O que é um Key Opinion Leader (KOL)?

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O que é um Key Opinion Leader (KOL)?

Fala-se muito em influenciadores digitais, mas você sabe o que é KOL – key opinion leader? A sua empresa sabe qual é a diferença entre influenciador digital e KOL? O termo KOL é antigo no universo do marketing digital, sendo muito conhecido pelo mercado de saúde, que veio a dar origem a essa expressão, principalmente às áreas médica e odontológica. Em diversos contextos, os dois termos (KOL e influenciador digital) são utilizados com o mesmo sentido, mas o fato é que apresentam significados distintos. Atualmente, esses termos são utilizados por todos os setores mercadológicos, mas KOL ainda é novidade para alguns empresários.

 

A presença digital, de qualidade, não é mais uma opção para as marcas, mas sim uma necessidade competitiva essencial dentro do marketing digital. A produção de conteúdo relevante e até de entretenimento para as personas, tanto leads (potenciais clientes) como clientes, é fundamental para criar um relacionamento saudável, de confiança e duradouro entre o público consumidor e o seu negócio. A tendência atual é as pessoas buscarem cada vez mais por histórias reais que gerem empatia por meio dos valores propagados, do que procurarem pura e simplesmente por marcas e discursos empresariais que muitas vezes não condizem com o posicionamento real desses empreendimentos.

 

Acompanhe o texto, a seguir, e descubra a importância de desenvolver campanhas de marketing a partir de ações em conjunto com influenciadores digitais e/ou KOLs. Saiba identificar qual desses dois tipos de influência é mais adequada para sua marca. Vamos lá?

 

Experiência Profissional e Conhecimento Específico: o diferencial do KOL

Quando você procura por uma pasta de dente com características específicas, confia mais na indicação de um dentista especialista, bem recomendado por conhecidos e com muita experiência ou na indicação do galã da novela das nove que é o garoto propaganda de uma determinada marca? Quando se trata de saúde, poucas pessoas se arriscam a testar produtos novos que não sejam indicados por um especialista e assim, médicos/dentistas tornam-se advogados da marca… O marketing digital tem notado que essa tendência está cada vez mais presente em variados setores comerciais, pois os consumidores estão mais exigentes. Esse novo contexto tem modificado a atuação publicitária das empresas.

 

Os KOLs são esses formadores de opinião que possuem boa preparação acadêmica e/ou experiência em uma área específica do conhecimento, utilizando-se dessa autoridade consolidada para recomendar produtos/serviços do seu campo de estudo. Os Kols podem estar presentes nas redes sociais, mas é comum que essas plataformas não sejam o seu principal meio de comunicação, sendo admirados pelo conhecimento aprofundado que detém. O tipo de informação que divulgam dificilmente seria acessível para pessoas que não são da sua área de pesquisa e frequentemente estão associados a produtos/serviços industriais e ligados à saúde.

 

Sem dúvidas, a audiência do KOL é composta por um público limitado, mas é também mais qualificada para marcas que atuam na área de conhecimento desse influenciador. Assim, marcas que se associam ao KOL, utilizando-se de sua autoridade, tendem a ter um retorno (ROI – retorno sobre investimento) muito maior, uma vez que o público já é segmentado para o seu setor de mercado. Outra característica interessante, é que o KOL atua nas redes sociais de forma complementar ao seu trabalho principal, sendo que este ocorre no mundo real, muitas vezes por meio do desenvolvimento de pesquisas ou pela atuação em empresas de sucesso.

 

Personalidade e Autenticidade: o diferencial do influenciador digital

O influenciador digital é o tipo de formador de opinião mais comum, mais conhecido no Brasil e sua credibilidade vem do arquétipo que é desenvolvido em suas redes sociais. Os seguidores do influenciador digital no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube estão em busca de entretenimento e se identificam com esse arquétipo apresentado pelo perfil seguido. Por meio da empatia é estabelecida uma relação de confiança entre o influenciador e seu público.

 

Influenciadores conquistam um número elevado de seguidores, pouco segmentados e a principal característica é o grande alcance dos conteúdos publicados. Este tipo de formador de opinião tem sua principal fonte de renda oriunda das suas redes sociais e por isso produz uma quantidade de conteúdo maior e mais frequente, quando comparado ao KOL. Muitas vezes expõem sua vida, suas preferências pessoais e seus hábitos como forma de gerar autenticidade para seus conteúdos (não tratam de assuntos específicos) e maior empatia diante de suas histórias, as quais tendem a ser muito semelhantes às da vida real. Influenciadores digitais são seguidos pela sua personalidade enquanto o KOL é seguido pelo seu conhecimento. Um não é melhor ou pior do que o outro. São apenas diferentes, com objetivos distintos e atendem marcas com posicionamentos próximos aos seus objetivos como influenciadores.

 

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KOL x Influenciador digital: Qual escolher?

Tanto o influenciador digital quanto o KOL são figuras públicas que influenciam a opinião de consumo de seus seguidores, uma vez que estes estabelecem uma relação de confiança e admiração por quem seguem. O que determina a escolha entre um e outro é o objetivo da sua campanha de marketing digital (que também deve ser coerente com seu posicionamento mercadológico).

 

Uma dinâmica interessante, a ser destacada, é o fato de que os KOLs tendem a influenciar os influenciadores digitais. Chiara Ferragani é uma italiana considerada um ícone fashion e KOL da indústria da moda, sendo uma das especialistas em moda mais respeitada do mundo. Após um longo tempo de parceria com marcas famosas, abriu sua própria loja em Milão, onde comercializa suas coleções. Atualmente, Chiara dificilmente divulga outras marcas além da sua, em seu Instagram, vive criando tendências e influenciando seu público. Ela é seguida, por exemplo, pelo perfil oficial da Dior e das influenciadoras Alessandra Ambrósio e Paris Hilton (que além de a seguirem, também interagem com o perfil da italiana).

 

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