TikTok: Será que a sua empresa precisa estar nele?

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TikTok: Será que a sua empresa precisa estar nele?

As redes sociais são importantes instrumentos para atrair, converter e engajar leads, devendo ser utilizadas com base em uma estratégia de marketing bem planejada e estruturada. As empresas também devem acompanhar as mudanças de comportamento dos usuários e as tendências digitais. O TikTok é uma rede social que vem ganhando destaque e por isso merece toda atenção.

 

Qual o motivo para as empresas estarem presentes no TikTok? As instituições que estão atentas às boas práticas de marketing digital já perceberam que quanto mais cedo marcarem presença em uma rede social nova, e em grande expansão, mais fácil fica atrair, converter e engajar suas personas!

O TikTok é um dos aplicativos mais baixados do mundo, disponível em 141 países, sendo uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de estratégias de marketing! Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra como sua marca pode se posicionar nessa plataforma e ficar à frente da concorrência que ainda não percebeu essa oportunidade.

 

 

O que é o TikTok?

O TikTok é a quarta maior rede social do mundo, sendo muito utilizada pelos jovens (41% do público tem entre 16 e 24 anos de idade) e ultimamente tem conquistado novas faixas etárias. Trata-se de um aplicativo focado na produção e compartilhamento de vídeos curtos, 15 segundo de duração, com características de humor e entretenimento.

 

O TikTok oferece uma diversidade de recursos para edição de vídeos, incluindo legendas, gifs animados, trilha sonora e filtros, por exemplo. Esse aplicativo, chinês, surgiu em 2014 com o nome de Musical.ly e pretendia gerar entretenimento por meio de vídeos de dublagem, entre seus usuários.

Em 2017, o Musical.ly foi comprado pela empresa ByteDance, sendo renomeado como TikTok e iniciando o seu processo de expansão internacional. Em 2019 passou a alcançar um público muito significativo, contado com um bilhão de visualizações a cada 24 horas, de acordo com a empresa Sensor Tower. Usuários com mais de mil seguidores adquirem o direito de realizar lives ao vivo, podendo ser presenteados com a moeda virtual “rubies”. Essa prática é comum em plataformas de jogos virtuais, entre os gamers, incorporada ao TikTok. O usuário fica com metade do valor arrecadado e a outra metade é revertida em pagamento para o TikTok e Google Play (Android) / App Store (IOS).

 

Conheça o público do TikTok

Uma marca que está presente em diversas redes sociais sabe que não é possível replicar as mesmas estratégias de marketing, uma vez que o comportamento do usuário muda significativamente. O TikTok é caracterizado por desenvolver o relacionamento dos usuários com base em interações promovidas por vídeos curtos.

 

O TikTok conta com um público jovem, geração Z e há equilíbrio entre a quantidade de mulheres e homens. De acordo com dados da empresa Statista, 90% dos usuários acessam o TikTok pelo menos uma vez por dia, permanecendo um tempo médio de 52 minutos. O que diferencia essa rede social de outras, é presença de uma audiência extremamente engajada (curtida, compartilhamento, comentário, seguir perfil).

Ter relevância na internet é fundamental para qualquer marca e essa relevância pode ser construída a partir da presença em redes sociais diversas, com conteúdos relevantes. É um espaço para fortalecer o relacionamento com a audiência, aumentando as possibilidades do público se interessar pelos serviços/produtos da marca. Utilize o TikTok para valorizar a imagem da marca! Conheça as personas da marca e invista em conteúdo para engajar esse público. Publique conteúdos originais, interaja com outras contas, otimize o seu perfil e monitore, com frequência, sua estratégia de marketing.

 

aplicativo tiktok

 

Lançamento do TikTok for Business: como funciona a monetização?

Em junho/20, foi lançada a plataforma “TikTok for Business” voltada para a atuação de empresas dentro do ambiente dessa rede social. A diferença entre uma conta empresarial e uma conta pessoal é a possibilidade de utilizar ferramentas de marketing que geram monetização, tornando o espaço mais profissional.

 

O TikTok for Business permite a criação dos seguintes tipos de anúncio:

 

Hastag Challenges (desafios de hastag): uma das principais formas de viralização de vídeos e de engajamento! As marcas tornam o seu relacionamento mais próximo, com os usuários, desafiando-os a criarem conteúdos sobre uma determinada hashtag.

 

TopView: formato de vídeo com até 60 segundos de duração, com reprodução automática, em tela cheia e com o som ligado. Tende a ser o anúncio mais impactante.

 

In-feed Vídeos (vídeo no feed): são vídeos de até 60 segundos de duração que são disponibilizados no perfil da marca, permitindo a interação com aos usuários (curtidas, comentários, compartilhamentos). Os usuários também podem utilizar o mesmo áudio em suas gravações.

 

Branded Effects: filtros e efeitos especiais, a partir do uso da realidade aumentada, para expor marcas e produtos.

 

Brand Takeovers: anúncios de 3 a 5 segundos, podendo ser estáticos (como imagem) ou em vídeo. São reproduzidos em tela cheia e podem direcionar o usuário para um link externo.

 

O TikTok está desenvolvendo um centro de aprendizado para auxiliar os profissionais de marketing digital a utilizar as ferramentas do TikTok. Quanto à precificação, os valores ainda não foram totalmente divulgados. Esteja atento às seguintes métricas: número de visualizações e engajamento em vídeos postados, quantidade de visitas no perfil e o tempo médio de visualização dos vídeos.

 

Conheça o TikTok Ads!

O TikTok Ads é a ferramenta de anúncios da plataforma, gerando campanhas pagas altamente segmentadas, com o objetivo de complementar as estratégia orgânicas de marketing. Crie a sua conta, defina sua meta de campanha (gerar tráfego, converter, gerar ações) e estabeleça o orçamento a ser investido (a cobrança pode ser pelo valor total ou um valor diário). A construção da persona é de extrema importância para configurar as características do público a ser alcançado pelo TikTok Ads, por exemplo com a escolha dos horários ideias em que os anúncios serão disponibilizados na rede.

 

Atenção com a configuração dos anúncios! Escolha o melhor nome para sua campanha e escolha o formato mais adequado (horizontal, vertical ou quadrado). A falta de presença, de grande parte das marcas, no TikTok permite que os anúncios realmente impacte as personas especificadas.

 

Grandes marcas e KOLs: estratégias de sucesso!

Marcas e KOLs (key opinion leaders – influenciadores) que investem e criatividade, alcançam o sucesso no TikTok! Marcas aliadas a influenciadores podem obter bons resultados pois os usuários demandam conteúdos gerados de “pessoa para pessoa”.

Um bom exemplo é a estratégia de marketing utilizada pela Starbucks: há uma conta no TikTok de uma funcionária do Statbuks, chamada Maya, que ensina os usuários a preparem as bebidas da empresa. Apesar desse perfil chamar @Starbucksrecipeswithm e que não é uma conta corporativa. Esse perfil tem mais de 1,5 milhão de seguidores e Maya também postas conteúdos de desafios e músicas.

 

Conte com a Like Melon para planejar a melhor estratégia de marketing para sua empresa atuar no TikTok! Descubra o grande potencial de engajamento dessa nova rede social.

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