Teste A/B: Melhore os resultados na web

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Teste A/B: Melhore os resultados na web

O teste A/B é um tema muito comentado entre grande parte dos empreendedores digitais brasileiros… mas você sabe do que se trata? Quais são os objetivos do teste A/B? Quais empresas podem realizá-lo? Quais ferramentas utilizar? Quais parâmetros devem ser analisados?

As dúvidas sobre o teste A/B são muitas, mas para esclarecer todas essas questões basta acompanhar o conteúdo a seguir! Descubra a importância desse tipo de teste para o crescimento do seu negócio digital.

O que é teste A/B?

O teste A/B é uma metodologia de análise estatística com a função de especificar qual a melhor versão de um parâmetro, a partir da determinação de um objetivo a ser alcançado. Para facilitar a compreensão desse conceito, acompanhe o seguinte exemplo: um e-commerce deseja saber qual a melhor cor de botão para CTA (call to action) converter leads. Dessa forma, essa empresa utiliza em seu site um botão vermelho e em outra página da mesma oferta, um botão verde. Assim, seus leads são separados em dois grupos (um grupo controle e outro grupo experimental): um grupo recebe o botão vermelho e o outro recebe o verde. Após um período específico de tempo, verifica-se qual cor de botão converteu mais. Essa é uma exemplificação, muito simplificada, de como aplicar o teste A/B na prática!

Qualquer ramo de negócio pode desenvolver experimentações a partir de testes A/B. Os negócios com presença digital têm mais facilidade para realizar esse tipo de teste quando comparados a negócios que são apenas físicos, uma vez que contam com o avanço tecnológico para aplicar os conceitos estatísticos necessários para esse tipo de estudo.

O marketing digital, com o Inbound Marketing (marketing de atração), tem como objetivo principal atrair o público mais adequado para seu produto/serviço a partir de pesquisas assertivas sobre as personas do seu negócio. O teste A/B auxilia esse tipo de estudo, mapeando padrões comportamentais e preferências do seu público. É importante lembrar que cada marca e negócio são únicos, com um público personalíssimo, com contextos de desenvolvimento diferenciados e o que apresenta um bom resultado para uma empresa pode não funcionar para outra.

O teste A/B é uma ferramenta essencial para mapear as ações que melhor funcionam junto ao seu público alvo, uma vez que permite, por meio de análises estatísticas, identificar quais as escolhas mais acertadas para que sua marca prospere cada vez mais. Não permita que achismos conduzam o cotidiano da sua empresa!

Qual é o grande desafio para iniciar os testes A/B?

O grande desafio que o empreendedor, iniciante em teste A/B, enfrenta é dar o primeiro passo para começar os testes de forma correta e para isso é necessário priorizar e hierarquizar os parâmetros a serem verificados, assim como determinar os objetivos a serem alcançados.

Primeiramente é necessário identificar todos os contextos de marketing que precisam ser melhorados. Em seguida, definir quais desses contextos são prioritários e desenvolver um cronograma hierarquizado para o tratamento dessas demandas. Com o primeiro contexto a ser tratado definido, é chagado o momento de escolher dois parâmetros, desse contexto, para serem testados (por isso o nome A/B, pois são tratados basicamente dois parâmetros para que os resultados sejam mais precisos).

O que não pode faltar no seu teste A/B?

É importante lembrar que o teste A/B é embasado por uma metodologia científica, ou seja, existe um processo e procedimentos específicos que devem ser seguidos para que o teste seja validado. Veja, a seguir, o que não pode faltar em um teste A/B:

