Utilize o AIDA para melhorar os seus resultados na web!

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Utilize o AIDA para melhorar os seus resultados na web!

Entenda o AIDA!

Atenção, interesse, desejo e ação – Saiba como usar cada uma das fases para aumentar as conversões dos seus conteúdos.

 

Se você nunca ouviu falar sobre o AIDA, nós iremos te apresentar um breve resumo desse conceito muito importante para quem quer alcançar grandes resultados com o Marketing Digital.

 

 

 

O AIDA representa as quatro etapas pelas quais o cliente deve passar, de maneira progressiva, para tomar a decisão de conversão em sua landing page, hotsite, email marketing, post blog, entre outros.

A criação

Criado por Elmo Lewis, em 1898, o conceito é Composto por 4 estágios: Atenção, interesse, desejo e ação.
Lewis ao criar a sua teoria, estava interessado não no comportamento do consumidor em si, mas principalmente no comportamento do vendedor, e de que forma ele poderia “guiar estrategicamente” o comprador para decisão final de compra.

Com o passar dos anos, grandes empresas passaram a acrescentar a letra “S” de satisfação, modificando a nomenclatura AIDA para AIDAS. Para eles, efetuar a venda não é sinônimo de ter um cliente fiel e a qualidade do serviço e do produto é fundamental, para que desenvolva um sentimento de satisfação no consumidor. Surge então um novo conceito que aparece para aperfeiçoar o desempenho do AIDA.

 

Entendendo as 4 etapas

 

Atenção

Ganhar a atenção do visitante e fazê-lo perceber a sua oferta – Esse é o principal objetivo da primeira etapa do AIDA!
Utilize cores e formas atrativas nos espaços mais importantes do seu conteúdo. Aposte nos Calls-to-Action.

Interesse

Desperte o real interesse dos seus visitantes!  Os Títulos e subtítulos, devem mostrar que a sua empresa tem algo que ele procura. Invista em palavras chaves de destaque.

Desejo

É nesse momento que o visitante analisa com detalhes tudo o que você tem para oferecer e se o material atende as suas necessidades. É hora de apostar nos indicadores de confiabilidade: Depoimentos de clientes, lista de clientes, formas de garantia, entre outros.

Ícones de redes sociais que mostram o número de vezes que o material foi compartilhado e curtido, por exemplo, já são o suficiente para mostrar que o conteúdo vale a pena.

Ação

Nessa etapa o melhor a se fazer é não interferir no fluxo de conversão. Compartilhe informações claras e coerentes, evite formulários extensos e tenha cuidado ao definir quais serão as informações pessoais solicitadas para evitar a desistência de conversão.

Gostou dessas dicas? ???? Continue acompanhando nosso blog e conquiste os melhores resultados com o marketing digital.

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