SEO para psicólogos: o que é e como aplicar

Like Melon > Google Ads  > SEO para psicólogos: o que é e como aplicar
dicas de SEO para psicólogos

SEO para psicólogos: o que é e como aplicar

Você já ouviu falar em SEO? Saberia dizer do que se trata o SEO para psicólogos?

 

O SEO para psicólogos é uma ferramenta muito importante que você pode utilizar para conquistar mais público para sua clínica.

 

O que é SEO?

Com certeza você já fez alguma pesquisa ou procurou algum produto ou serviço no Google ou em outros sites de pesquisa, certo?

 

Ao digitar aquilo que está procurando, você dá instruções de busca ao Google para que ele encontre as melhores opções.

 

Sua pesquisa pode ser endereços de clínicas de psicologia; ou então referências bibliográficas de psicoterapia.

 

Independentemente do que seja, é quase certo que os sites de buscas sempre vão encontrar aquilo que você quer.

 

Mas como uma ferramenta poderá saber com tamanha precisão aquilo que você está procurando?

 

O SEO (Search Engine Optimization) é o responsável por encontrar as melhores e mais assertivas respostas.

 

SEO é a sigla em inglês para uma estratégia conhecida como Otimização para Mecanismos de Busca.

 

Esse instrumento é muito utilizado por profissionais de marketing e redação na construção de suas campanhas.

 

Falando mais precisamente, textos e blogposts são criados otimizados para SEO, ou seja, para cumprir uma tarefa.

 

Essa tarefa nada mais é que melhorar – ou otimizar – o posicionamento e o ranqueamento dos textos nos sites de buscas.

 

Assim, o trabalho de quem está fazendo uma busca é facilitado, e a exposição de quem publica é mais valorizada.

 

Isso ocorre com a escolha correta daquilo que chamamos de palavras-chaves (Keywords, KWs, em inglês).

 

São as palavras-chaves que dão uma mãozinha para o Google encontrar os termos que o usuário está procurando.

 

Se a procura for por clínicas de psicoterapia, ele fará uma curadoria dessas KWs e entregará os resultados mais satisfatórios.

 

Os textos que mais obedeçam os padrões de SEO estarão melhor ranqueados e constarão entre os primeiros resultados.

 

Os resultados aparecem nas SERPS (as páginas) do Google, e quanto antes aparecerem, maiores serão as chances de acessar o site.

O objetivo da SERP (Search Engine Results Page) é auxiliar os usuários a encontrar justamente o que procuram na internet.

Mas nem sempre é simples escrever um artigo utilizando a palavra-chave correta.

 

Antes, você precisa saber o que o público está procurando na internet e, para isso, algumas ferramentas podem ajudar.

 

Escolhendo a palavra-chave certa

Em primeiro lugar você precisa conhecer quem são as pessoas que procuram serviços e produtos de psicologia.

A definição da persona passa pelo entendimento de quem é o público-alvo que realiza buscas sobre o assunto na internet.

 

A persona é uma representação do seu cliente ideal, ou seja, alguém que potencialmente contrataria os seus serviços.

Baseadas em informações reais sobre as características demográficas e comportamentais de seus pacientes é que ocorre a identificação da persona.

 

É a persona, ou cliente em potencial, quem faz as buscas na internet sobre os temas e assuntos que você vai trabalhar no seu blog.

Descobrir qual a palavra-chave que mais interessa ao seu público-alvo é uma importante tarefa do time de marketing.

 

Existem ferramentas que são utilizadas para agilizar o esforço da equipe de marketing e facilitar o trabalho dos redatores.

 

Entre as principais, estão:

  • Google Trends
  • Google Search Console
  • SEMrush
  • Ubersuggest

Além de apontar quais os termos mais buscados pelos usuários, esses sites também mostram outras tendências.

 

Entre elas, a frequência de busca, termos relacionados e região onde os usuários estão localizados.

 

SEO para psicólogos

Agora, imaginemos que você procura por assuntos ligados à psicologia, psicoterapia ou palavras-relacionadas.

Em buscas relacionadas ao tema de saúde mental, o SEO para psicólogos faz toda a diferença.

O usuário pode procurar:

  • Psicólogos
  • Clínicas de psicoterapia
  • Faculdades de psicologia
  • Referenciais teóricos ou bibliográficos relacionados à psicologia

 

Se a pesquisa se tratar de um local, o Google mostra os endereços mais próximos do usuário, baseado nas ferramentas de busca e na sua localização.

 

Caso a pesquisa seja sobre um assunto, um tema ou uma publicação, o buscador mostrará primeiro os sites melhor ranqueados.

 

Esses são aqueles que possuem artigos, resenhas, blogposts e outros tipos de textos que estiverem otimizados para SEO.

 

Por isso defendemos a importância do desenvolvimento de um site e, dentro dele, um espaço para a criação de um blog.

É no blog que o psicólogo pode trazer muitas informações sobre determinado assunto ou tema.

Por exemplo, ao falar sobre depressão ou ansiedade, o psicólogo pode escrever artigos contendo essas palavras-chaves.

 

Conforme seu texto vai sendo acessado pelo público e referenciado por outros autores por meio de links, mais ele sobe na SERP do Google.

A aplicação de SEO para psicólogos pode trazer resultados importantes para o profissional e para sua clínica.

Quanto mais artigos em seu blog, e quanto melhor escritos eles forem, mais otimizados para buscas no Google ele será.

 

Dessa forma, você pode se beneficiar muito, já que o nome e a imagem de seu consultório aparecerão mais para o público.

O profissional da psicologia que sabe usar bem as ferramentas de busca do Google possui um diferencial competitivo ante à concorrência.

 

Dicas de palavras-chaves para SEO para psicólogos

Aqui vamos dar uma colher-de-chá para que você inicie seu blog com o pé-direito, otimizando seus textos para SEO.

 

Usando o Google Trends, analisamos as palavras-chaves mais buscadas pelo público que procura por serviços psicológicos.

 

As sete palavras-chaves mais procuradas pelo público nos últimos doze meses, são:

  1. Ansiedade
  2. Psicologia
  3. Depressão
  4. Terapia
  5. Psicologo (sem acento, mas a recomendação é não pecar no português na hora da escrita)
  6. Psicólogo (com acento)
  7. Saude mental (sem acento, a recomendação é a mesma de cima)

 

Nossa sugestão é que você escreva artigos com textos otimizados para SEO utilizando essas palavras-chaves.

 

O curso Digitalmente te dá uma força

Se você se interessou pelo assunto, e deseja saber mais sobre SEO para psicólogos, nós podemos te ajudar.

O curso Digitalmente: Marketing Digital para Psicólogos traz as principais informações e estratégias para o seu negócio.

 

Nele você vai aprender a utilizar as melhores palavras-chaves, criando conteúdos mais interessantes para sua persona.

 

Acesse o link do curso Digitalmente, e desfrute dos benefícios de usar SEO para psicólogos.

Sem Comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.