O que é jornada de compra

Like Melon > Inbound Marketing  > O que é jornada de compra

O que é jornada de compra

Você sabe o que é a jornada de compra? Muitos empreendedores que estão iniciando a presença digital de suas marcas nas redes sociais ainda não compreendem bem a importância de uma boa estratégia de conteúdo, embasada no estudo da jornada de compra, ou como é mais conhecida, do inglês: Buyer’s Jorney. Especificar, de forma a gerar resultados, as personas da sua marca, assim como as palavras-chave a serem utilizadas para as personas de cada etapa da jornada de compra é essencial para produzir conteúdo eficaz e de relevância.

Como ajudar sua persona a encontrar seu conteúdo nos sites de busca? Como determinar o tipo de conteúdo a ser produzido para nutrir tanto aquele lead indeciso, como o cliente já conquistado? Como o Inbound Marketing (marketing de atração) está relacionado com a jornada de compra? Esclareça essa e outras dúvidas, sobre estratégia de marketing digital voltada para resultados, com o texto a seguir.

A importância do Inbound Marketing

A principal diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing Tradicional é que este é centrado no marqueteiro, enquanto o primeiro está focado em capacitar potenciais clientes, para que eles se sintam aptos a fecharem compras com a sua marca. As empresas que aplicam o Inbound Marketing empenham-se para solucionar os problemas do cliente e não única e exclusivamente os seus problemas de faturamento.

O Inbound é o tipo de marketing que faz parte do diálogo, da conversa com potenciais clientes, com o intuito de nutrir e atrair clientes qualificados para o seu negócio. No mundo contemporâneo, o comprador tem o poder!

O Inbound Marketing não existe sem contexto e para isso, apresenta quatro princípios fundamentais: utilização de personas; utilização da jornada do comprador; criação de conteúdo otimizado para motores de busca e planejamento de conteúdo útil para seu público.

 

 

O que é Jornada de Compra

É o conteúdo desenvolvido pela sua marca que atrai potenciais clientes para o seu negócio. Mas quem são esses potenciais clientes? São as chamadas personas, as quais representam a parte do seu público-alvo que será nutrida para se tornar apta para compra. Essas personas devem ser determinadas a partir da etapa da jornada de compra em que se encontram.

A jornada de compra é composta por quatro etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra.

Características das etapas da Jornada de Compra

Acompanhe, a seguir, como se define cada etapa da jornada.

– Aprendizado e Descoberta: Nessa etapa, a persona não tem muito claro qual é o seu problema e está iniciando suas pesquisas sobre determinado tema. O objetivo da sua marca, nesse momento, é nutrir essa persona com conteúdo de qualidade e autoridade.

Devem ser produzidos conteúdos mais amplos, a partir de blog posts, e-books e webinars, por exemplo. De acordo com as características da sua persona, crie conteúdos que a estimule a seguir para a próxima etapa, na qual descobrir qual é o seu problema.

– Reconhecimento do problema: Nessa etapa, a persona já realizou suas pesquisas iniciais e passa a reconhecer, com clareza, qual é a sua demanda (problema ou oportunidade). Os conteúdos dessa fase devem auxiliar a persona a reconhecer essa demanda de forma a instigá-la a procurar soluções para suas necessidades.

Devem ser produzidos conteúdos mais aprofundados, sobre temas mais específicos, podendo ser utilizado os mesmos canais da etapa anterior.

– Consideração da solução: Nessa etapa, a persona está esclarecida o suficiente para comparar possíveis possibilidades de compra. Ajude o seu potencial cliente a compreender que o seu produto e/ou serviço é a melhor opção que ele pode encontrar. Lembre-se de criar senso de urgência para que a persona avance para a próxima etapa.

Uma boa estratégia de conteúdo é apresentar estudos de caso de sucesso com seus clientes, ressaltando o quão vantajoso é realizar uma compra com a sua marca.

– Decisão de compra: Nessa etapa, a persona define com qual empresa realizará sua compra. É nesse momento que seus diferenciais, em relação à concorrência, devem ser expostos de forma a fechar o processo de compra.

Dependendo do seu negócio, ofereça testes gratuitos, diferenciais de compra, garantias para que sua persona tenha uma experiência de compra mais confortável e agradável.

A importância de fidelizar clientes já conquistados e gerar novas compras

Analisando o mercado de arquitetura e decoração, podemos determinar a seguinte persona: Aline, de 25 anos, noiva e que está organizando o novo apartamento onde irá morar (o apartamento é pequeno). Quando Aline está na fase de descoberta, procura ler sobre o que um apartamento de recém-casados deve ter, para compreender melhor esse universo, uma vez que nunca planejou um apartamento antes. Quando ela passa para a fase de reconhecimento do problema, percebe que apartamentos pequenos precisam de um cuidador maior para ser planejados, uma vez que que não é qualquer móvel que cabe em sua nova residência.

Ao passar para a fase de consideração da solução, Aline compreende que ela precisa de móveis planejados começa a pesquisas soluções desse tipo para seu novo apartamento. Já na fase de decisão, Aline compara preços e qualidade de execução, entrega e auxílio pós-venda de várias empresas, até encontrar aquela empresa que mais a encanta. A jornada de compra, de uma persona como Aline, deve ser estuda por escritórios de arquitetura especializados em móveis sob medida, com o intuito de conduzir o fechamento da compra, dessa cliente, com sua marca.

Após a realização da compra, o encantamento do cliente deve ser mantido para que esse retorne e realize novas compras, além de indicar sua marca para outros consumidores. Esteja atento para o fato de que conquistar um novo cliente pode ser até sete vezes mais caro do que manter um cliente que já realizou uma compra com sua marca.

 

 

Like Melon: Conheça a agência que é especialista em Jornada de Compra

A Like Melon é uma agência de marketing digital, focada em resultados a partir do Inbound Marketing. Definir as personas adequadas para o seu negócio, assim como a etapa da jornada de compra em que se encontram é o que fazemos com excelência.

Entre em contato com os representantes da Like Melon e entenda como a gestão de conteúdo do seu negócio pode gerar resultados positivos surpreendentes! O seu sucesso é você quem faz e a Like Melon te mostra os melhores caminhos. Aguardamos o seu contato.

 

likemelon
likemelon
Sem Comentários

Poste um comentário

Comentário
Name
Email
Website