O poder do email marketing

Like Melon > Inbound Marketing  > O poder do email marketing
dicas email marketing

O poder do email marketing

O email marketing é a primeira ferramenta, de marketing digital, criada para estabelecer/manter o relacionamento das empresas com seus leads (potenciais clientes) e clientes. A evolução do marketing digital fez surgir novas ferramentas e dentre elas, as mais populares atualmente são as redes sociais (Facebook, Instagram, por exemplo). Mas isso não significa que o email marketing deixou de ser utilizado, até muito pelo contrário, o e-mail tem se tornado essencial tanto na vida do consumidor quanto no meio corporativo.

A sua empresa, adota o email marketing como estratégia de relacionamento para converter leads e fidelizar os clientes já conquistados? Acompanhe o texto, a seguir, e descubra como o bom e velho email marketing pode ser utilizado como uma máquina de bons ROIs (retorno sobre investimento) para o seu negócio!

 

email marketing - O poder do email marketing

 

O email marketing está vivo, e muito vivo!

De acordo com a pesquisa “E-mail marketing Trends 2018”: 97,6% dos brasileiros entrevistados possuem email pessoal e desses, 95,9% conferem a caixa de entrada todos os dias e o acesso ocorre principalmente por meio de desktop, notebook e smartphone. Dos entrevistados, 78,4% gostam de receber newsletter (revista comercial digital) e desses, 76,8% já realizaram uma compra a partir do recebimento desse tipo de email marketing.

 

Bem, enganou-se quem acreditou que o email marketing cairia em desuso, até desaparecer. As más práticas do passado (como a compra de lista de contatos) foram superadas pelo surgimento de profissionais qualificados em marketing digital! Também de acordo com a pesquisa acima citada, 76,6% das empresas brasileiras, entrevistadas, adotam a estratégia de email marketing.

 

O envio dos e-mails é feito com uma frequência semanal, por 48,6% das empresas e a ferramenta de automatização mais utilizada é a RD Station (Leia o Blog Post “Conheça o RD Station: nossa máquina de resultados!”). O principal motivo de uso do email marketing é para desenvolver e nutrir relacionamento com os clientes.

 

Conheça os principais tipos de email marketing

É fundamental que você conheça o seu mercado, suas personas e o seu plano de negócio para definir o tipo de e-mail mais eficaz para sua empresa. O foco do Inbound Marketing (marketing de atração) é o relacionamento com os potenciais clientes, fazendo com que esses se sintam à vontade para realizar uma compra. A sua marca deve cuidar para que seus clientes tenham a melhor experiência de compra de suas vidas e a abordagem do email marketing faz parte desse processo. É importante ressaltar que a sua base de e-mails deve ser criada a partir de landing pages, para que seus leads (clientes potenciais) disponibilizem seus dados de forma espontânea. Os tipos mais comuns de e-mail são os seguintes:

 

Newsletter

Esse tipo de e-mail é caracterizado por poder se apresentar de diversas formas e assim ser utilizado para sensibilizar potenciais cliente e clientes nas três últimas etapas da metodologia inbound (conversão, fechamento e encantamento). Pode-se divulgar novas postagens do Blog, estudos de caso, por exemplo. O tipo de análise a ser feita gira em torno de quem clicou em qual link, possibilitando assim a segmentação por assunto de interesse e identificação do estágio de compra.

 

Promocional

Esse tipo de e-mail deve promover uma oferta, seja um conteúdo gratuito ou um produto/serviço de fato. É necessário levar a mensagem certa para a pessoa certa, de acordo com a jornada do comprador, evitando-se assim que o seu potencial cliente se sinta importunado. Muito utilizado na etapa de conversão.

 

Especiais

São os e-mails enviados em datas especiais, como aniversário, datas comemorativas, parabenizações. O intuito é manter um relacionamento mais próximo com seus clientes e potencializar boas experiências de compra. Muito utilizados na etapa de encantamento.

 

Transacionais

São os e-mails de agradecimento, recuperação de senha, indicação de onde se encontra o serviço de entrega de um produto. Ou seja, são e-mails de transações dentro de um processo de compra e/ou utilização de um serviço. Esses e-mails são uma excelente oportunidade para gerar conversões secundárias (seguir nas redes sociais, recomendar um amigo, conversar com um consultor). Muito utilizado na etapa de fechamento.

 

email mkt - O poder do email marketing

 

03 dicas para tornar seu email marketing significativo financeiramente:

 

Profissional qualificado

A maioria das agências de comunicação apresentam um comportamento mais tradicional, dando pouca ou nenhuma visibilidade ao uso consciente e eficaz do e-mail. Opte por profissionais atualizados e experientes com a obtenção de bons ROIs (retorno sobre investimento) a partir do uso de email marketing.

 

Automação dos e-mails

O RD Station é um software completo, tanto para envio quanto para gerenciamento dos seus e-mails. Obtenha perfis detalhados sobre o comportamento dos seus clientes para estabelecer estratégias de relacionamento personalizadas (trate seus leads pelo nome). Lembre-se: o assunto do e-mail não deve conter mais que 8 palavras e o seu template (aparência gráfica) dever manter um equilíbrio entre a porcentagem de texto e imagem.

 

Análise dos resultados

Para aumentar o seu ROI é necessário analisar a realidade específica do seu negócio. As suas ações de e-mail marketing devem ser revisadas periodicamente.

 

Like Melon: Conte com os profissionais mais experientes em resultado por email marketing

Criar conteúdo relevante, assertivo e personalizado, para email marketing, exige qualificação técnica/teórica e experiência de mercado. Conte com a Like Melon para turbinar o seu faturamento! Entre em contato com nossos especialistas e ajude a sua audiência a encontra o que mais procura: seu conteúdo, seus produtos e/ou serviços!

 

BANNER BLOG - O poder do email marketing

likemelon
likemelon
Sem Comentários

Poste um comentário

Comentário
Name
Email
Website

5 − um =