Mobile Marketing: O que é e como aplicar?

Like Melon > Marketing Digital  > Mobile Marketing: O que é e como aplicar?

Mobile Marketing: O que é e como aplicar?

A sua empresa investe em Mobile Marketing? O mundo dos negócios reconhece que a presença digital é essencial para a existência e crescimento de uma empresa, marca, no contexto contemporâneo. Mas você, como empreendedor, investe em uma boa experiência mobile para seus clientes? Você sabe o que é mobile marketing? Conhece as formas de atuação desse tipo de marketing?

Talvez você não conheça, com profundidade, esse tema, mas com certeza é capaz de identificar mudanças básicas de comportamento do consumidor contemporâneo. Quantas pessoas que você conhece têm um smartphone? Dessas pessoas, quantas utilizam as redes sociais e aplicativos de prestação de serviço (alimentação delivery, transporte urbano, streaming de música e vídeo, dentre outros), diariamente? É muito fácil perceber que os smartphones estão cada vez mais inseridos na rotina cotidiana do consumidor brasileiro, uma vez que basta observar as pessoas que andam pelas ruas, shoppings, escolas, e o que geralmente têm em suas mãos… Os smartphones e suas diversas funcionalidades!

O Mobile Marketing faz parte das estratégias de marketing digital do seu negócio? Em caso negativo, você pode estar perdendo boas oportunidades de venda e de expansão da sua cartela de clientes. Em caso positivo, o mercado digital evolui com rapidez e apresenta novidades quase que diariamente. Acompanhe o texto, a seguir, e conheça mais sobre esse tema tão atual e necessário para o sucesso da sua empresa!

O que é o Mobile Marketing?

Em 2.000 a.C. surge o ábaco, que hoje é considerado o primeiro computador mecânico móvel. Dessa época até os dias atuais a tecnologia avançou muito, principalmente no que se refere a dispositivos móveis, internet e às formas de interação do ser humano com esses sistemas.

Em 1843, Ada Lovelace (britânica) surge como a primeira pessoa a programar, sendo considera a mãe da programação e no final da 2ª Guerra Mundial, Alan Turing (britânico) cria o primeiro computador mecânico (chamado Colossus), como o objetivo de decifrar a comunicação criptografada dos nazistas. Em 1946 foi finalizado o primeiro computador digital eletrônico (Eniac), e de grande escala, sendo composto por 18.000 válvulas. O conceito de BUG (erro) surge com o Eniac, a partir do momento em que insetos atraídos pela luz das válvulas provocaram a queima das mesmas e consequentes erros de desempenho desse computador.

Tipos atuais de computadores: de mesa (desktops), portáteis (notebooks) e móveis (mobiles – smartphones). O termo dispositivo móvel está relacionado a smartphones, tablets e leitores de livros digitais que combinam tela sensível ao toque com funções de entrada e saída de dados e teclado digital embutido. Esses leitores têm fonte de energia limitada (bateria) e por isso é interessante que os aplicativos comerciais não sejam pesados e aproveitem os recursos disponíveis pelo próprio dispositivo (acelerômetro, giroscópio, detector de luminosidade, GPS, detector de proximidade, dentre outros), para oferecer uma experiência de uso melhor e mais significativa para o usuário/cliente.

O mobile marketing é a aplicação dos conceitos de Inbound Marketing para o desenvolvimento de estratégias de venda direcionadas para dispositivos móveis, tendo como foco os smartphones, uma vez que esses são os mais populares entre os consumidores, atualmente. A grande sensação do momento são as interações em tempo real, junto aos seus leads (potenciais clientes) e clientes.

Lembre-se que a proposta principal do Inbound Marketing é nutrir, educar seus leads de forma que eles se tornem leads qualificados, aptos a adquirirem seus serviços e/ou produtos, de forma natural, valorizando seus diferenciais e qualidades. Esses valores são adaptados ao contexto de usabilidade dos smartphones, a partir de estratégias próprias do mobile marketing.

Uma das primeiras ações de uma empresa que pretende empregar o mobile marketing é desenvolver um site responsivo ou um site mobile. O site responsivo é desenvolvido quando a versão do seu site principal, voltado para acessos via desktop, passa a se adequar à tela do smartphone quando for acessado por esse dispositivo móvel. Já o site mobile é desenvolvido exclusivamente para acessos via smartphone, levando em consideração as necessidades de usabilidade desse ambiente digital e tendo como objetivo proporcionar uma experiência mais agradável e significativa para o seu público.

 

Principais estratégias de atuação para Mobile Marketing

Conheça, a seguir, algumas das estratégias mais comuns do mobile marketing para nutrir leads e proporcionar relacionamentos mais significativos para seu público:

QR Code: Trata-se de um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela câmera do smartphone e lido, a partir de aplicativos próprios para essa função. Geralmente, essa leitura encaminha o usuário para um endereço de internet que o permite acessar informações relevantes. Por meio de QT code podem ser disponibilizados ingressos de shows, cupons de desconto, manuais, catálogos, dentre outras possibilidades.

SMS Marketing: Envie SMS (mensagens de texto enviadas pelo smartphone) para seus leads qualificados e clientes, informando sobre promoções, parabenizando pelo aniversário ou convidando para um lançamento. Para esse tipo de ação é importante realizar uma boa segmentação do público a ser atingido, de forma que o contato estabelecido seja de fato relevante para o destinatário. O SMS costuma apresentar uma alta taxa de abertura!

Bluetooth Markting (Marketing de Proximidade): Tem um objetivo muito parecido com o do QR Code, mas em vez de utilizer a internet para transferência de arquivos e informações, utiliza a funcionalidade do bluetooth do smartphone e para isso o cliente deve estar dentro da sua loja física, devido ao baixo alcance dessa tecnologia. A vantagem é que se trata de uma estratégia de mobile marketing totalmente gratuita.

Aplicativos para smartphone: Exigem um investimento financeiro maior, caso você opte por desenvolver um aplicativo exclusivo para sua marca. Uma opção válida também é participar de aplicativos que já existem no mercado e são muito conhecidos, como os de delivery de comida ou que geram cupons de desconto. Associe-se a marcas com conceitos próximos aos seus conquiste novos clientes!

Redes Sociais (conteúdo em tempo real): Recursos como os Stories e o IGTV do Instagram permitem um diálogo mais próximo e informal junto aos seus leads, acelerando a evolução desses ao longo da jornada do comprador. Um vídeo, em tempo real, sobre seus produtos, explicando a forma de uso, por exemplo, gera muito mais autoridade e inspira mais confiança em seu público do que uma simples leitura de um texto do Blog.

Para que o seu mobile marketing seja desenvolvido de forma eficiente e eficaz, invista em uma equipe de marketing qualificada e experiente. Conheça a Like Melon, agência de marketing digital especialista em mobile marketing! Entre em contato com os consultores da Like Melon e descubra como essas novas estratégias podem ser acessíveis e gerar grande impacto positivo para suas vendas. Invista em mobile marketing, invista no crescimento do seu negócio!

likemelon
likemelon
Sem Comentários

Poste um comentário

Comentário
Name
Email
Website