfrentamento do novo coronavírus. Tenha uma postura pró ativa e sugira soluções padronizadas, para que seus clientes entrem em contado já solicitando a opção que mais os interessa. Não seja oportunista, pois esse tipo de comportamento pode destruir a imagem do seu negócio.

Divulgue, em suas redes sociais, as ações que sua marca tem tomado para evitar o contágio, tanto em relação aos seus funcionário e parceiros, como em relação aos seus clientes. Em termos do setor alimentício é fundamental que os clientes confiem na higiene durante a produção, armazenamento e transporte dos produtos que serão entregues.

Reveja suas parcerias, mantendo proximidade com marcas que apresentam um posicionamento semelhante ao seu, diante da crise. Seus clientes e leads estão ainda mais atentos às suas ações! Invista em programas de fidelização do cliente e envie amostras de seus produtos e/ou serviços para figuras públicas, formadores de opinião, com o intuito de divulgação. Crie algumas promoções para incentivar o consumo.

 

Aprimore sua estratégia de e-mail marketing

Invista na geração de leads, por meio da produção de conteúdo relevante e planeje campanhas de e-mail marketing que nutram seu público. Auxilie seus leads e clientes a se prepararem para a realização de novas compras. O isolamento físico deve permanecer por algum tempo, mas as datas comemorativas (como a Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados) continuam a existir. A distância dos entes queridos pode ser um fator decisivo para incentivar o consumo.

Planeje, também, estratégias de produção de conteúdo para outros canais de mídia digital, como as redes sociais. Por exemplo, as Lives do Instagram estão se tornando uma febre e a concorrência está acirrada! Esteja atendo para esse e outros tipos de novidades comportamentais. Estimule seu público a ficar em casa, protegendo-se do novo coronavírus, e a consumir de forma online.

 

Como sua marca vai agir para enfrentar o novo coronavírus? Compartilhe suas ações com o mundo.

Cuidado com o trabalho home office e a realização de conferências à distância. Caso seus funcionários não tenham o hábito de trabalhar de casa, envie-lhes uma cartilha com boas condutas e procedimentos para evitar situações constrangedoras durante as conferências. Lembre-se de preservar a imagem de seus colaboradores e até mesmo da própria empresa! Caso seja possível, compartilhe essa cartilha com seu público, uma vez que muitas pessoas estão passando pela mesma situação.

A Ambev reduziu parte de sua fabricação de bebidas para produzir álcool em gel e distribuir para hospitais públicos que enfrentam dificuldades com a falta desse produto. Algumas universidades públicas também estão produzindo álcool em gel para distribuição gratuita. A Decatlhon, no Brasil, doou todo o seu estoque de máscaras Easybreath, que após serem adaptadas por especialistas, poderão ser utilizadas como respiradores em hospitais. Diversas figuras públicas estão doando dinheiro para o Sistema Único de Saúde, assim como para as universidades públicas que desenvolvem pesquisas sobre o novo coronavírus. O mundo corre para produzir uma vacina.

É a solidariedade que promoverá a cura da sociedade contemporânea! Como sua marca pode contribuir para o enfrentamento dessa pandemia?

 

Conte com a Like Melon para vencer o novo coronavírus!

A Like Melon é uma agência digital especializada em Inbound Marketing, com vasta experiência em auxiliar marcas a planejar e desenvolver sua presença online, de forma eficiente e eficaz. Seguindo as orientações de quarentena, sua equipe está trabalhando em home office, mantendo ativos todos os serviços oferecidos.

Entre em contato com nossos especialistas e descubra a melhor forma de sua empresa enfrentar os desafios digitais impostos pela pandemia do novo coronavírus. É o mundo online que nos aproxima, em tempos de isolamento, nos tornando mais fortes para enfrentar qualquer desafio. Conte com a Like Melon para fortalecer o seu negócio!

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