  1. Utilize uma ferramenta especializada para executar o teste A/B: a sua audiência deve ser distribuída randomicamente (de forma aleatória) e cálculos estatísticos serão necessários (alguns desses cálculos podem ser complexos para quem não é da área estatística). Evite perdas de tempo e dinheiro desnecessários e invista em uma ferramenta com bons recursos!
  2. A sua audiência deve ter volume significativo: um tráfego reduzido de visitantes e leads pode induzir conclusões não verídicas. Lembre-se que um teste realizado com 5 pessoas é muito diferente desse mesmo teste realizado com 5.000 pessoas. É importante não manipular os resultados e a limitação do universo (total) de pessoas pesquisadas é uma prática que gera dados estatístico sem relevância, que não demonstram a realidade. Há ferramentas estatísticas que calculam a quantidade necessária de audiência a ser estudada.
  3. Delimitação de tempo: É de grande importância que o teste A/B seja realizado dentro de um espaço de tempo específico. Esse tempo não pode ser curto demais e nem longo demais. Por exemplo, o tempo necessário para o teste A/B de e-mail pode ser bem menor que o tempo para teste de uma landing page. Especifique o tempo ideal a partir do comportamento já observado de sua audiência e leads. Escolha também um público ideal para realizar o teste.
  4. Intervalo de Confiança ou Relevância / Significância estatística: Ao trabalhar com dados estatísticos é importante compreender que não importa o quão bem o seu estudo foi desenvolvido, pois a estimativa obtida está sujeita a erros aleatórios. O intervalo de confiança diz sobre a margem de erro do resultado obtido, sendo um intervalo aceitável de até 5%. Quanto maior é a margem de erro, maior é o intervalo de confiança e consequentemente menor é a certeza sobre o dado obtido. As ferramentas de teste A/B também calculam esse valor.
  5. Defina um orçamento ideal para realizar o teste A/B (foco em campanhas patrocinadas): Lembre-se que o orçamento investido para a realização do teste A/B deve gerar resultados suficientes para aprimorar suas práticas de marketing digital e consequentemente melhorar seu faturamento. Determine objetivos claros a serem alcançados com o teste A/B!

Dessa forma, assim que você conquistar uma audiência considerável, é possível iniciar as experiências com o teste A/B. Identifique um problema de marketing que precisa ser superado e utilizando uma ferramenta apropriada, comece a comparar a forma como sua empresa atua hoje (grupo controle) com uma variação dessa forma de atuação (grupo experimental) e passe a estudar o seu mercado de forma mais precisa, detalhada. Melhor do que obter um bom faturamento é descobrir a maneira de obter o melhor faturamento possível (esse objetivo pode variar de forma sazonal, por exemplo de acordo com datas comemorativas que afetam o comportamento de seus leads) e esse objetivo pode ser alcançado com o teste A/B.

Otimize seus resultados!

Algumas das ferramentas especializadas em teste A/B mais conhecidas são: RD Station, Google Optimize, Google Analytics, Optimizely, AB Tasty, AdEspresso, VWO e Adobe Target. Saiba otimizar o tempo de trabalho da sua equipe de marketing e para isso as ferramentas de teste A/B são imprescindíveis.

Esteja atendo ao fato de que as ferramentas não fazem o trabalho humano que é a parte de análise dos dados obtidos, pois o teste não termina quando o resultado é gerado. Assim, garanta uma equipe de trabalho com formação adequada e experiente para que os resultados do teste A/B sejam tratados de forma correta e impulsionem suas conversões e faturamentos. Os dados obtidos podem e devem ser revistos de tempo em tempo para analisar a sazonalidade desses resultados. Acompanhe sua equipe com o desenvolvimento e análise dos testes A/B aplicados em todas as suas campanhas digitais, principalmente as patrocinadas.

A agência Like Melon te auxilia a aumentar suas conversões e faturamento!

A Like Melon é uma agência de marketing digital, com vasta experiência em realização de testes A/B e em gerar excelentes resultados a partir de mídia paga. É parceira da Resultados Digitais, utilizando os softwares RD Station, ferramentas de grande eficácia para estabelecer, mensurar e adequar estratégias de marketing de alta performance.

Entre em contato com os representantes da Like Melon e entenda como a os testes A/B desenvolvidos por profissionais competentes e qualificados podem gerar um crescimento exponencial para o seu negócio. O seu sucesso é você quem faz e a Like Melon te mostra os melhores caminhos!

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