Psicomarketing

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Você conhece o poder do Psicomarketing para sua empresa? As mídias digitais têm conquistado um espaço cada vez mais relevante, no meio empresarial para impulsionamento de vendas, conquista de novos clientes e fidelização. Investir em marketing digital já não é mais uma opção de escolha para os empreendedores, sendo um fator determinante para o sucesso da sua empresa. Para as empresas que estão iniciando não é diferente! Estabelecer um relacionamento adequado com clientes potenciais é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Mas como encontrar esses clientes nas redes sociais? Como divulgar seus serviços e/ou produtos, educando sua audiência sobre sua área de atuação de forma a gerar confiança e credibilidade para o seu trabalho? Esses desafios, enfrentados por toda empresa contemporânea, podem ser solucionados pelo Psicomarketing, a partir de ações do marketing digital.

Acompanhe o texto a seguir e perceba o potencial enorme de crescimento que sua empresa pode ter e que ainda não foi explorado… Vamos lá?

 

O que é Psicomarketing?

A Psicologia é a ciência que estuda os estados mentais e seus processos, a partir do comportamento humano e das interações estabelecidas com os ambientes físicos e sociais. O Marketing é a ciência que estuda as formas de valorização de serviços e produtos para satisfazer as necessidades de consumo, de um determinado púlblico-alvo, com o objetivo principal de crescimento dos lucros empresariais. O Psicomarketing é uma junção dos conhecimentos da Psicologia e do Marketing com o objetivo de traçar um plano estratégico de vendas, captação de clientes e fidelização, de forma mais eficaz e assertiva. Em se tratando de marketing digital, saber empregar o psicomarketing da maneira adequada, ao seu público (personas), é fundamental para o sucesso das ações digitais.

Philip Kotler, importante teórico do marketing, analisa que o consumidor é composto por mente, coração e espírito, sendo que esses três níveis de valor humano é que determinam o porquê, o quê e como o consumidor age de forma a adquirir um produto ou serviço. Para empreendedores que estão iniciando um novo negócio o processo não é diferente, uma vez que o potencial cliente (oriundo de indicações ou não) tem uma vasta opção de profissionais e empresas para escolher com quais irá trabalhar. E agora? O que vai fazer seus clientes potenciais escolherem o seu escritório e não o concorrente? Como seu público-alvo pode conhecer a sua marca e entender/corroborar o valor do seu serviço?

Antigamente, antes do advento da internet e das mídias digitais, era plausível traçar um perfil básico para o seu consumidor, com o intuito de o alcançar. Mas esse contexto mudou, e muito, com a revolução tecnológica a partir da popularização de sistemas computacionais, sob as mais diversas formas (smartphones, notebooks, tablets), e da internet. Hoje, seus clientes têm acesso a um vasto volume de informações, como: recomendação de qualidade, em relação aos seus serviços, a partir da declaração de outros clientes na internet; esclarecimentos técnicos sobre os serviços da sua área de trabalho; além dos avanços tecnológicos e novidades do seu segmento de mercado.

O cliente contemporâneo é um indivíduo ativo, autônomo, que procura se informar sobre suas demandas, que preza por atendimento personalizado e valoriza informação de qualidade. Para que esse público escolha o seu escritório e ainda recomende o seu serviço é necessário que suas demandas sejam satisfeitas, e estas não passam apenas por um bom atendimento, por uma boa execução de serviço. É necessário oferecer uma boa experiência de compra, ao longo de todo o seu processo, ensinando o seu cliente sobre tudo o que é importante que ele saiba para escolher a sua marca.

O psicomarketing possibilita o mapeamento das personas da sua empresa. O planejamento de marketing reconhece o seu público-alvo e dentro desse público há as personas, que são os indivíduos com alto potencial para adquirir os seus serviços. É necessário conhecer essas personas de forma detalhada, identificando os lugares que costumam frequentar, suas expectativas em relação ao serviço ofertado e muitas vezes compreendendo necessidades que nem os próprios pacientes sabem que têm.

Supondo que seu escritório seja de arquitetura e uma de suas personas seja uma noiva (que não atua profissionalmente na área da arquitetura) que procura o piso mais adequado para a cozinha de seu apartamento novo. Essa noiva irá se informar sobre esse tema em sites de busca da internet, com termos como “piso mais adequado para cozinha” (hoje está em alta também a busca por voz…). Para que essa potencial cliente chegue até a sua empresa é necessário que você produza conteúdo de qualidade sobre esse assunto, fácil de ser encontrado, de forma atrativa e que demonstre que a sua marca tem autoridade para tratar desse assunto. A compra de seus serviços ocorre como uma consequência natural da confiabilidade que foi estabelecida com essa potencial cliente.

 

Formas de atuação do Psicomarketing

Acompanhe, a seguir, algumas das formas de atuação do psicomarketing para atrair, conquistar e manter os clientes da sua empresa:

Imagem: Vivemos em uma sociedade que valoriza muito a imagem, sendo esta o primeiro indicativo de qualidade do seu serviço. Apresentar um logotipo, um site, perfis nas redes sociais adequados aos valores e missões do seu negócio é essencial. A linguagem visual estabelecida deve ser coerente com a qualidade de serviço prestado.


Psicologia das Cores:
A Psicologia estuda a influência que as cores têm sobre o processo emocional do indivíduo. Dessa forma, cores quentes podem aguçar o apetite e cores frias podem trazer uma sensação maior de calma e tranquilidade, por exemplo. É necessário estar atendo ao uso das cores tanto para os ambientes digitais como para o ambiente físico da sua empresa.


Redes Sociais:
Saber se comunicar com o seu cliente é essencial, desenvolvendo uma linguagem coerente, abordando temas relevantes e com paciência para que ao longo do tempo seja estabelecido um relacionamento de confiança, consideração e admiração.


Fidelização:
Desenvolva um programa de fidelização para seus clientes, seja com descontos ou pequenos presentes que os façam se sentirem especiais e valorizados por escolher o seu serviço. Sistemas de recompensa são necessários para reforçar que a escolha do seu serviço é a melhor opção.

 

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