O poder do email marketing

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O poder do email marketing

O email marketing é a primeira ferramenta, de marketing digital, criada para estabelecer/manter o relacionamento das empresas com seus leads (potenciais clientes) e clientes. A evolução do marketing digital fez surgir novas ferramentas e dentre elas, as mais populares atualmente são as redes sociais (Facebook, Instagram, por exemplo). Mas isso não significa que o email marketing deixou de ser utilizado, até muito pelo contrário, o e-mail tem se tornado essencial tanto na vida do consumidor quanto no meio corporativo.

A sua empresa, adota o email marketing como estratégia de relacionamento para converter leads e fidelizar os clientes já conquistados? Acompanhe o texto, a seguir, e descubra como o bom e velho email marketing pode ser utilizado como uma máquina de bons ROIs (retorno sobre investimento) para o seu negócio!

 

O email marketing está vivo, e muito vivo!

De acordo com a pesquisa “E-mail marketing Trends 2018”: 97,6% dos brasileiros entrevistados possuem email pessoal e desses, 95,9% conferem a caixa de entrada todos os dias e o acesso ocorre principalmente por meio de desktop, notebook e smartphone. Dos entrevistados, 78,4% gostam de receber newsletter (revista comercial digital) e desses, 76,8% já realizaram uma compra a partir do recebimento desse tipo de email marketing.

Bem, enganou-se quem acreditou que o email marketing cairia em desuso, até desaparecer. As más práticas do passado (como a compra de lista de contatos) foram superadas pelo surgimento de profissionais qualificados em marketing digital! Também de acordo com a pesquisa acima citada, 76,6% das empresas brasileiras, entrevistadas, adotam a estratégia de email marketing.

O envio dos e-mails é feito com uma frequência semanal, por 48,6% das empresas e a ferramenta de automatização mais utilizada é a RD Station (Leia o Blog Post “Conheça o RD Station: nossa máquina de resultados!”). O principal motivo de uso do email marketing é para desenvolver e nutrir relacionamento com os clientes.

Conheça os principais tipos de email marketing

É fundamental que você conheça o seu mercado, suas personas e o seu plano de negócio para definir o tipo de e-mail mais eficaz para sua empresa. O foco do Inbound Marketing (marketing de atração) é o relacionamento com os potenciais clientes, fazendo com que esses se sintam à vontade para realizar uma compra. A sua marca deve cuidar para que seus clientes tenham a melhor experiência de compra de suas vidas e a abordagem do email marketing faz parte desse processo. É importante ressaltar que a sua base de e-mails deve ser criada a partir de landing pages, para que seus leads (clientes potenciais) disponibilizem seus dados de forma espontânea. Os tipos mais comuns de e-mail são os seguintes:

Newsletter: Esse tipo de e-mail é caracterizado por poder se apresentar de diversas formas e assim ser utilizado para sensibilizar potenciais cliente e clientes nas três últimas etapas da metodologia inbound (conversão, fechamento e encantamento). Pode-se divulgar novas postagens do Blog, estudos de caso, por exemplo. O tipo de análise a ser feita gira em torno de quem clicou em qual link, possibilitando assim a segmentação por assunto de interesse e identificação do estágio de compra.

Promocional: Esse tipo de e-mail deve promover uma oferta, seja um conteúdo gratuito ou um produto/serviço de fato. É necessário levar a mensagem certa para a pessoa certa, de acordo com a jornada do comprador, evitando-se assim que o seu potencial cliente se sinta importunado. Muito utilizado na etapa de conversão.

Especiais: São os e-mails enviados em datas especiais, como aniversário, datas comemorativas, parabenizações. O intuito é manter um relacionamento mais próximo com seus clientes e potencializar boas experiências de compra. Muito utilizados na etapa de encantamento.

Transacionais: São os e-mails de agradecimento, recuperação de senha, indicação de onde se encontra o serviço de entrega de um produto. Ou seja, são e-mails de transações dentro de um processo de compra e/ou utilização de um serviço. Esses e-mails são uma excelente oportunidade para gerar conversões secundárias (seguir nas redes sociais, recomendar um amigo, conversar com um consultor). Muito utilizado na etapa de fechamento.

 

 

03 dicas para tornar seu email marketing significativo financeiramente

  1. Profissional qualificado: A maioria das agências de comunicação apresentam um comportamento mais tradicional, dando pouca ou nenhuma visibilidade ao uso consciente e eficaz do e-mail. Opte por profissionais atualizados e experientes com a obtenção de bons ROIs (retorno sobre investimento) a partir do uso de email marketing.
  2. Automação dos e-mails: o RD Station é um software completo, tanto para envio quanto para gerenciamento dos seus e-mails. Obtenha perfis detalhados sobre o comportamento dos seus clientes para estabelecer estratégias de relacionamento personalizadas (trate seus leads pelo nome). Lembre-se: o assunto do e-mail não deve conter mais que 8 palavras e o seu template (aparência gráfica) dever manter um equilíbrio entre a porcentagem de texto e imagem.
  3. Análise dos resultados: para aumentar o seu ROI é necessário analisar a realidade específica do seu negócio. As suas ações de e-mail marketing devem ser revisadas periodicamente.

 

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