Mobile Marketing: O que é e como aplicar?

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Mobile Marketing: O que é e como aplicar?

A sua empresa investe em Mobile Marketing? O mundo dos negócios reconhece que a presença digital é essencial para a existência e crescimento de uma empresa, marca, no contexto contemporâneo. Mas você, como empreendedor, investe em uma boa experiência mobile para seus clientes? Você sabe o que é mobile marketing? Conhece as formas de atuação desse tipo de marketing?

 

Talvez você não conheça, com profundidade, esse tema, mas com certeza é capaz de identificar mudanças básicas de comportamento do consumidor contemporâneo. Quantas pessoas que você conhece têm um smartphone? Dessas pessoas, quantas utilizam as redes sociais e aplicativos de prestação de serviço (alimentação delivery, transporte urbano, streaming de música e vídeo, dentre outros), diariamente? É muito fácil perceber que os smartphones estão cada vez mais inseridos na rotina cotidiana do consumidor brasileiro, uma vez que basta observar as pessoas que andam pelas ruas, shoppings, escolas, e o que geralmente têm em suas mãos… Os smartphones e suas diversas funcionalidades!

 

O Mobile Marketing faz parte das estratégias de marketing digital do seu negócio? Em caso negativo, você pode estar perdendo boas oportunidades de venda e de expansão da sua cartela de clientes. Em caso positivo, o mercado digital evolui com rapidez e apresenta novidades quase que diariamente. Acompanhe o texto, a seguir, e conheça mais sobre esse tema tão atual e necessário para o sucesso da sua empresa!

 

O que é o Mobile Marketing?

Em 2.000 a.C. surge o ábaco, que hoje é considerado o primeiro computador mecânico móvel. Dessa época até os dias atuais a tecnologia avançou muito, principalmente no que se refere a dispositivos móveis, internet e às formas de interação do ser humano com esses sistemas.

 

Em 1843, Ada Lovelace (britânica) surge como a primeira pessoa a programar, sendo considera a mãe da programação e no final da 2ª Guerra Mundial, Alan Turing (britânico) cria o primeiro computador mecânico (chamado Colossus), como o objetivo de decifrar a comunicação criptografada dos nazistas. Em 1946 foi finalizado o primeiro computador digital eletrônico (Eniac), e de grande escala, sendo composto por 18.000 válvulas. O conceito de BUG (erro) surge com o Eniac, a partir do momento em que insetos atraídos pela luz das válvulas provocaram a queima das mesmas e consequentes erros de desempenho desse computador.

 

Tipos atuais de computadores: de mesa (desktops), portáteis (notebooks) e móveis (mobiles – smartphones). O termo dispositivo móvel está relacionado a smartphones, tablets e leitores de livros digitais que combinam tela sensível ao toque com funções de entrada e saída de dados e teclado digital embutido. Esses leitores têm fonte de energia limitada (bateria) e por isso é interessante que os aplicativos comerciais não sejam pesados e aproveitem os recursos disponíveis pelo próprio dispositivo (acelerômetro, giroscópio, detector de luminosidade, GPS, detector de proximidade, dentre outros), para oferecer uma experiência de uso melhor e mais significativa para o usuário/cliente.

 

O mobile marketing é a aplicação dos conceitos de Inbound Marketing para o desenvolvimento de estratégias de venda direcionadas para dispositivos móveis, tendo como foco os smartphones, uma vez que esses são os mais populares entre os consumidores, atualmente. A grande sensação do momento são as interações em tempo real, junto aos seus leads (potenciais clientes) e clientes.

 

Lembre-se que a proposta principal do Inbound Marketing é nutrir, educar seus leads de forma que eles se tornem leads qualificados, aptos a adquirirem seus serviços e/ou produtos, de forma natural, valorizando seus diferenciais e qualidades. Esses valores são adaptados ao contexto de usabilidade dos smartphones, a partir de estratégias próprias do mobile marketing.

 

Uma das primeiras ações de uma empresa que pretende empregar o mobile marketing é desenvolver um site responsivo ou um site mobile. O site responsivo é desenvolvido quando a versão do seu site principal, voltado para acessos via desktop, passa a se adequar à tela do smartphone quando for acessado por esse dispositivo móvel. Já o site mobile é desenvolvido exclusivamente para acessos via smartphone, levando em consideração as necessidades de usabilidade desse ambiente digital e tendo como objetivo proporcionar uma experiência mais agradável e significativa para o seu público.

 

 

Principais estratégias de atuação para Mobile Marketing

Conheça, a seguir, algumas das estratégias mais comuns do mobile marketing para nutrir leads e proporcionar relacionamentos mais significativos para seu público:

 

QR Code

Trata-se de um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela câmera do smartphone e lido, a partir de aplicativos próprios para essa função. Geralmente, essa leitura encaminha o usuário para um endereço de internet que o permite acessar informações relevantes. Por meio de QT code podem ser disponibilizados ingressos de shows, cupons de desconto, manuais, catálogos, dentre outras possibilidades.

 

SMS Marketing

Envie SMS (mensagens de texto enviadas pelo smartphone) para seus leads qualificados e clientes, informando sobre promoções, parabenizando pelo aniversário ou convidando para um lançamento. Para esse tipo de ação é importante realizar uma boa segmentação do público a ser atingido, de forma que o contato estabelecido seja de fato relevante para o destinatário. O SMS costuma apresentar uma alta taxa de abertura!

 

Bluetooth Markting (Marketing de Proximidade)

Tem um objetivo muito parecido com o do QR Code, mas em vez de utilizer a internet para transferência de arquivos e informações, utiliza a funcionalidade do bluetooth do smartphone e para isso o cliente deve estar dentro da sua loja física, devido ao baixo alcance dessa tecnologia. A vantagem é que se trata de uma estratégia de mobile marketing totalmente gratuita.

 

Aplicativos para smartphone

Exigem um investimento financeiro maior, caso você opte por desenvolver um aplicativo exclusivo para sua marca. Uma opção válida também é participar de aplicativos que já existem no mercado e são muito conhecidos, como os de delivery de comida ou que geram cupons de desconto. Associe-se a marcas com conceitos próximos aos seus conquiste novos clientes!

 

Redes Sociais (conteúdo em tempo real)

Recursos como os Stories e o IGTV do Instagram permitem um diálogo mais próximo e informal junto aos seus leads, acelerando a evolução desses ao longo da jornada do comprador. Um vídeo, em tempo real, sobre seus produtos, explicando a forma de uso, por exemplo, gera muito mais autoridade e inspira mais confiança em seu público do que uma simples leitura de um texto do Blog.

 

Para que o seu mobile marketing seja desenvolvido de forma eficiente e eficaz, invista em uma equipe de marketing qualificada e experiente. Conheça a Like Melon, agência de marketing digital especialista em mobile marketing! Entre em contato com os consultores da Like Melon e descubra como essas novas estratégias podem ser acessíveis e gerar grande impacto positivo para suas vendas. Invista em mobile marketing, invista no crescimento do seu negócio!

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