Remarketing e Retargeting: Você já foi “perseguido”?

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Remarketing e Retargeting

Remarketing e Retargeting: Você já foi “perseguido”?

Um bom planejamento estratégico faz toda a diferença para se alcançar o sucesso com o marketing digital e não poderia ser diferente com o uso do remarketing e do retargeting. A sua empresa coloca em prática essas duas estratégias para manter ativo um relacionamento de qualidade com os seus leads e clientes? Você sabe qual é a diferença entre remarketing e retarketing?

Muitos empreendedores digitais ainda ficam em dúvida com o conceito desse dois termos e sobre a eficácia dos seus usos. Acompanhe o texto, a seguir, e descubra o que é e como aplicar essas duas estratégias na prática!

 

 

Inbound Marketing: a importância de manter um relacionamento adequado com a sua audiência

O marketing de atração (Inbound marketing) é pautado na solução das demandas, das dores das personas (perfis de cliente) do seu negócio. Cada marca tem um conceito, uma missão e visão próprios, em termos institucionais, devendo atuar em seu nicho mercadológico de acordo com o que prega junto à sua audiência (site, blog, redes sociais). É necessário qualificar, educar o lead (potencial cliente) para a compra, assim como renovar o interesse do cliente já conquistado para que novas vendas sejam realizadas. Além de ter compradores, é necessário que a marca tenha fãs, clientes altamente satisfeitos, encantados com os seus serviços e/ou produtos, tanto nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda.

 

Como agir quando um cliente acessa o seu e-commerce, adiciona alguns produtos no carrinho e não efetiva a compra? O que será que faltou para que o processo fosse concluído? Como descobrir o que faltou? A resposta é: remarketing!

 

Com alcançar suas personas em sites parceiros e nas redes sociais, informando sobre promoções, produtos/serviços novos? Como ampliar o relacionamento da sua marca, com seus leads, para além das suas plataformas digitais? A resposta é: retargeting.

 

 

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing digital para manter o relacionamento, o contato, o engajamento dos seus clientes e leads, por meio de e-mail marketing, uma vez esses consumidores já se mostraram interessados pela sua marca, ao navegarem pelas suas plataformas digitais (exemplo do carrinho cheio mas a compra não foi concluída). Para enviar e-mail marketing é necessário que você tenha o e-mail desse lead e isso é possível porque uma coleta de dados foi realizada previamente, por meio de uma landing page, por exemplo (ofereça e-books, análises, dentre outros materiais de relevância para obter os dados cadastrais, sempre perguntando se o lead autoriza sua marca a enviar e-mail marketing). Dessa forma, fica nítida a importância de conduzir o lead pela jornada do consumidor, sem pular etapas.

 

O uso do remarketing tem o objetivo de fazer com que o lead e cliente voltem ao site (e-commerce) da sua marca, navegando por mais tempo além de aumentar o valor de uma provável compra que não foi finalizada, anteriormente. O e-mail marketing retoma a interação com o consumidor, investiga o seu grau de satisfação com a marca e o estimula a se manter ativo em seu site, conhecendo novas promoções, lançamentos, maiores detalhes sobre produtos e serviços. É função da marca manter a interação viva!

 

 

O que é retargeting?

O retargeting também é uma estratégia de marketing digital para manter o relacionamento com clientes e leads, mas de forma diferente do remarketing, atua por meio de cookies instalados no navegador do consumidor (pelo seu site ou fanpage das redes sociais, sendo interessante que o consumidor autorize esse processo!). Os cookies coletam dados sobre os hábitos de navegação do lead e assim atuam em conjunto com o Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo, disponibilizando anúncios de seus produtos (pelos quais o consumidor já demostrou interesse mas ainda não comprou) em ambientes digitais diversos, frequentados por esse consumidor.

 

O retargeting estimula o seu lead/cliente a lembrar da sua marca e de seus produtos, serviços, quando estiver navegando pelos mais variados sites, vivenciando experiências digitais que não estão diretamente ligadas com o seu negócio. É importante estar atento ao fato de que não é interessante perseguir o consumidor, com seus anúncios, pois esse tipo de situação pode criar aversão à sua marca e não é esse o objetivo.

 

Os cookies permitem uma alta segmentação dos anúncios e o seu site deve estar corretamente configurado para instalar esses no navegador do consumidor. Invista em anúncios e landing pages com conteúdo personalizado e assertivo, respeitando o real interesse dos seus leads, para que a compra seja finalizada e o retargeting seja bem-sucedido. O retargeting tende a diminuir o custo com aquisição de novos clientes e aumentar a presença digital da marca, favorecendo o branding (valor percebido pelo público) da mesma.

 

 

Utilize o remarketing e o retargeting de forma complementar!

O remarketing e o retargeting podem e devem ser utilizados de forma complementar, desde que não promovam uma perseguição ao consumidor. Desenhe um plano de ação adequado, a partir do mapeamento das necessidades de seus leads e clientes, para atuar de forma equilibrada com essas duas estratégias de marketing digital. Delimite o tempo de duração da campanha de e-mail marketing, assim como a quantidade de vezes que o anúncio irá impactar cada consumidor, com a intenção de tornar confortável, para seu público, as abordagens por remarketing e retargeting.

 

Como em toda campanha de marketing digital, é necessário manter a frequência ao medir os resultados das ações de remarketing e retargeting, para identificar como os consumidores estão reagindo a essas abordagens, identificando as que apresentam melhores resultados. Não se esqueça que o interesse demonstrado pelo consumidor, em relação à sua marca, é o que deve nortear a campanha, de forma personalizada. Para que o remarketing e o retargeting sejam um sucesso, deve-se abordar cada consumidor de acordo com seus interesses individuais!

 

Entre em contato com a Like Melon e descubra como as ações de remarketing e retargeting podem alavancar o seu negócio! Especialistas em marketing digital estão prontos para auxiliar sua marca a utilizar todo o seu potencial de vendas nas plataformas online.

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